7 atitudes para julgar menos e compreender mais

Algumas atitudes podem ajudar você a transformar a crítica em compreensão, melhorando assim os seus relacionamentos e a própria vida.

Suely Buriasco

Por mais que nos esforcemos ainda nos surpreendemos com a nossa capacidade de julgar os outros, desde as pequenas coisas, até os comportamentos que ferem nossas crenças e valores. O fato é que é muito difícil não “botar reparo no vizinho” como diz o ditado popular.

A Psicóloga Tara Brach conta uma história mais ou menos assim: Imagine que você está andando por uma floresta e vê um cão pequeno. Ele parece bonito e amigável, mas quando você se aproxima rosna e tenta mordê-lo. O cão não parece mais bonito e você sente medo e, talvez até raiva do bichinho. Então, quando o vento sopra, as folhas no chão são levantadas e você vê que o cão tem uma das patas presas a uma armadilha. Agora, você sente compaixão pelo cão, pois, você sabe que ele se tornou agressivo porque sente dor, vive um sofrimento.

Essa matéria inspirou algumas atitudes que podem nos ajudar a ser menos críticos:

1- Não se culpe

É realmente difícil não julgar, principalmente, quando os atos de alguém nos causam sofrimento. Claro que o primeiro impulso é o de defesa, mas precisamos desenvolver a habilidade de lidar com nossas emoções; agir e não reagir, afinal a atitude dos outros não pode definir a nossa.

2- Preste atenção

Embora o julgamento seja natural cuide para não externá-lo de forma a causar qualquer tipo de prejuízo a quem quer que seja. Reveja a sua posição de ataque, esteja alerta para não fazer de seu julgamento uma condenação. Lembre-se que assim como o cão da história você não sabe os reais motivos das atitudes alheias.

Advertisement

3- Não leve para o lado pessoal

Quem agride, seja pela arrogância ou mesmo pela ofensa não pode ser uma pessoa feliz, no mínimo é uma pessoa num momento difícil. Procure não acreditar que o problema é com você, porque normalmente não é.

Leia: 5 características de pessoas que se relacionam bem

4- Reformule

Considere que as pessoas têm formas diferentes de agir e é natural que você não goste dessa ou daquela ação alheia. Você não pode querer que todos tenham entendimentos iguais aos seus, certo? Então pense na possibilidade de aceitar pontos de vista diversos e não se incomode tanto com isso.

5- Observe o próprio comportamento

Às vezes julgamos os outros por algo que nos incomoda intimamente ou gostaríamos de ter feito e não tivemos coragem. Autoconhecimento é fundamental para deixar de ser tão crítico e aceitar as pessoas com as suas dificuldades, pois todos temos as nossas.

6- Eduque-se

Se julgar as atitudes alheias é, até certo ponto, natural, condenar e difamar deve estar fora de cogitação sempre. Essa concepção não acontece por nada, é preciso educar nossos pensamentos e ações para aceitar no outro o que não consideramos verdadeiro. Mesmo porque aceitar uma ideia não significa, de forma alguma, aderir a ela, mas respeito é fundamental.

Advertisement

7- Melhore a cada dia

Se você vive e age da forma que considera verdadeira, correta e justa não tem essa preocupação em julgar os outros. Como canta o poeta Caetano Veloso: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Quando você se preocupa mais com a própria vida e com o que precisa fazer para se tornar uma pessoa melhor, compreende mais e julga menos os seus semelhantes.

Bom lembrar Sigmund Freud: “O homem é dono do que cala e escravo do que fala. Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.

Portanto, quando você julga alguém é a si mesmo que está expondo.

Leia também: Efeitos da crítica e do elogio no casamento

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.