Autoestima: o remédio para reconquistar seu bem-estar

Você sabe a importância da autoestima na sua vida? Para reconquistar seu bem-estar, invista em autoconhecimento e encontre seu valor.

Mariana Cruz de Assis Rocha

Este artigo foi publicado originalmente no blog Além da Vaidade e republicado aqui com permissão.

Não conheço uma única mulher que, durante sua trajetória de vida, nunca sentiu que estava fazendo tudo errado ou que não agradava ninguém. Fato é, que até as mulheres consideradas bem-sucedidas, em algum momento já passaram por situação de pânico, crises de choro, comportamentos destrutivos.

A autoestima nada mais é do que saber valorizar o modo como nos enxergamos. E é aí que mora o problema. Na realidade, por uma cobrança não só da mídia, da sociedade, mas, principalmente, uma cobrança própria por uma perfeição impossível de se alcançar, cada vez menos mulheres conseguem reconhecer o seu valor.

Leia: 5 soluções para salvar sua autoestima e o seu casamento

A mídia idealiza um padrão de beleza que beira o surreal, ser o que a sociedade considera “ser uma mulher bem-sucedida” é uma missão quase impossível – é necessário ser bonita, feminina, ter uma boa carreira, filhos bem-educados, marido perfeito – mas isso não é real. Cada mulher tem uma necessidade só sua, e basta essa necessidade ser satisfeita que seremos mulheres bem-sucedidas. Para uma mulher o que importa é ter uma família grande, unida, mesmo que isso signifique abrir mão do trabalho, uma outra pode sentir que sua realização é a carreira, e que família não é tão importante como ter amigos.

Advertisement

Infelizmente, muitas vezes não temos consciência dos nossos desejos reais e criamos a ilusão que só seremos felizes quando alcançarmos o impossível. Começamos a nos comparar com pessoas que muitas vezes têm necessidades diferentes da nossa e aí não tem autoestima que resista.

O que acontece se você não cuida de sua autoestima?

Uma pessoa sem autoestima não gosta de si própria e isso influencia diretamente nas suas escolhas. Em um processo de autossabotagem, a pessoa acaba fazendo as escolhas erradas para sua vida. Não consegue evoluir no campo profissional por não ter confiança em si mesma e por optar sempre pela desistência. Nos relacionamentos essas pessoas tendem a se envolver com indivíduos que não agregam em nada ou a destratam.

Por isso, se não existir um reconhecimento que é necessária a mudança de atitude, a pessoa acaba em um ciclo vicioso que só vai atrair coisas negativas para sua vida.

Leia: Traição x Carência: Fortalecendo a autoestima e o controle

Você sabe quando sua autoestima precisa de ajuda?

Algumas atitudes revelam que precisamos acender o alerta vermelho no que diz respeito à autoestima. São elas:

Advertisement
  • Intolerância à frustração – isso significa que a opinião das outras pessoas está com um peso mais forte do que deveria. Qualquer crítica lhe faz achar que você nunca sairá vitoriosa.

  • Dificuldade de delimitar seu espaço – com a intenção de agradar todo mundo, você se prejudica ultrapassando seus limites.

  • Excesso de autocrítica – você consegue ver todos os seus defeitos, mas fecha os olhos para as suas qualidades.

  • Insegurança: com a cabeça cheia de dúvidas você acha que dificilmente conseguirá reverter seus problemas.

  • Carência – surge uma enorme dependência afetiva, por não acreditar em si mesma.

    Advertisement
  • Competição – há uma necessidade de comparação da própria vida com a dos outros, culminando na conclusão que sua vida não é boa, ou que você não merece ser feliz.

Se você se encaixa na maioria dessas características, chegou a hora de resgatar o controle de sua vida e tomar atitudes que ao invés de lhe prejudicar, vão lhe trazer benefícios.

Leia: O Senhor conhece nosso potencial

Aprenda a reconhecer seu valor

A ausência de autoestima está diretamente relacionada a uma certa negligência da mulher com ela mesma.

O primeiro passo para recuperar sua autoestima e, consequentemente, reconhecer o seu valor, é se conhecer verdadeiramente. Você está feliz? O que realmente é importante para você? Mas use toda a sua sinceridade. Você precisa buscar o que VOCÊ considera importante e não o que os outros julgam ser importante.

Advertisement

Sabendo o que é realmente importante para você, foque seu pensamento nas mudanças necessárias. Mas não se esqueça: é um processo de construção, e toda construção precisa ser feita no tempo certo para não desabar. Não ache que tudo acontecerá como um passe de mágica. O resultado é pouco a pouco, por isso, visualize suas metas, mantenha-se em movimento, assim, apesar de não ser imediato, o resultado será real.

Nesse processo, ou melhor, na vida, permita-se errar. Você é ser humano, não é perfeita. Fuja do excesso de autocrítica, ela só serve para gerar frustração, que, por sua vez, causa a procrastinação. Você deixa de agir por achar que não vai dar certo. Por outro lado, se você persistir, cada obstáculo superado lhe deixará ainda mais forte.

Aprenda a cuidar de você, se preocupando com suas necessidades, da mesma forma que se preocupa com as das outras pessoas. Saiba que delimitar seu espaço não é egoísmo, é amor-próprio.

E nunca se esqueça que a mulher é um ser sagrado e pleno de sabedoria. A nossa beleza não precisa seguir um modelo ditado pela mídia. Cada mulher é única e tem sua beleza, seu poder e seus desejos. Se descubra, se conheça e corra atrás da sua felicidade. Ela só depende de você!

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.