Como ser um exemplo e uma luz através dos ensinamentos de Jesus Cristo

A sua luz interior está acesa e resplandecente ou escondida por trás de uma névoa de mágoas e amarguras? Saiba que Cristo pode ajudar você a deixar essa luz forte e brilhante.

2,610 views   |   11 shares
  • Você já ouviu alguém dizendo que determinada pessoa emite uma luz diferente, ou mesmo você já percebeu essa espécie de luz imaginária em outra pessoa? Geralmente, essa dita luz é percebida em pessoas que agem com determinadas atitudes positivas, de forma a transformar notavelmente um ambiente ou influenciar beneficamente as pessoas ao seu redor. Mas algo ainda mais profundo diz respeito ao próprio estado de espírito dessa pessoa, e o modo genuíno com quem ela age. Ou seja, muitas vezes essas pessoas "iluminadas" não fazem grandes feitos fora do comum, mas sua simplicidade e bom caráter singelo conseguem suscitar bons sentimentos, e até provocar atitudes positivas entre os outros.

  • Nossa consciência, nossa luz interior

  • Quando nascemos, somos moldados por nossos pais, pela sociedade, pelos amigos, pela mídia, de modo que uma miscelânea de ensinamentos acaba por formar aquela pessoa que seremos para o resto de nossas vidas. Estou falando isso de uma forma simplista, mas é claro que existem fatores mais complexos que não cabe aprofundar aqui. O que pretendo dizer com isso, é que apesar de muitas coisas serem ditas e impostas a nós externamente, que acabam por moldar muitas características que temos, grande parte das nossas condutas erradas são feitas de forma consciente. Quer um exemplo? Quando mentimos para alguém, ou quando passamos a perna para ter vantagem em algo, no fundo, e em algum momento nossa consciência aponta para nos alertar, e acabamos nos sentindo mal, envergonhados ou com medo de sermos pegos. Esses sentimentos são um alerta de que no fundo nós sabemos que nossa atitude não foi correta. Quando continuamos com essa conduta, aos poucos acabamos nos acostumando com esse alerta e passamos a ignorá-lo, mas dificilmente deixamos de assumir em nossa consciência que tal atitude é errada. Exceto por algumas exceções, em que a pessoa realmente não tem consciência do que está fazendo, devido a distúrbios, transtornos ou patologias. Mas na grande maioria das vezes, nós temos consciência quando nossas ações são inadequadas.

  • Vamos chamar esse alerta de nossa consciência de luz interior, certo?

  • Leia: Com Jesus Cristo, você e eu

  • O maior exemplo de luz

  • Na história da humanidade, existem inúmeros casos de pessoas que podem ser consideradas portadoras dessa luz tão resplandecente. São muitos exemplos que poderíamos citar, mas gostaria de me ater ao exemplo supremo dessa luz, que é Jesus Cristo.

  • Advertisement
  • Grande parte dos discípulos de Cristo O segue por um motivo muito mais profundo do que seus ensinamentos. Ele é o Salvador e Redentor da humanidade. E proporcionou a cada ser humano a oportunidade de ressurreição e vida eterna. Hoje, no entanto, não vou me aprofundar nesses pontos, mas sim em algo que não diz respeito somente a quem é discípulo de Cristo, mas sim a qualquer ser humano.

  • Os cristãos chamam essa luz interior de Luz de Cristo. Todas as pessoas nascem com ela, embora muitas vezes nós a ignoramos. Essa luz nos diz lá no fundo quando nossas atitudes estão indo para o caminho errado, e, claro, quando estão seguindo para o caminho correto. E essa luz se baseia principalmente em um mandamento que Cristo nos deu em Seu ministério mortal que diz "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". O que quer dizer esse mandamento? Que não devemos desejar menos para os outros, do que desejamos a nós mesmos. Se nossos esforços são despendidos para suprir nossas próprias necessidades e buscar felicidade a nós mesmos, por que, então, devemos desejar menos a nossos semelhantes? Ou pior, por que então desejamos mal a eles, agindo para prejudicá-los?

  • Nossas ações resplandecem ou apagam nossa luz

  • Como falei anteriormente, nossa luz não se apaga, mas pode ser facilmente ignorada ou escondida por trás de nossas ações inadequadas e obscuras. Ou ela pode ter sua chama expandida e apresentada por nossos bons sentimentos e nossa bondade. Se não soubermos exatamente como agir, não consigo citar outro exemplo melhor do que seguir o exemplo de Cristo, pois Ele é o único modelo perfeito de amor ao próximo. O líder religioso Thomas S. Monson disse: "Ao seguirmos o exemplo do Salvador e vivermos como Ele viveu e como Ele ensinou, essa luz vai arder dentro de nós e iluminar o caminho para outras pessoas". Em outro artigo, citei o ensinamento do apóstolo Paulo para que um casal tenha sucesso em seu casamento. Cito as mesmas palavras para que nossa luz possa resplandecer diante de todas as pessoas ao nosso redor: "(...) Sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza" (I Timóteo 4:12). Então, que possamos desenvolver esses atributos ensinados por Paulo e seguidos por Cristo, para que nossa luz resplandeça e possamos provocar uma influência positiva em nossas relações. O mundo precisa muito mais de luz do que de trevas.

  • Advertisement
  • Leia: O poder expiatório de Jesus Cristo

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Como ser um exemplo e uma luz através dos ensinamentos de Jesus Cristo

A sua luz interior está acesa e resplandecente ou escondida por trás de uma névoa de mágoas e amarguras? Saiba que Cristo pode ajudar você a deixar essa luz forte e brilhante.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr