Como ajudar um amigo a ter mais esperança

A chama da esperança é como uma planta que precisa ser cuidada com o adubo do amor, cercada com o cuidado da fé, cultivada com a luz da caridade e regada com a força do trabalho.

4,363 views   |   12 shares
  • “A esperança é a última que morre” é um dos ditados populares mais difundidos para mostrar que, independente de nossas dificuldades, se temos esperança, tudo é possível. No dicionário, a palavra esperança significa “sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja, confiança em coisa boa, fé.”Mas, olhando pelos olhos da fé, a esperança é muito mais do que isso.

  • A esperança pelos olhos da fé é o que move alcançar os objetivos mesmo que isso demore e, além disso, a esperança vem com o propósito de não desanimar e, principalmente, de não desistir dos sonhos.

  • A chama da esperança é como uma planta que precisa ser cuidada com o adubo do amor, cercada com o cuidado da fé, cultivada com a luz da caridade e regada com a força do trabalho. Parece fácil quando se é falado e, principalmente, quando é para o outro. Mas quando nos deparamos com a falta de esperança em nossa vida, sentimos na pele a dificuldade de manter esse dom tão especial vindo de Deus em nosso coração. Por isso, como podemos ajudar um amigo a ter mais esperança?

    • Sempre se coloque no lugar da pessoa, compreenda seus sentimentos e esteja disposto a ajudá-la em todos os momentos que precisar. Simplesmente, fazer o que Romanos 12:15 nos aconselha na Bíblia: “Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram.”

    • Sempre seja uma pessoa de atitude positiva, por mais que seu amigo não consiga encontrar uma luz no fim do túnel, seja sempre positivo, relate experiências que possam ajudá-lo a entender que a falta de esperança é comum ao ser humano quando se encontra desencorajado, mas somente a pessoa pode mudar a situação.

    • Ajude-o a não se cobrar tanto, viva um dia de cada vez, mesmo com suas alegrias e tristezas, ou seja, dê tempo ao tempo.

    • Um verdadeiro amigo não é aquele que apenas fala aquilo que agrada ao amigo, mas também aquele que puxa a orelha, chama a atenção quando necessário, e abre os braços no momento que precisar.

  • "Bote fé, bote esperança, bote amor, que a sua vida terá novo sabor!"

  • (Papa Francisco)
  • A esperança é a vitamina da alma para manter vivo o desejo de alcançarmos nossas metas, e não tem como doar um pouco de fé ou um pouco de esperança, ou um pouco de amor, isso é algo que simplesmente precisa estar em cada um de nós. Assim como tudo na vida, tem alguns que têm mais, outros que têm menos, mas precisamos manter isso dentro de nossos corações.

  • Advertisement
  • Se estivermos passando por um momento de falta de esperança, não devemos ter vergonha de chorar, de pedir ajuda ou até mesmo de admitir a falta de esperança. Existem problemas que aos nossos olhos parecem que não terão fim ou até mesmo nos desestimulam a alcançar os nossos objetivos, mas precisamos acreditar, mesmo que pareça impossível. Coloque sua confiança naquele que tudo pode fazer, que é Deus. Ele conhece nosso coração e é capaz de nos dar todas as coisas de que necessitamos. Mas que possamos cultivar ao nosso redor bons amigos, para que possamos contar com eles para nos ajudar nesses momentos.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.

Como ajudar um amigo a ter mais esperança

A chama da esperança é como uma planta que precisa ser cuidada com o adubo do amor, cercada com o cuidado da fé, cultivada com a luz da caridade e regada com a força do trabalho.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr