13 sinais de alerta para um casamento prestes a ruir

Confira os sinais mais comuns que indicam que o casamento está por um fio, e TRABALHE AGORA para resgatá-lo!

Erika Strassburger

O término de um casamento começa, muitas vezes, de forma lenta e sutil. Um dos cônjuges ou ambos tornam-se omissos, deixando de lado aqueles pequenos atos diários tão necessários para manter a chama acesa e o romance em alta. Então, a relação chega a um ponto que parece não haver mais um caminho de volta.

Leia: As 10 piores desculpas para acabar com um casamento

Confira os sinais mais comuns que indicam que o casamento está por um fio:

1. Diálogo pobre

O diálogo passa a ser escasso e, quando acontece, é entediante e estressante.

2. Desinteresse pela vida do outro

Não há mais interesse pelo cotidiano do outro, pelos seus sonhos e interesses.

Advertisement

3. Segredinhos, discrição exagerada

O cônjuge distante não compartilha mais os acontecimentos de seu dia a dia, mantém sigilo sobre assuntos que outrora eram compartilhados.

4. Apatia em relação aos sentimentos do outro

Quando um cônjuge mostra-se triste e preocupado com o rumo que o casamento está tomando, o outro faz pouco caso de seus sentimentos. Não se esforça para entendê-lo nem se sente motivado a buscar soluções para os problemas.

5. Distanciamento físico

O casal não se abraça mais, não anda de mãos dadas, não faz carinho um no outro, não faz gentilezas. As relações sexuais vão ficando mais e mais espaçadas até cessarem.

6. Preferências por atividades fora de casa, longe do cônjuge

O cônjuge distante não demonstra incômodo por “ter de ficar” mais tempo fora de casa. Arranja jantares de trabalho e com os amigos, viagens, congressos e atividades extras, que tomam grande parte do tempo que antes era dedicado à família e ao casamento.

7. Discussões acaloradas por motivos bobos

Qualquer assunto bobo acaba em briga. Não há mais desejo de entendimento.

Advertisement

8. Grosseria constante

Críticas à aparência física, ao comportamento, às coisas que o outro diz tornam-se frequentes. Inclusive atitudes desrespeitosas e rudes.

9. Novos interesses em que não haja espaço para o outro

De repente, ele ou ela passa a se interessar por coisas novas, coisa que não fazia antes e deixa o outro completamente de fora.

10. Torna-se cada vez mais difícil encontrá-lo

Fica difícil saber se o cônjuge está no trabalho ou onde disse que estaria, já que ele passou a desligar o telefone com frequência ou a rejeitar as ligações. Além disso, ele orienta a secretária ou colega de trabalho a mentir ou a não fornecer informações suficientes.

11. Passam a ser vistos sozinhos em público

Antes eles iam juntos a almoços familiares, cinema e outros passeios. Agora o cônjuge diz não ter tempo, disposição ou paciência para eventos desse tipo. Entretanto, ele faz questão de ir sozinho a jantares da empresa ou a atividades na casa de amigos. Na verdade, ele quer evitar ser visto na sua companhia.

12. Frases mortais são proferidas sem o menor remorso

O cônjuge apático diz coisas como:

Advertisement

“A vida é minha!”

“Cuida da sua vida que eu cuido da minha!”

“Eu não aguento mais isso!”

“Me esquece!”

“Arranja uma coisa para fazer e larga do meu pé!”

Advertisement

13. Não se vê mais futuro na relação

Dia após dia, esses sinais apontam para a morte do casamento. E a esperança vai morrendo na mesma velocidade.

Há como salvar um casamento em decadência?

Certamente! Mas “uma andorinha, só, não faz verão”! Então, AMBOS precisam desejar que isso aconteça e trabalhar com essa finalidade.

No artigo 5 ações para evitar um divórcio e outras considerações você encontrará um passo a passo para trazer de volta esse amor que um dia existiu.

Você, que diz não amar mais seu cônjuge, cuidado!! Leia o artigo 6 ciladas que o levam a acreditar que você não ama mais seu cônjuge. Você pode ter caído em uma ou mais dessas ciladas.

A você, mulher, que está vendo seu casamento ruir porque seu marido está tendo um caso extraconjugal, sugiro a leitura do artigo Como reverter a situação depois que o marido lhe traiu e ainda está com a amante.

Advertisement

Uma coisa é certa, um casamento só acaba quando o casal desistir de resgatá-lo! Portanto, NÃO DESISTA! Enquanto houver luz no fim do túnel, vale a pena lutar! Será uma luta não somente em benefício dos dois, mas dos filhos e de futuras gerações. É a batalha mais importante que alguém poderá travar na mortalidade. E é a que terá maiores consequências na eternidade.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.