Sinal de alerta – Criança doente

Como bons pais precisamos agir assim como o lema dos escoteiros: Sempre alertas!

Renata Finholdt

Doença nas crianças não é um assunto animador para os pais. Afinal quando os filhos adoecem nossos corações ficam apertadinhos e nosso nível de preocupação aumenta imensuravelmente.

É desejo de todo pai e mãe que os filhos melhorem logo e que um milagre aconteça para que aquele pequenino pare de sofrer imediatamente. Alguns sintomas não permitem um diagnóstico eficaz logo nos primeiros dias e exigem calma e paciência do pais até que possa ser detectado o causador daquele sofrimento.

Porém, há alguns sintomas que necessitam de mais atenção e uma ida ao médico com certa urgência para evitar que algo mais grave aconteça.

1. Sangramento excessivo

Quando uma criança se corta é preciso observar, se o sangramento não cessar mesmo após alguns minutos de pressão ou se a proporção do mesmo for grande leve a criança para emergência médica para que a assepsia correta bem como tratamento possam ser adequados.

2. Vômito após queda

Vômito após uma queda não é um bom sinal, principalmente quando se trata de um bebê, este pode ser um quadro de emergência neurológica, de qualquer forma se seu filho apresentar este sintoma, não perca tempo, leve ao médico.

Advertisement

Leia: 5 sinais de que a criança requer cuidados especiais

3. Febre alta

Quando se tratar de um bebê até três meses de idade uma febre alta já é considerada quando o termômetro acusar trinta e oito graus Celsius. Acima desta idade até os seis meses de vida uma febre alta já pode ser considerada acima de trinta e oito e três. Para crianças maiores, trinta e nove é considerada febre em que o contato com o pediatra deve ser feito.

Leia: Os 4 maiores erros dos pais em relação à saúde do bebê

Vale lembrar que mais do que o grau apresentado no termômetro é importante considerar a disposição e hidratação de seu pequeno, se a febre estiver ainda baixa, mas a criança estiver muito indisposta contate seu pediatra.

4. Lábios azuis

A dificuldade respiratória pode estar associada a este sintoma, você pode perceber que seu pequeno está ofegante e com o peito emitindo uma espécie de chiado. Trata-se de um problema respiratório, causado por uma reação alérgica ou até mesmo crise de asma. Neste caso procure a emergência mais próxima para que os primeiros socorros possam ser feitos.

Advertisement

5. Febre associada à dor de cabeça

Se seu filho se queixa de dor no pescoço, torcicolo ou dor de cabeça associado à febre corra para a emergência mais próxima, pois estes sintomas muitas vezes podem estar associados à meningite, uma doença grave e muito rápida.

Leia: Como a cárie afeta a saúde geral da criança

6. Inchaço no rosto, língua ou lábios

Os quadros alérgicos mais fortes têm como sinais característicos o inchaço no rosto, línguas e ou lábios. Contate seu médico para verificar se ele indica algum medicamento antes de chegar ao médico e leve rapidamente a criança para uma emergência médica.

7. Febre de longa duração

A febre precisa ser observada de perto, se mesmo após quatro horas de uso de medicamentos antitérmicos a febre não tiver baixado ou se mesmo com o tratamento a febre (mesmo sendo baixa) não ceder em até cinco dias, é hora de procurar ajuda médica

8. Manchas vermelhas sobre a pele

Há vários causadores para manchas vermelhas pelo corpo, elas variam de reação alérgica a uma série de doenças, sendo assim esse tipo de sintoma precisa ser examinado para que o tratamento adequado possa ser iniciado. Se verificar quaisquer manchas, procure um pediatra.

Advertisement

9. Pintas irregulares

Toda mãe conhece as pintas que seu filho tem pelo corpo, é importante que você faça uma verificação mensal no corpo de seu pequeno para detectar pintas que possam ser irregulares, com bordas irregulares ou em crescimento. Se encontrar algo deste tipo procure ajuda médica.

10. Súbita dor de estômago

Dor no abdômen é um sinal de alerta. Se seu pequeno se queixar de dor ao redor do umbigo, ou na lateral direita do abdômen leve ao pediatra, principalmente se essas queixas estiverem associadas a outros sintomas, como vômito, diarreia, pois pode ser um sinal de apendicite, uma doença que avança rapidamente, mas que se diagnosticada rápido tem um processo de cura mais tranquilo.

Leia: 5 cuidados na administração de medicamentos às crianças

11. Urina diminuída

Um dos sintomas da desidratação é a urina diminuída, se notar este sintoma associado à boca seca, palidez, vômito, diarreia pode ser um sinal de desidratação. Se além disso você também perceber palidez e apatia chame a emergência ou procure o hospital mais próximo.

12. Dor de cabeça com vômitos

Este é um sintoma que precisa de atenção imediata, se esta for a queixa de seu pequeno procure seu pediatra rapidamente, enxaquecas não são incomuns em crianças.

Advertisement

Como pais cautelosos é melhor buscar auxílio médico na dúvida, do que esperar a situação se agravar. Vocês se sentirão mais calmos e confiantes para tratar e tranquilizar os pequenos.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.