9 passos para escrever suas metas para o próximo ano

Sêneca disse: "A vida sem uma meta é completamente vazia". Aprenda 9 passos para fazer as suas.

Renata Finholdt

Ano após ano quando o mês de dezembro se inicia os pensamentos se voltam para todas as realizações que conquistamos no ano corrente, para aquelas que infelizmente só ficaram no papel como uma meta não realizada e para aquelas que deveriam ter feito parte dos objetivos, mas nem se quer fizeram parte das metas para aquele ano.

Consequentemente começamos a pensar em todos aqueles objetivos que queremos atingir no ano seguinte. O importante nesta ocasião é não deixar estes objetivos e metas apenas no pensamento, mas registrá-las em lugares que você terá acesso cotidiano.

1) Pense em todos os aspectos de sua vida e relacione cada um deles em uma folha de rascunho. Um exemplo para isso é: Vida pessoal, familiar, vida profissional, saúde etc.

2) Agora pense em coisas que você gostaria de fazer no ano seguinte e em coisas que você precisará fazer. Registre cada uma delas em seus respectivos aspectos.

3) Cursos de línguas, estudos, quantidade de livros que gostaria de ler, exercícios, aumento da espiritualidade através da leitura das escrituras diárias, cuidados com a saúde, recordar aniversário dos amigos e familiares, são apenas algumas dicas que você poderá registrar como metas para o ano seguinte. Você com certeza poderá encontrar muitas outras.

Advertisement

4) Você poderá pensar em metas para pequeno, médio e longo prazo e inclusive colocar datas para finalizar algumas delas.

5) Após definir todas as suas metas no rascunho, você poderá agora colocar em um papel definitivo de forma que chame bem a sua atenção. De nada adiantará, por exemplo, registrá-las em um caderno no qual dificilmente terá acesso, uma boa estratégia é escrever suas metas de forma bem colorida em um pequeno cartaz e afixá-lo na parte interna de seu guarda-roupa, afinal este é um local no qual você diariamente tem acesso e poderá com isso estar em contato com suas metas frequentemente.

6) Crie o hábito de ler este pequeno cartaz afixado sempre que puder, para não se esquecer de seus objetivos e deixá-los para segundo plano.

7) Acompanhe, de vez em quando, o andamento das suas metas no decorrer do ano, verifique se há necessidade de mudar alguma coisa ou um prazo que tenha colocado.

8) Quando dificuldades surgirem, não desanime, talvez seja necessário mudar a forma de alcançar suas metas, mas nunca se desfaça de seus objetivos.

Advertisement

9) Registre em um diário o andamento de seus objetivos, este pequeno registro será uma boa lembrança para você e seus descendentes no futuro.

“Comprometa-se com suas metas e encare os obstáculos como etapas para atingir o objetivo final.“ (Lair Ribeiro).

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.