8 coisas que homens fazem que os proíbem de aproximar-se de suas esposas

Se você, marido, não quiser afastar (ou mesmo perder) sua esposa, não faça nenhuma das coisas que se segue.

Stael Ferreira Pedrosa

Algumas coisas que os maridos fazem são sem graça, como por exemplo, piadinhas sobre a esposa na frente dos outros. Outras são irritantes como, voltar atrás em uma decisão que havia sido tomada em conjunto. Já outras são ofensivas como comparações ou falar de outras mulheres, mas as seguintes afastam os maridos de suas esposas e podem gerar um divórcio.

Se você, marido, não pretende se divorciar, preste atenção se você não está fazendo uma (ou mais) destas 8 coisas:

1. Gritar em casa

A menos que a casa esteja pegando fogo, nada justifica o grito. O grito é tentativa de intimidação e mostra falta de respeito. O marido que grita ou “cresce” com a esposa mostra que no fundo é violento e dominador. Nenhuma mulher suporta isso por muito tempo.

2. Silêncio absoluto

Após um dia cheio no trabalho, muitos homens têm necessidade de um tempo para “refazer-se”; isso é normal e natural. Mas, aquele homem que se recusa a conversar, que nunca pergunta como foi o dia da esposa, como ela se sente e não se importa em ouvi-la, está cavando um abismo entre ele e sua mulher. Mulheres têm necessidade de falar e de serem ouvidas. Se você, homem, não está disposto a conversar com sua cara-metade, não se case, e se já é casado, prepare-se para perdê-la. Ou então, mude.

Leia: A verdade secreta sobre aquele espaço em que seu marido passa a maior parte do tempo

Advertisement

3. Violência

Essa nem deveria ser discutida. É tão óbvia que dispensa comentários. Mas, talvez alguns homens ainda não saibam os limites do que é violência e do que não é. Saibam, maridos, que a lei Maria da Penha em seu artigo 5º reza: configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Em outras palavras, xingar, humilhar, forçar sexualmente, estragar ou danificar algo que pertence a ela ou omissão em cuidar dela se estiver doente, por exemplo, entre outros abusos, configura violência doméstica.

4. Ficar grudado no celular

Um dos motivos de divórcio atualmente tem sido as redes sociais. WhatsApp, Facebook entre outros têm destruído casamentos. De acordo com o Daily Mail, as pessoas passam mais tempo em seus smartphones do que com seus cônjuges. Na Itália, o WhatsApp é apresentado como prova em 40% dos casos de divórcio. Pode ser que o marido não esteja procurando nada além de entretenimento nas redes sociais, mas, sua esposa precisa e deseja sua atenção quando você chega em casa, se isso lhe é negado, ela começa a pensar que as pessoas no Facebook ou WhatsApp são mais importantes para você do que ela.

5. Ficar grudado na TV

A TV, principalmente no quarto, traz grandes prejuízos ao relacionamento do casal. Além de ambos ficarem em silêncio para assistir à TV, ambos acabam dormindo enquanto assistem. Não há o olhar, as palavras carinhosas e intimidade antes do sono chegar. Talvez sua esposa esteja tentando chamar sua atenção, mas você resmunga um “hã-hã” enquanto olha de lado para o futebol. Isso irá afastar vocês gradativamente. Não é uma questão de se vai acontecer ou não, mas quando irá acontecer.

Leia: Como evitei que um intruso interferisse em meu relacionamento

Advertisement

6. Crítica

Como disse Madre Teresa, a crítica é o câncer do coração. A crítica denota orgulho e egoísmo que não encontram lugar em uma relação saudável. Não importa se um marido critica a comida, as roupas, a aparência, hábitos ou até mesmo os defeitos – isso nunca contribuirá positivamente para sua esposa. A crítica humilha, magoa e afasta os cônjuges de maneira irreversível. Tire a crítica de seu casamento e aumente a empatia, a compreensão e o afeto.

7. Olhar para outras

Por favor, homens, não pensem que suas esposas não veem, elas veem sim. Na maioria das vezes elas não falam nada por perceberem que é um olhar casual, como quando se olha para algo bonito ou exuberante. Mas, se o marido olha para todas que passam, e estendem esse olhar para além do rosto, estão certamente procurando problemas. É fácil entender por quê. Coloque-se no lugar de sua esposa. Se ela ficasse olhando para cada homem que cruza seu caminho, como você se sentiria?

Faça uma autorreflexão: Quando foi a última vez que você disse a sua esposa o quanto ela é linda? Ou que a fez segura de que ela é a única em sua vida?

Leia: 5 formas honestas de fazer sua esposa se sentir mais bonita

8. Perguntar: Você está louca?

Geralmente quando confrontados sobre algo que fizeram ou sobre algo que a esposa desconfia que o marido tenha feito, essa frase costuma ser empregada. Isso irrita muito as esposas.

Advertisement

Pode ser que o que ela está dizendo ou pensando não tenha o menor sentido. Mas, dizer que ela está louca é ofensivo e costuma aumentar a desconfiança. Pior, costuma ainda criar uma briga feia que é justamente o que os homens querem evitar quando perguntam se ela está louca.

Ouça o que ela tem a dizer e se você, marido, perceber que não tem motivos para o que ela alega, apenas assegure-a de que você a ouviu, compreendeu, levou a sério as dúvidas dela e explique que não há razões para tal.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.