7 coisas que homens e mulheres fazem que são surpreendentemente destrutivas para seus casamentos e família

Este artigo vai mostrar o que homens e mulheres podem evitar para proteger o casamento e viverem de forma harmônica e feliz.

Suely Buriasco

O que desgasta o casamento e afasta o casal não é algo que acontece do dia para noite, muito pelo contrário, são pequenas atitudes e enganos que, pouco a pouco, tornam-se grandes demais para que se possa suportar, então o relacionamento entra em zona de risco.

Leia: 6 situações que demonstram que seu casamento está por um fio

Para você que não quer ser pego(a) de surpresa com um pedido de divórcio, segue algumas coisas que podem arruinar o seu casamento e que é possível evitar:

1- A luta das finanças

Cumprir todas as obrigações financeiras da família não é tarefa fácil; exige muito trabalho e discernimento. Quando o homem e a mulher pensam de forma diferente sobre a forma de empregar o dinheiro as coisas se complicam muito. A falta de planejamento e diálogo sobre como gerir as despesas causa grande insatisfação, sendo esse um dos motivos mais comuns de desgaste no casamento.

Leia: Mediando conflitos no relacionamento a dois

Advertisement

2- Mudança de foco

Se você priorizar seus amigos, trabalho, colegas ou mesmo seus familiares tirando de foco o seu cônjuge, então terá grandes problemas futuros. Lembre-se que é para o seu parceiro que você precisa canalizar as suas melhores energias.

3- Cansaço e exaustão

Claro que as responsabilidades são muitas e que cumprir com todas as obrigações diárias cansam você. Mas tome cuidado para que isso não vire uma rotina e que você não se mostre sempre exausto para o seu cônjuge. Vale a pena observar se isso não tem impedido que você viva bons momentos com o seu cônjuge.

4- Palavras grosseiras

A gentileza é primordial nas relações, portanto muito cuidado com as palavras ditas sem pensar, mal-educadas e arrogantes. A palavra tem grande peso e uma vez dita sempre produz consequências. Lembre-se do ditado: “As quatro coisas que não voltam para trás: a pedra atirada, a palavra dita, a ocasião perdida e o tempo passado”.

5- Sexo insatisfatório

A falta de compatibilidade sexual e a ausência de criatividade tornam o casal incapaz de se conectar fisicamente, causando muita insatisfação que acaba por refletir em todas as outras áreas da vida a dois. É essencial que cada cônjuge deseje conhecer o que o outro gosta, na busca de sentir e provocar prazer.

6- Mediocridade

Passado alguns anos muitos casais caem em grande monotonia e permitem que o tédio se instale na relação, o resultado é que as energias se esvaziam e a relação entra em estado de mediocridade. É preciso manter a energia em alta, surpreendendo e cultivando bons momentos com o cônjuge.

Advertisement

7- Baixa autoestima

O relacionamento a dois só é satisfatório quando existe a satisfação em si mesmo. É por isso que se diz que: “Para ser feliz a dois é preciso primeiro ser feliz sozinho”.

A baixa autoestima reduz a capacidade de qualquer pessoa construir um relacionamento sadio, pois fomenta brigas originárias, principalmente, do ciúme e insegurança. Assim quem deseja um bom relacionamento, precisa cuidar de si próprio primeiro.

Prestar atenção nas pequenas coisas com grande poder destrutivo, como as citadas acima, é medida importante para manter a saúde da relação e a felicidade do casal.

Leia também: 10 maneiras pelas quais você está ferindo seus relacionamentos

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.