7 conversas supersérias que todo casal deve ter

Dialogar é a palavra chave para que um casamento tenha sucesso e não dá para fugir disso. Veja algumas ideias para pôr em prática na sua casa.

Caroline Canazart

Em alguns momentos da vida, o casamento pode parecer algo muito complicado para se lidar. Não há como negar que o relacionamento muda com o passar dos anos. Rotina, filhos, trabalho e todos os problemas que chegam com os anos de convivência podem fazer o amor ruir e a dúvida tomar o coração. Mas existem casais que conseguem passar por tudo isso e sentir que estão se dirigindo para um local seguro simplesmente pela forma que construíram sua relação.

Uma pesquisa realizada pela Igreja Católica reuniu 500 casais norte-americanos. Eles queriam saber o que fazia os seus casamentos se manterem bem. As conclusões foram bem interessantes e se resumem em confiança mútua, fé e espiritualidade e boa comunicação. Se nos prendermos em apenas um desses pontos, a boa comunicação, poderemos até observar que ela levará aos outros itens: confiança e espiritualidade.

Em compensação, em outra pesquisa, a falta de comunicação foi o primeiro e principal problema citado por casais divorciados que acabou os levando ao fim de seus relacionamentos.

Leia mais: 6 soluções definitivas para melhorar a comunicação no casamento

Conversar é o grande segredo para que o relacionamento siga adiante e para que as arestas sejam podadas. Por exemplo: em todas as empresas, seja pequena, média ou de grande porte, as reuniões são fundamentais para o bom funcionamento e crescimento. Saber o que está dando certo ou não, se as metas foram alcançadas e se existem mudanças para serem feitas são informações que só serão conhecidas quando todos se reúnem semanalmente para dialogar. E no casamento não deveria ser diferente.

Advertisement

Abaixo seguem ideias de que tipo de conversa você pode ter com seu cônjuge, dependendo da etapa que o seu casamento está.

Recém-casados

  1. Estão realmente comprometidos um com o outro e o vínculo irá sobreviver aos desafios que virão?

  2. Quais os limites que colocarão aos familiares para que interfiram diante de problemas?

  3. O que poderá causar conflitos na relação? Há um plano de ação para resolvê-los?

  4. Existe algum casal que você admira e gostaria de colocar o que eles fazem em prática no seu casamento?

    Advertisement
  5. Quais são as qualidades que fez você se casar com o seu companheiro?

  6. O que é um “casamento perfeito”? O que fez com que alguém conseguisse chegar a esse ponto?

  7. Qual forma você usa para demonstrar amor e carinho ao seu cônjuge?

Casados a mais de cinco anos

  1. Converse com seu cônjuge sobre o que você acredita que tenha mudado no relacionamento durante os anos.

  2. Quais são os pontos fortes e fracos do casamento?

    Advertisement
  3. O que faz vocês se conectarem?

  4. Quais os sonhos para a família, e pessoais, a curto, médio e longo prazo?

  5. Qual é a sua relação com o dinheiro e o que isso significa dentro da sua família?

  6. Quais foram as formas que você usou para, conscientemente, expressar amor ao seu cônjuge?

  7. Quais foram as coisas que você desistiu por causa de seu relacionamento e o que não desistirá por acreditar que são de extrema necessidade para a sua vida?

    Advertisement

Quando você para e disponibiliza um tempo para conversar sobre o seu casamento já consegue, em primeiro lugar, demonstrar que se importa com o outro. Para algumas pessoas, talvez isso precise ser feito com um esforço a mais. Mas com o tempo, e com frequência, se torna uma tradição da família. Sentar-se para conversar sobre os problemas ou sobre as alegrias será uma boa forma de estar em sintonia com todos de casa, não apenas com o cônjuge.

Concentre sua energia no que você valoriza. Como diz no livro de Mateus, na Bíblia, “… onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração”. E se ele estiver no seu cônjuge será mais fácil não desistir do casamento.

Leia também: Superando a “incompatibilidade” no casamento

Toma un momento para compartir ...

Caroline Canazart

Caroline é uma jornalista catarinense que optou por ser mãe em tempo integral depois do nascimento dos filhos. Ama escrever e ainda acredita que pode mudar o mundo com isso.