4 atitudes que devem ser abolidas em um casamento de sucesso

O casamento de sucesso é um esforço diário. Para ajudar vocês, listamos 4 dicas imperdíveis para não deixar seu casamento fracassar.

Mariana Cruz de Assis Rocha

Este artigo foi publicado originalmente no blog Além da Vaidade e republicado aqui com permissão.

Amar é fazer ao outro aquilo que você deseja a você mesmo, é querer o bem do outro como o seu próprio. Por isso, temos que ficar atentos as nossas atitudes diárias, pois elas são as maiores responsáveis pelo sucesso do nosso casamento. Então se você não deseja que seu casamento rume ao fracasso, veja as atitudes que NÃO podem estar presentes no seu dia a dia.

1- Vincular suas atitudes as dele

Quantas vezes ficamos chateadas com a atitude do nosso companheiro e nos bate a sensação de que ele não reconhece nada que fazemos? Aí, instintivamente, pensamos: “Já que ele age assim, também vou parar de fazer tudo que faço para agradá-lo, ou ainda, parar de fazer tudo que foi combinado”.

Com esse pensamento achamos que é certo paramos de cozinhar para ele, não deixarmos que ele veja o seu jornal quando chegar do serviço, entre várias outras atitudes que podemos tomar, para que ele sinta a mesma coisa que estamos sentindo. Legal, fazendo isso estamos nos vingando dele, certo? Pode até ser… Mas essas atitudes só vão afastá-lo, cada vez mais, de você. Casamento e amor definitivamente não combinam com vingança. Se o clima já está ruim e você ainda parar de fazer o que o agrada ou o que foi combinado, só irá distanciar ainda mais o seu parceiro de você.

Leia: 25 dicas incríveis sobre casamento

Advertisement

Sendo assim, o importante é que ao fazer qualquer coisa para o seu marido, faça apenas pelo prazer de agradá-lo, por se sentir feliz ao vê-lo feliz, sem jamais vincular esses atos a atitudes dele para lhe agradar. Agrade-o por amor.

2- Usar as frases: Você nunca/sempre

  • “Você sempre faz isso, é a sua cara”

  • “Você nunca paga as contas em dia”

  • “Você nunca presta atenção no que eu falo”.

Essas famosas frases não agradam ninguém, afinal quem gosta de ser rotulado?

Advertisement

Sabemos que as palavras têm força, e algumas como “sempre” e “nunca” têm mais força ainda. Elas passam a ideia de um defeito de caráter. Por isso tomem cuidado, pois de tanto repetir, elas podem virar realidade. Quem as ouve pode achar que por mais que se esforce pela relação, dificilmente atenderá às expectativas do par, que não acredita mais em suas capacidades. Assim, ele vai perder o interesse de lhe mostrar que ele pode ser diferente disso.

3- Criar expectativas não realistas

A grande maioria das pessoas alimenta desde cedo a idealização do parceiro ideal. Acreditamos que ele sempre deve pensar na gente primeiro, que nos surpreenda todo dia, sejam sempre sorridentes, gentis, que trabalhem duro e não sejam preguiçosos.

Ter alguma expectativa é bom, mas algumas vezes, sem perceber, nós criamos expectativas muito altas para acontecer. Nosso parceiro não é perfeito – ninguém é. Não podemos esperar que ele seja carinhoso e amoroso a cada minuto, de cada dia – todo mundo muda de humor. Não podemos esperar que ele sempre pense na gente, é óbvio que ele tem outras coisas para pensar.

Não podemos esperar que nosso parceiro seja exatamente como nós somos, já que cada um é cada um. Expectativas muito altas levam a desapontamento, frustração e cobranças desnecessárias, especialmente se não comunicamos ao outro essa expectativa e apenas esperamos.

Leia: Humor no casamento: O presente que permanece

Advertisement

4- Utilizar a frase: “Eu te avisei”

Todos nós sabemos como é ruim errar. Você se sente mal, frustrada, decepcionada e chateada. E aí, tudo que queremos é um apoio.

Mas infelizmente muitas vezes no relacionamento essa não é a realidade, e o que acontece é que justamente no momento em que o parceiro mais precisa do nosso apoio e acolhimento, oferecemos o sermão e a indigesta frase: “eu te avisei”. Parece que sentimos prazer em mostrar para o nosso parceiro que ele errou, e nós, ao contrário dele, estávamos certas.

Porém, quando a gente quer preservar o relacionamento, temos que entender que a falha é inerente ao ser humano, e o que a outra pessoa espera é o acolhimento. Não estou falando que parceiros não devem se aconselhar ou se orientar, ao contrário, isso é muito saudável. Mas quando o problema já aconteceu, não adianta apontar o erro da outra pessoa com a sua razão.

Se você ama quem está com você e quer que ele se recupere logo, que tal usar a situação para apoiar e ganhar uns pontinhos com seu companheiro ao invés de uma frase que ressalte o erro cometido. Talvez seja a hora de dizer: “Amor, eu sei que isso tudo vai passar e você vai encontrar a solução”. Você reconheceu que teve o erro, mas ressalta o melhor dele afirmando que ele encontrará a solução.

E o mais importante é não se esquecer que o amor, diferentemente da paixão, tem que ser cultivado diariamente.

Advertisement

Leia: Como eu salvei meu casamento

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.