Como planejar e executar um evento beneficente para adoção de animais

Dicas importantes para prover um lar para animais maravilhosos ? espera de uma família.

Beth Proenca Bonilha

O comércio Pet (animais domésticos) cresceu muito na última década. Segundo esta reportagem, o Brasil é o segundo país em faturamento na área ficando só atrás dos EUA.

Isso fez com que se intensificasse também o abandono de cães no país, como mostra reportagem do G1 Campinas. Só a cidade teve um aumento de 40% de cães abandonados nas ruas deixando o poder público e ONGs (Organizações Não Governamentais) desesperados por soluções para o caso. Uma das ações são as feiras de adoção, onde voluntários sensibilizam as pessoas para a adoção de forma consciente.

Providências básicas

Local –

procure apoio de comércios que tenham espaço adequado para o evento como estacionamentos, lojas de agropecuária, faculdades, escolas e áreas abertas em Shopping Center.

Proteção –

certifique-se de que haja sombra no local ou providencie tendas ou lonas para proteger os animais e visitantes do sol e da chuva.

Levantar fundos –

esse tipo de evento pode servir para arrecadar fundos para cuidar e continuar a ação. Rifas de brindes previamente arrecadadas ou vendas podem acontecer em parceria com lojistas da área, acertando porcentagem para os próximos eventos e mantendo a ação de cuidados aos animais que não forem adotados.

Advertisement

IMPORTANTE –

antes do evento procure a prefeitura e a zoonose do município para verificar a necessidade de alvará ou outros documentos que deverá providenciar.

Recursos básicos

Caixas e gaiolas

– para manter os animais seguros evitando que fujam ou que ocorra algum incidente.

Tigelas de água e ração

– verifique se o local onde vai acontecer o evento tem água suficiente para os cães pelo período em que ficarão expostos. A ração pode ser conseguida a partir de parcerias com lojas de agro ou pet shop.

Mesa e cadeiras

– para que os voluntários e visitantes possam descansar.

Som com microfone

  • importante para chamar a atenção do público, divulgar possíveis propagandas e promoções dos parceiros.

Termo de adoção e contratos –

muitas opções de documentos podem ser encontradas pela internet ou fornecidas por uma agropecuária ou mesmo pela associação de proteção dos animais local. É importante para validar a responsabilidade de quem escolher adotar um animal.

Advertisement

Saquinhos de recolher dejetos

  • manter o espaço limpo evitará que moscas e outros insetos incomodem o visitante e os cães. Pode ser feito com antecedência uma campanha de arrecadação de sacolinhas plásticas na comunidade para suprir essa necessidade.

Jornais

– têm a finalidade de forrar o piso onde os animais estiverem para absorver a urina e dar conforto a eles que gostam de se aninhar. Lembrando que devem ser trocados com frequência.

Cartões de visita e folhetos –

bem como faixas e cartazes para divulgação. Organize-se para que a divulgação seja eficiente e com antecedência suficiente para atingir o máximo de público que o local comporte. Um evento pode servir para promover outras ações. Então tenha um planejamento desses eventos e aproveite para divulgar. Folhetos e cartões podem ser feitos em parceria com estabelecimentos comerciais e instituições envolvidas na causa.

Voluntários

– não pense que pode fazer tudo sozinho, programe a adesão de voluntários para seu evento e verá que quanto mais pessoas envolvidas e organizadas o seu evento será um sucesso.

Dados dos animais

  • levante as informações dos animais à disposição. Idade, raça, se foi vermifugado, procedência, curiosidades sobre a espécie e/ou raça.

Não devemos ficar só como observadores, podemos também ser agentes de mudança dessa situação que assola milhares de animais no país. Não devemos pensar que quem não puder fazer o máximo então não fará nada! O importante é agir como diz o ditado: “É de grão em grão que a galinha enche o papo” e começar pela sua rua, seu bairro, sua cidade, depois sua região.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu