Sintomas comuns que podem ser sinais de câncer

Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, observar o próprio corpo e buscar auxílio médico quando notar algo diferente devem ser ações constantes em nossa vida.

Renata Finholdt

O diagnóstico de câncer é encarado como uma sentença de morte para muitas pessoas. Elas temem ouvir ou até pronunciar o nome desta doença, como se apenas ao fazer isso já estivessem se contagiando por ela.

Na verdade, o câncer tem possibilidade de cura, desde que o diagnóstico seja feito no início, e saber disso já o torna menos assustador e apavorante. Porém, para que isso aconteça é preciso uma série de cuidados preventivos importantes.

Observar-se todos os dias é um dos cuidados essências para erradicar esta doença logo em seu início. Vários sintomas que surgem estranhamente podem ser o indício de que algo não vai bem e a partir de então ser o propulsor para busca de auxílio médico.

Leia: 10 sintomas de câncer que você desconhece

Como você sabe, o câncer pode atacar várias partes do corpo, então é fundamental ficar atento a tudo.

Advertisement

1. Emagrecimento sem intenção

Fique atenta, emagrecer é o sonho de várias mulheres, porém ele pode ser o indicador de uma doença. Ganhar peso repentino sem mudança em sua alimentação também pode estar associado a alguma doença.

2. Cansaço sem causa aparente

Quem não se sente cansado ao término do dia? Ok, isso pode ser normal, mas quando o cansaço continua mesmo após um longo período de descanso pode ser o sinalizador de que algo não vai bem.

Leia: 16 alimentos a evitar na prevenção do câncer

3. Tosse frequente

Muitas pessoas associam as tosses a crises alérgicas, ou a rinites e sinusites e deixam de se preocupar com elas, porém elas também podem ser um sinal de alerta quando se torna muito persistente. Neste caso o ideal é procurar um especialista. Mesmo pessoas não fumantes podem desenvolver câncer de faringe, laringe e pulmão. Therese Bartholomew Bevers, M.D do MD Anderson Cancer Center, disse que “a maioria das tosses não é câncer, mas a tosse persistente precisa ser avaliada, pois pode ser sintoma de câncer de pulmão.”

4. Rouquidão

Há lindas vozes roucas, é bem verdade, porém se a sua não é assim e de um momento para o outro você perceber uma certa rouquidão é hora de procurar um médico. Afinal a rouquidão pode ser o indicador de um tipo de câncer.

Advertisement

5 . Dores frequentes nas juntas

A falta de exercícios físicos constantes e o sedentarismo contribuem muito para que ao término de um dia mais agitado nos sintamos com o corpo doendo, porém quando este sintoma é constante ele pode ser um sinal de alerta. Dores nas juntas é um dos sintomas do câncer nos ossos, se ela está frequente em você não custa dar uma olhadinha. Dra. Therese diz ainda que “dores de cabeça podem não ser um tumor no cérebro, mas é sempre bom avaliar de perto e mais profundamente. Muitos cânceres de ovário foram diagnosticados após dores persistentes no abdômen, bem como dores no peito como câncer de pulmão”.

6. Diarreias e sangramento

Alguns exames do intestino já estão sendo solicitados pelos médicos com mais frequência do que antes, felizmente; no entanto, se você ainda não realizou nenhum tipo de exame neste sentido e observar sinais como sangue ou diarreias frequentes busque ajuda médica. O intestino doente também provoca sintomas mudando o hábito intestinal da pessoa.

Leia: Seu anticoncepcional pode ajudá-la a evitar o câncer

7. Icterícia

É muito comum ouvir que um recém-nascido teve icterícia, que nada mais é do que aquele amarelão, porém quando aparece em adultos pode ser sinal de problemas no fígado, inclusive o câncer.

8. Corrimentos com ou sem sangue

A mulher precisa conhecer bem seu corpo, afinal passamos por algumas fases durante o mês que são bem conhecidas de todas nós. No entanto, corrimentos com cor e odor diferentes e sangramentos fora da época não são normais e precisam ser investigados. Sangramento vaginal fora do período menstrual pode ser câncer cervical. Procure o ginecologista ao menos uma vez ao ano.

Advertisement

9. Manchas escuras e sardas que mudam de cor e tamanho

Com o excesso de sol e falta de proteção solar adequada ganhamos, ao longo dos anos, manchas escuras e sardas. Se você possui pintas e sardas, antes do banho tenha o hábito de observá-las. Quando elas mudam a cor natural e aumentam de tamanho, vale buscar auxílio profissional. O câncer de pele pode ser detectado justamente por estas manchas.

10. Dor nos olhos que persiste

A poluição, o uso excessivo do computador e outras tecnologias fazem com que o olho seco seja mais habitual do que antes e que cause um certo desconforto nos olhos, no entanto, as pessoas nem mais se importam por associarem aos fatores acima. Porém, a dor persistente nos olhos pode ser indicador de câncer nos olhos. Se sua dor persistir, procure um especialista.

Como diz o velho ditado “É melhor prevenir do que remediar”, se notar sintomas estranhos e persistentes não demore para buscar auxílio médico, além do mais, para manter-se saudável faça exames preventivos, cuide da alimentação, pratique exercícios físicos e leve uma vida saudável, essa é a melhor forma de prevenir doenças!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.