8 dicas para manter um belo jardim

Veja aqui como aprender a ter plantas sempre bonitas e floridas em sua casa.

3,494 views   |   41 shares
  • Poder dar à sua família o prazer de viver em meio ao verde é algo maravilhoso. Mas para isso, não basta saber qual substrato utilizar no plantio dos diversos tipos de vegetais ou mesmo qual o grau de luminosidade que eles precisam. Você também deve aprender a cuidar bem do seu jardim para que ele cresça e floresça graciosamente. Trate suas plantas com amor e carinho que elas lhe recompensarão com muito viço e o aconchego que você tinha em mente quando as comprou.

  • Veja aqui como fazer se...

  • 1. Ocorrerem quedas bruscas de temperatura

  • se a planta estiver em um vaso, proteja-o com um saco de aniagem, jornal ou plástico bolha e amarre com um barbante; se a planta estiver no solo, cubra o caule com terra ou composto orgânico; durante a noite, cubra brotos novos, botões de rosa e plantas mais sensíveis com jornais ou tecido, retire pela manhã; lembre-se que deve haver circulação de ar.

  • 2. A época for de muito calor

  • para evitar que as plantas novas murchem, cubra-as com um vaso de barro, que tenha respiros, nas horas mais quentes do dia, o vaso deve ser grande para que o ar circule internamente; faça uma estufa de resfriamento, onde o solo é molhado várias vezes ao dia para reduzir a temperatura ambiente, mas não molhe a planta diretamente, causa queimaduras, onde o ar circula com facilidade e onde há bastante sombra; evite as pragas que gostam de ambientes secos e quentes, mantendo os ambientes úmidos e abrigados do calor excessivo.

  • 3. Houver incidência de vento

  • erga um quebra-vento para as plantas mais jovens, principalmente, pois são as mais vulneráveis aos estragos destas intempéries; basta comprar telas flexíveis e hastes ou varas de bambu para transpassá-las.

  • 4. Houver poluição

  • são poucas as espécies que toleram poluição, como o louro; a bromélia, por exemplo, é tão pouco resistente à poluição que é tida como um bioacumulador de poluentes metálicos; portanto, se seu jardim fica próximo a áreas poluidoras, como ruas movimentadas e indústrias, é bom protegê-lo com uma cerca ou outro método que seja de seu conhecimento e evite plantar comestíveis.

  • 5. Suas plantas estiverem precisando de mais alimento

  • os vegetais precisam de adubo assim como os animais precisam de nutrientes para viver; portanto, “dar comida” ao seu jardim é tão importante quanto podá-lo e regá-lo. Há quem prefira os fertilizantes e compostos químicos; eu, particularmente, gosto dos adubos naturais por vários motivos e os principais deles são porque não fazem mal à saúde de ninguém; pessoas, animais e lençol freático; e porque são bem mais baratos – você pode fazê-los em casa se tiver um espaço para realizar compostagem.

  • Advertisement
  • 6. Houver plantas que precisam de mais água que outras

  • não fique louca regando tais e tais plantas hoje e outras tantas amanhã; basta você fazer um esqueminha bem fácil que envolve uma mangueira de jardim, uma torneira e uma tesoura – as plantas que exigem mais água podem ser molhadas por gotejamento, o que significa que você vai estender a mangueira, passando por elas, e fazer alguns pequenos furos onde ambas se encontram; abrirá a torneira num fluxo contínuo e bem suave e deixará desta forma durante o dia, lembre-se que o final da mangueira deve dar em uma destas plantas que precisam de mais água ou em um recipiente armazenador, e ao final do dia você fecha a torneira.

  • 7. As ervas invasoras chegarem de fininho

  • dependendo da invasora, medidas extremas, herbicidas químicos, são capazes de solucionar o problema e eles não podem ser usados se você tem crianças ou animais em casa; então, para não correr o risco, previna-se usando forrações de crescimento denso, pedra ou cascalho nos canteiros das plantas ornamentais, não plante arbustos frutíferos muitos próximos uns dos outros, para haver espaço para capinagem, use plástico preto entre as hortaliças ou ainda, rodeie as plantas com aparas de grama recém-cortadas que não tenham sido submetidas à compostagem, elas impedem entrada de ar e água na terra.

  • 8. Seus arbustos e trepadeiras precisam de um estímulo

  • quando nos sentimos meio desanimadas, precisando de algum tipo de renovação, corremos logo para o cabeleireiro e falamos “corta”, não é? Vale aqui mais ou menos a mesma ideia. As plantas também precisam dessa renovação de tempos em tempos, umas para estimular a floração e outras para desbastar o excesso. Ao podar uma trepadeira, corte os galhos mortos, pelados e antigos, e procure preservar ao máximo a folhagem; aproveite para verificar as condições do suporte. Cuidado! Muitos pássaros fazem seus ninhos nestas plantas. Já nos arbustos, preocupe-se em retirar os galhos mortos, velhos e fracos.

  • Lembre-se sempre que o mais importante é que seu jardim não pode ser um trabalho para você, ele deve ser uma diversão. Então, não faça planilhas com horários de rega e adubação e, muito menos, mapas astrológicos que tenham a posição do sol e dos astros para saber quando deve podar as plantas. Esqueça tudo isso, pois a natureza vai se encarregar de organizar sua própria planilha, mais ou menos isso! E você só precisa ser prática e aproveitar ao máximo o prazer de ter toda essa natureza tão próxima da sua vida e da vida daqueles que ama. Olhe em volta e veja como sua família é feliz e pense que, independentemente de tudo, você também é feliz. Boa jardinagem e bom tempo em família!

  • Advertisement
  • Fonte: O livro definitivo de Dicas & Sugestões de Jardinagem, de Pippa Greenwood, Ed. Nobel, 2002.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

8 dicas para manter um belo jardim

Veja aqui como aprender a ter plantas sempre bonitas e floridas em sua casa.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr