5 coisas que realmente funcionam no processo de tirar as fraldas

Eu consegui desfraldar meu filho e você também vai após ler estas dicas. O segredo muitas vezes está em nossa atitude!

Evelise Toporoski

A partir dos 2 anos muitas crianças já podem começar o processo de desfralde. É um novo desafio para mães e filhos aprenderem juntos. Vou contar algumas coisas que deram certo com meu filho, pode ser que você também consiga dessa forma.

Antes de tudo, não torne o processo traumático. No início é difícil para eles entenderem o que está acontecendo. Explique que o xixi ou cocô devem ser feitos no penico ou no vaso sanitário e não na calça, sem punição ou castigo caso algum acidente aconteça. Então vocês podem começar a jornada da seguinte maneira:

1. Banheiro de hora em hora

Leve o pequeno para o banheiro de hora em hora e espere que ele faça xixi. Vai parecer que não dá certo nos primeiros dias, mas logo ele vai entender que para não ficar incomodado com as calças sujas é melhor sentar e fazer tudo no banheiro. Elogie a cada necessidade feita no lugar certo.

2. Paciência

Eu lembro que no início lavava cerca de 10 cuecas e calças por dia. Não é fácil, mesmo depois de muita explicação ele acabava se distraindo e fazendo tudo no lugar errado. Mesmo assim, encare cada dia como uma nova oportunidade de seu filho aprender e acertar, temos que esperar o tempo dele de entender tudo isso.

3. Persistência

Por ser tão trabalhoso, dá vontade de parar com tudo nem que seja por um dia e colocar a fralda. Não faça isso! Todo o esforço de seus dias anteriores vai por água abaixo e vocês voltarão à estaca zero. Agora que começou, vá até o fim, logo seu filho estará pedindo para ir ao banheiro.

Advertisement

4. Diálogo

Mesmo que a criança ainda não fale, ela compreende muito bem o que você diz e explicar como funciona o processo repetidas vezes vai fazer com que ele se sinta seguro de que utilizar o penico é a coisa certa a fazer.

5. Usar o banheiro fora de casa

Por medo que algum acidente aconteça, os pais acabam recorrendo a fralda quando vão com a criança ao mercado ou a algum passeio. Mesmo assim, mantenha a rotina de casa, leve a criança ao banheiro de hora em hora ou cada vez que ele der algum sinal que quer utilizar o banheiro. Logo você vai trocar a reserva de fralda por uma de calça e roupa de baixo, e a criança vai pedir para utilizar o banheiro onde estiver.

Há também a questão da fralda noturna. Tem pessoas que fazem o desfralde completo tirando a fralda à noite. Eu deixei por mais algumas semanas, e tirei quando percebi que mesmo com a fralda ele acordava no meio da madrugada pedindo para ir ao banheiro. De vez em quando ele molha a cama, mas é cada vez mais raro.

Leia: Como treinar seu filho para que deixe as fraldas

Além de ser uma alegria para todos ver a criança conquistando a independência da fralda, a economia feita mensalmente também é um alívio para os pais. Todo processo valerá a pena se for seguido até o final.

Advertisement

Leia: Como incentivar seu grande garoto a aprender a usar o banheiro

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!