5 estratégias que o inimigo usa para nos enganar e destruir

O diabo só está conseguindo enganar tantas pessoas porque elas não conhecem suas estratégias de ataque. LEIA para conhecê-las, e proteja-se já!

Erika Strassburger

Talvez você não saiba, mas há uma terrível guerra sendo travada neste exato momento. Ela teve início em tempos longínquos. Não falo de uma guerra mundial ou civil, nem de matanças no submundo do crime. Falo de uma guerra ainda mais devastadora, uma guerra que pode nos afetar física, mental e espiritualmente, e tem consequências eternas.

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade.” (Efésios 6:12)

Assim como há um Deus no céu, um Pai que nos ama, zela por nosso bem-estar físico, emocional e espiritual; que quer nos abençoar com o melhor que há, tanto na mortalidade quanto na eternidade; há um inimigo comum aqui na terra disposto a TUDO para nos tornar tão miserável quanto ele é.

O inimigo de Deus e do homem, conhecido com o diabo (Efésios 4:26), Satanás (Jó 2:2) ou Lúcifer (Isaías 14:12) conhece-nos muito bem. Ele e seus anjos caídos (Apoc. 12:9) estão a nossa volta, atentos a tudo o que fazemos e dizemos, trabalhando a mil para nos destruir.

A fim de nos protegermos, precisamos conhecer 5 estratégias que ele usa para nos enganar e destruir:

Advertisement

1. Tenta convencer-nos de que Deus não existe

É muito cômodo não crer em Deus, pois se Deus não existe, não existe pecado, então não haverá cobranças nem castigo. Não teremos que, um dia, prestar contas da nossa vida, já que, quando essa vida passar, sobrarão somente nossos restos mortais.

Porém, algo precisa ser levado em consideração: Deus não deixará de existir ainda que milhões decidam não crer Nele. Ideias não anulam fatos.

2. Tenta convencer-nos de que ele mesmo não existe

“Não existe diabo, consequentemente, não existe pecado.” Não é uma boa estratégia? É isso que ele quer que pensemos. Acho até que essa é a sua tática predileta, e, em minha opinião, a mais covarde e perigosa, pois as pessoas ficam desprotegidas por não saberem que estão sendo atacadas, e acabam sendo sempre as primeiras a cair.

Um sábio homem que viveu na América pré-colombiana registrou: “E eis que a outros ele [o diabo] lisonjeia, dizendo-lhes que não há inferno; e diz: Eu não sou o diabo, porque ele não existe – e assim lhes sussurra aos ouvidos até agarrá-los com suas terríveis correntes, das quais não há libertação”.

3. Torna o pecado divertido, belo e aceitável

“Um pouquinho não faz mal!”, “O que é bonito é para ser mostrado!”, “Meu corpo, minhas regras!”, “Vale tudo quando o assunto é amor!”, são justificativas bastante usadas para transformar aquilo que Deus condenou em algo belo e aceitável.

Advertisement

4. Tenta convencer-nos a colocar nossa vida e saúde em risco em busca de fortes emoções

Porque não tem e nunca terá um corpo físico, ele inveja o nosso. Por isso, quer que o coloquemos em risco. Ele aproveita-se do fato de gostarmos, pelo menos um pouco, de emoção e adrenalina, para nos induzir a obtê-las de maneira irresponsável, como dirigindo em alta velocidade, nadando em lugares perigosos, usando substância alucinógenas, bebendo, provocando brigas, aceitando desafios perigosos etc.

5. Oferece-nos substitutos para Deus

Para consolar e acalmar o povo que murmurava pela demora de Moisés, na ocasião em que subiu ao monte Sinai para receber os 10 mandamentos, Aarão, seu irmão, construiu um bezerro de ouro para o povo adorar.

Hoje em dia, há outros deuses que o inimigo nos oferece como “consolo” e substituto para o Deus verdadeiro. Veja alguns exemplos:

  • A TV – quando deixamos de ajudar o próximo, de ler as escrituras, de ir à igreja, de cumprir com aquilo que Deus espera de nós porque temos aquele “programa imperdível” para assistir.

  • Um carro novo – quando negamos uma carona para quem precisa, porque não queremos sujá-lo ou estragá-lo.

    Advertisement
  • Uma casa de praia – quando tiramos também férias de Deus, deixando de lado nossas responsabilidades para com Ele e o próximo durante o verão.

  • Um diploma universitário – quando decidimos que não há mais espaço para Deus em nossa vida, porque os trabalhos da faculdade tomam todo o nosso tempo e energia, ou porque “não dá para conciliar” o conhecimento que adquirimos com nossas crenças.

Não significa que essas coisas sejam ruins. Pelo contrário, são muito boas! E algumas delas, necessárias. Só são ruins quando passamos a adorá-las, tornando-as nossos “deuses”. Isto é, dando atenção exagerada a elas, colocando-as como um empecilho para o nosso relacionamento com Deus, como foi exemplificado acima.

De que maneira o inimigo tenta nos influenciar?

A forma mais usual é sussurrando suas maldades em nossos ouvidos, induzindo-nos a mentir, perseguir, enganar, maltratar, difamar, irar-nos, matar e cometer outros atos vis.

Como fugir dessa influência maligna?

Os seguintes versos bíblicos respondem essa pergunta:

Advertisement
  • Não deis lugar ao diabo. (Efésios 4:27)

  • Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5:8)

  • Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)

  • Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. (Efésios 6:11)

Outro título que ele recebe é “tentador”. Ele pode tentar-nos, mas JAMAIS conseguirá impor sua vontade. A decisão sobre o que fazer, dizer ou que pensamento nutrir será sempre nossa.

Advertisement

Veja outras maneiras de se proteger lendo o artigo Como resistir às tentações.

O inimigo sabe, desde o princípio, que seu destino final será terrível. Seu objetivo é levar consigo o maior número possível de almas. Mas, como filhos de Deus, sabemos que o Pai é infinitamente mais poderoso e está disposto a nos proteger e ajudar. Basta fazermos o que Ele nos pede. Suas leis e mandamentos libertam-nos do mal, são uma proteção para nós.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.