4 maneiras fáceis de detectar mentiras

Você não tem um detector de mentiras na mão 24 horas por dia, mas você está com sorte. Há maneiras melhores e mais fáceis de detectar um mentiroso.

Wendy Jensen

Você já teve a sensação de estar sendo enganado? Bem, seus instintos provavelmente estavam certos.

Eu posso detectar uma mentira de meus filhos muito rapidamente. Consequentemente, eles ficam mais encrencados por mentir do que por suas ofensas originais.

Mas o que dizer das mentiras dos adultos – amigos, colegas de trabalho, um cônjuge ou um membro da família? Como você pode detectar um mentiroso?

Seria fácil se as calças de um mentiroso pegassem fogo quando mentissem ou se seu nariz crescesse como do Pinóquio, mas, infelizmente não é assim. Ao longo da história, vários meios para detectar mentiras têm sido desenvolvidos, seja monitorando a frequência cardíaca, respiração, mudanças vocais, pelo estresse.

No entanto, nenhum destes estão disponíveis a qualquer momento quando você deseja de fato testar os seus pares.

Advertisement

Leia: O seu parceiro mente? Use estes truques da CIA para descobrir

No entanto, podemos confiar na ciência da comunicação. “Em um nível psicológico, nós em parte mentimos para pintar uma imagem melhor de nós mesmos, conectando nossas fantasias da pessoa que gostaríamos de ser, com a pessoa que somos.” Aparentemente, há uma diferença na forma como contamos experiências imaginárias e como transmitimos experiências reais e ao fazer isso deixamos pistas que outros podem ver e detectar nossas mentiras.

Então, como podemos detectar uma mentira?

  1. Mentirosos referem menos a si mesmos ao fazer declarações enganosas.

  2. Mentirosos tendem a ser mais negativos porque, em um nível subconsciente, eles se sentem culpados por mentir.

  3. Mentirosos normalmente explicam eventos em termos simples porque nossos cérebros têm dificuldade em construir mentiras complexas.

    Advertisement
  4. Embora os mentirosos mantenham descrições simples, eles tendem a usar uma estrutura de sentença mais complicada, inserindo palavras desnecessárias e detalhes factuais irrelevantes, a fim de criar base para suas mentiras.

Reconhecer esses sinais indicadores de um mentiroso pode ajudar a evitar algumas más escolhas ou resguardá-lo de investir muito tempo em um relacionamento perigoso.

Leia: Os mentirosos, trapaceiros, ladrões e eu

Claro, a honestidade é a melhor política. Seja honesto em suas transações, seja nos negócios ou relacionamentos. É muito menos estressante. Leia estas razões por que as crianças tendem a mentir – e como ajudá-las a querer dizer a verdade.

_Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger do original 4 ways to detect lies

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Wendy Jensen

Wendy é mãe de 6 filhos, 3 meninos e 3 meninas. Ela gosta de ler, cozinhar, fazer as pessoas felizes e ficar em família. Ela espera que seus artigos inspirem e elevem aqueles que os lerem.