6 maneiras de destruir relacionamentos

Uma proposta de reflexão sobre comportamentos totalmente destrutivos, responsáveis pelo desgaste e até mesmo o fim dos relacionamentos.

Suely Buriasco

Uma grande contradição do ser humano é que mesmo tendo a vida social como fundamental é nela que encontra maior dificuldade, mas também é pela interação que aprende e evolui. As diferenças quando devidamente respeitadas tornam-se, pois, alavanca poderosa de progresso pessoal e social, consequentemente provocam aprendizado e satisfação pessoal.

Leia: 5 características de pessoas que se relacionam bem

Para refletirmos sobre o assunto fiz o trabalho inverso e listei cinco maneiras de você destruir seus relacionamentos, sofrer frustração e ficar cada vez mais sozinho:

1- Menospreze o outro

Claro que não existirá entrosamento se você destacar o que há de pior no outro, criticando o tempo todo, sem reconhecer nada que ele faça de bom. Se você é do tipo que gosta de colocar as pessoas “para baixo” saiba que só terá em sua volta as que têm problema com a autoestima e acreditam merecer a mediocridade. E, mesmo assim, não ficarão por muito tempo.

2- Não priorize a lealdade

Em qualquer tipo de relacionamento nenhum golpe pode ser mais baixo do que a traição. A lealdade é fundamental nas relações sadias e representa o elo que une as pessoas pelo amor, amizade e confiança. Se você for desleal estará ferindo o relacionamento, podendo ser um golpe fatal.

Advertisement

Leia: Traição x Carência: Fortalecendo a autoestima e o autocontrole

3- Esqueça o companheirismo

Bons relacionamentos exigem parceria, cumplicidade e reciprocidade. Se você só está junto na alegria ou quando isso lhe interessa, mas quando é hora de somar forças a favor do outro você cai fora, as pessoas acabarão se cansando de você. Afinal, ninguém gosta de conviver com pessoas egoístas e interesseiras.

4- Seja um bisbilhoteiro

Conviver com uma pessoa que está o tempo todo de olho, buscando informações para passar adiante é totalmente inconveniente. Quer acabar com uma relação? Seja o curioso fofoqueiro e aproveite para destilar maledicência e quem sabe colocar ainda uma pitada de calúnia. Um horror de receita!

5- Tente manipular as pessoas

Tem os dias contados um relacionamento no qual alguém quer distorcer as coisas e conduzir as pessoas a pensarem da sua forma ou a agirem por sua conveniência. Querer forçar mudança na vida das pessoas também é uma forma de manipulação e significa que o relacionamento está doente e corre grande risco.

Leia: Por mais que eu me esforce, ele não muda!

Advertisement

6- Inveje

Pessoas invejosas ficam cada vez mais tristes, sozinhas e frustradas, preocupam-se tanto em desejar o que é do outro que esquecem de construir uma vida melhor para si mesmo. O invejoso que não se iluda, em algum momento as pessoas perceberão e verão nele uma pessoa negativa da qual quererão distância.

Quando os problemas de relacionamento se avolumam, vale a pena fazer uma autoanálise e observar se você não tem se comportado de forma a afastar as pessoas de você. A partir do diagnóstico de alguma atitude negativa será possível iniciar um trabalho de superação, eliminando em si próprio o que tem bloqueado a vida feliz em sociedade.

Lembre-se que toda a mudança deve começar em você. Bom trabalho!

Leia também: 10 soluções que transformam uma pessoa reativa em proativa perante situações difíceis

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.