Como planejar e executar um evento beneficente para adoção de animais
Dicas importantes para prover um lar para animais maravilhosos ? espera de uma família.
Beth Proenca Bonilha
O comércio Pet (animais domésticos) cresceu muito na última década. Segundo esta reportagem, o Brasil é o segundo país em faturamento na área ficando só atrás dos EUA.
Isso fez com que se intensificasse também o abandono de cães no país, como mostra reportagem do G1 Campinas. Só a cidade teve um aumento de 40% de cães abandonados nas ruas deixando o poder público e ONGs (Organizações Não Governamentais) desesperados por soluções para o caso. Uma das ações são as feiras de adoção, onde voluntários sensibilizam as pessoas para a adoção de forma consciente.
Providências básicas
Local –
procure apoio de comércios que tenham espaço adequado para o evento como estacionamentos, lojas de agropecuária, faculdades, escolas e áreas abertas em Shopping Center.
Proteção –
certifique-se de que haja sombra no local ou providencie tendas ou lonas para proteger os animais e visitantes do sol e da chuva.
Levantar fundos –
esse tipo de evento pode servir para arrecadar fundos para cuidar e continuar a ação. Rifas de brindes previamente arrecadadas ou vendas podem acontecer em parceria com lojistas da área, acertando porcentagem para os próximos eventos e mantendo a ação de cuidados aos animais que não forem adotados.
IMPORTANTE –
antes do evento procure a prefeitura e a zoonose do município para verificar a necessidade de alvará ou outros documentos que deverá providenciar.
Recursos básicos
Caixas e gaiolas
– para manter os animais seguros evitando que fujam ou que ocorra algum incidente.
Tigelas de água e ração
– verifique se o local onde vai acontecer o evento tem água suficiente para os cães pelo período em que ficarão expostos. A ração pode ser conseguida a partir de parcerias com lojas de agro ou pet shop.
Mesa e cadeiras
– para que os voluntários e visitantes possam descansar.
Som com microfone
- importante para chamar a atenção do público, divulgar possíveis propagandas e promoções dos parceiros.
Termo de adoção e contratos –
muitas opções de documentos podem ser encontradas pela internet ou fornecidas por uma agropecuária ou mesmo pela associação de proteção dos animais local. É importante para validar a responsabilidade de quem escolher adotar um animal.
Saquinhos de recolher dejetos
- manter o espaço limpo evitará que moscas e outros insetos incomodem o visitante e os cães. Pode ser feito com antecedência uma campanha de arrecadação de sacolinhas plásticas na comunidade para suprir essa necessidade.
Jornais
– têm a finalidade de forrar o piso onde os animais estiverem para absorver a urina e dar conforto a eles que gostam de se aninhar. Lembrando que devem ser trocados com frequência.
Cartões de visita e folhetos –
bem como faixas e cartazes para divulgação. Organize-se para que a divulgação seja eficiente e com antecedência suficiente para atingir o máximo de público que o local comporte. Um evento pode servir para promover outras ações. Então tenha um planejamento desses eventos e aproveite para divulgar. Folhetos e cartões podem ser feitos em parceria com estabelecimentos comerciais e instituições envolvidas na causa.
Voluntários
– não pense que pode fazer tudo sozinho, programe a adesão de voluntários para seu evento e verá que quanto mais pessoas envolvidas e organizadas o seu evento será um sucesso.
Dados dos animais
- levante as informações dos animais à disposição. Idade, raça, se foi vermifugado, procedência, curiosidades sobre a espécie e/ou raça.
Não devemos ficar só como observadores, podemos também ser agentes de mudança dessa situação que assola milhares de animais no país. Não devemos pensar que quem não puder fazer o máximo então não fará nada! O importante é agir como diz o ditado: “É de grão em grão que a galinha enche o papo” e começar pela sua rua, seu bairro, sua cidade, depois sua região.