O que vocês precisam saber sobre fidelidade

A fidelidade é primordial nos casamentos felizes, avaliar a sua amplitude é, pois, essencial.

Suely Buriasco

Todo mundo sabe o que é fidelidade, mas poucos param para pensar sobre a amplitude do termo. Cônjuges fiéis não traem, muito bem, mas a questão é que trair não é apenas ter um caso extraconjugal e fidelidade é muito mais que não se interessar por outra pessoa.

Leia: 10 coisas que você deveria saber antes de trair

Ser fiel

Fidelidade tem a ver com caráter, com a forma de se colocar na própria vida; é uma disposição íntima, não depende do outro porque não é pelo outro; é sempre por si mesmo. Fidelidade é um valor pessoal, embora seja um comportamento fundamental entre cônjuges não é privilégio das relações amorosas; tem a ver com a personalidade e, por isso, a pessoa fiel age com grandeza em todos os relacionamentos da sua vida. Ser fiel é, pois, uma disposição da alma que indica amadurecimento e comprometimento com a vida, as pessoas e, especialmente, consigo mesmo. Não é nada tão difícil ou extraordinário, ao contrário é de surpreendente simplicidade. Ser fiel é essencialmente estar junto, não só fisicamente, mas também emocionalmente.

Amizade e cumplicidade

Um casal fiel não é composto por seres perfeitos, mas por duas pessoas que escolhem estar juntos apesar de suas imperfeições. Li em algum lugar uma frase que dizia algo assim: A rosa e o cacto se apaixonaram; eles entendiam os seus espinhos. A fidelidade promove a compreensão do outro em suas falhas, não para errar junto, mas para ajudá-lo a se corrigir. E assim se desenvolve a cumplicidade que favorece o casal não apenas em relação ao casamento, mas em tudo na vida, pois, representa a ação do ditado: “Juntos somos mais fortes”. A amizade é um dos pilares elementares de uma união, significa conhecimento íntimo que promove segurança e confiança. Ser amigo é apoiar nas dificuldades do outro, é aparar arestas e se fazer irmão nas adversidades. É pura e simplesmente: estar ali. Amigo é acima de tudo alguém com quem se pode contar em quaisquer circunstâncias.

Parceria e união

Um casal fiel é formado por duas pessoas que se determinam em estar juntas em todas as situações, bloqueando totalmente a influência de terceiros. Um casal blindado não permite que outra pessoa perturbe a sua união, mine o entendimento, sequer se aproxime intimamente. Obviamente um casal fiel não aceita a formação de um triângulo amoroso, mais vai muito além disso, não permite que qualquer pessoa se intrometa na relação deles, mesmo os familiares mais queridos. Parceria conjugal pressupõe honra e proteção mútua, não se concebe, portanto, a aceitação de qualquer influência que possa denegrir ou prejudicar o cônjuge. Um casal unido demonstra publicamente o amor e o respeito que os une, afastando qualquer possibilidade de influência nefasta. O lema é: “Só me quer bem, quem quer bem ao meu cônjuge”.

Advertisement

Leia: 10 razões pelas quais nunca falarei mal do meu marido

Prosperidade

Colocando um ao outro em primeiro lugar, os cônjuges se abstêm de qualquer ato que tire a família do foco, essa postura promove a harmonia que precisam para enfrentar as adversidades e vencer os desafios. Quando o casal coloca o relacionamento como prioridade suas ações são pautadas na justiça e integridade, sempre buscando o bem-estar e a alegria no lar. Nesse sentido os cônjuges têm grande disposição para buscar meios de enriquecer a vida em todos os sentidos e a prosperidade é uma consequência natural.

Aprendizado

Se os cônjuges não se sentem aptos a desenvolver um relacionamento genuinamente fiel devem refletir sobre seus próprios interesses e o que esperam da vida a dois. É certo que qualquer pessoa pode desenvolver as virtudes que caracterizam a fidelidade, basta que se disponha a esse aprendizado.

Leia também: 10 maneiras de mostrar total fidelidade no casamento

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.