4 dicas para você celebrar um Natal incrível

Esqueça as preocupações, esse artigo mostrará como esse Natal pode se tornar o melhor dos últimos tempos e você vai querer repetir a dose no ano que vem.

Suely Buriasco

Todo ano é a mesma coisa: muita gente dizendo que a época de Natal é muito triste, pois a falta de entes queridos fica ainda mais latente. Isso sem contar nas reclamações em relação às dificuldades com crise econômica e moral que vivemos, realmente é difícil não desanimar.

Assista o vídeo: Natal em família: O melhor Natal do mundo

Mas o fato é que passar em branco uma data tão importante também não vai fazer bem para ninguém, certo? Então reflita nestas dicas:

1- Estabeleça prioridades

O que representa essa festa? Por que você a comemora? Todos sabemos que o Natal é a principal festa cristã porque representa o nascimento de Jesus. Você é cristão? Se a resposta for não, então não há nada a ser comemorado, mas se a resposta for sim eu penso que a maior prioridade que você deve ter é a fé, certo? Estando a fé nas suas prioridades a comemoração é espiritual e tudo o mais fica em segundo plano. Assim seu coração estará tranquilo e sua alma alegre por acreditar no Cristo e saber que a Ele pode confiar a sua vida; esse é o efeito da fé.

2- Controle a ansiedade

Especialistas apontam que o grau de ansiedade das pessoas aumenta muito nessa época do ano. Também não é para menos, os compromissos profissionais se avolumam com o fechamento do ano, as obrigações cotidianas, maratonas para os preparativos das comemorações e preocupações em relação às despesas. Até quem consegue viajar fica ansioso por fazer com que tudo dê certo. Esse site de psicologia afirma: “Saber dizer não, especialmente nessas datas, é a melhor dica. Os ansiosos tendem a acumular funções e atividades. O ‘não’ é um limite entre a felicidade e o excesso. É preciso assumir o que se pode fazer e deixar a perfeição de lado”.

Advertisement

3- Faça o seu orçamento de Natal e não o extrapole

Viver fora das próprias possibilidades é uma razão muito comum de sofrimento, esse é um dos principais motivos do estresse que acaba afetando todas as áreas de nossas vidas, especialmente os relacionamentos. Seja objetivo ao programar seus gastos com presentes, roupas, viagens e até mesmo com a decoração, ceia e tudo mais. Para e pensa: Natal não é isso e você não tem que seguir o que criaram para essa data, lembrar de qual é a sua prioridade. Pois é, ela não custa dinheiro e não se apoia em nada disso que tem preocupado você. Relaxa, ninguém precisa disso, o que realmente precisamos é ter paz para comemorar a nossa fé em Cristo.

4- Eleja suas companhias

As expectativas de encontrar e ter que conviver com determinadas pessoas no Natal acabam tornando a data pesarosa. Problemas de relacionamento familiares são comuns e essa é uma data realmente complicada de se lidar com eles. É, mas não precisa ser assim, se está difícil conciliar a situação não torne tudo mais penoso, para tanto basta que você não se prenda em tradições, convenções arcaicas e, muitas vezes, rançosas. Com bom senso, flexibilidade, assertividade e muita elegância você pode eleger as pessoas com quem poderá celebrar mais alegremente. Aceite que não existe a possibilidade de você passar com todas as pessoas que ama, mas lembre-se que esse encontro é espiritual e, dessa forma, não precisa estar junto para envolver-se em amor, perdão e gratidão.

Leia: Festas de final de ano e conflitos familiares: Como conciliar?

Na determinação de comemorar essa data com fé, alegria e boa disposição, entre pessoas queridas e dentro do seu orçamento, certamente você terá um Natal inesquecível, festejado como deve ser, ou seja, espiritualmente.

Desejo um Natal incrível para você!

Advertisement

Leia também: O que o Natal NÃO significa

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.