10 momentos inesquecíveis que todos os casais experienciam

A vida é como sabemos, feita de momentos. Sejam bons ou maus, alguns se tornam para sempre presentes em nossa memória. Aqui estão alguns deles.

Stael Ferreira Pedrosa

Todos passamos por experiências individuais. Nem todos irão experimentar as mesmas alegrias e nem as mesmas tristezas. Mas, alguns momentos são comuns a todos os casais e não importa a condição social, a raça e a cultura, compartilhamos momentos comuns e que se tornam inesquecíveis. Aqui estão 10 deles que todos os casais experimentarão com maior ou menor intensidade.

1. O casamento

Desde o pedido até a chegada ao altar este é o momento mais aguardado pelos noivos e será para sempre o momento mais lembrado. Nasce um novo casal, nasce uma nova família. Há que se celebrar sem medidas.

Leia: 6 sinais de que seu casamento irá durar a vida inteira

2. A lua de mel

Seja em Paris, em uma ilha paradisíaca, ou na humilde casa do casal que não tem como viajar, esses momentos iniciais de profunda intimidade ficarão para sempre na memória.

3. A primeira gravidez e o nascimento dos filhos

Este foi unanimidade entre todos os relatos que li ou ouvi. A primeira gravidez (e as outras que se seguem também) é um momento inesquecível comum à maioria absoluta dos casais. Também o nascimento de cada filho estará para sempre na memória do casal.

Advertisement

4. A compra da casa própria

Nem todos os casais experienciam a alegria de comprar a casa própria, mas todos que o fazem sabem a alegria que é conseguir tal bem. Significa muito para a segurança e tranquilidade da vida em família.

5. O primeiro carro

A menos que seja um casal em condições financeiras privilegiadas e sempre teve carros, todos sabem que assim como a casa própria, o primeiro carro (ou o segundo) é um sonho que se sonha a dois. Os casais desejam esse facilitador da corrida diária da vida e o dia em que se alcança esse sonho torna-se também um dia inesquecível.

6. O primeiro dia do filho na escola

A maioria das crianças teima em machucar nossos corações chorando no primeiro dia na escola. Felizmente não fiz isso com minha mãe, mas meus filhos fizeram comigo. É uma dor dilacerante deixar nosso (ainda quase bebê) na escola sozinho e chorando. Mesmo sabendo que esse problema logo passará, esse momento fica marcado em nossas mentes.

7. O casamento de um filho

Os pais não sabem se choram de tristeza ou de alegria. Aquele ser amado que estava todo dia em casa, agora parte para estabelecer sua própria família. Os bons dias e boas noites com beijos ou cara amarrada, as atividades em família, a mesa das refeições, tudo agora fica mais vazio. É triste, mas trará alegrias.

8. O primeiro neto

Aí está! A primeira das alegrias com o casamento dos filhos. Desde anunciada a gravidez até o momento em que os avós seguram em seus braços o primeiro neto, são momentos inesquecíveis e de intensa alegria. É a vida que se renova e se perpetua.

Advertisement

Leia: Diga X: Usando a tecnologia para preservar as memórias como um tesouro

Leia: A importância dos avós na vida dos netos

9. Uma perda significativa

Infelizmente, os momentos inesquecíveis na vida de um casal não são apenas os bons. Momentos tristes e de grandes perdas também se tornam presentes para sempre na memória. A perda de um filho, a luta contra uma terrível doença, um acidente ou doença incapacitante podem desafiar nossa capacidade de superação e criar uma dor permanente. Nesses momentos de dor ainda podemos erguer nossos olhos aos céus e expressar gratidão pelos bons momentos vividos e pedir forças para seguir em frente.

10. Uma grande vitória

Uma conquista acadêmica, a abertura e sucesso de uma empresa, a recuperação de um filho ou cônjuge que sofria com drogas, vencer uma doença grave, restabelecer uma relação desgastada, completar bodas de prata, de ouro, de diamante… São algumas das vitórias que os casais compartilham e que se tornam parte de um memorial que durará para sempre.

“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. (Fernando Pessoa, poeta e escritor português – Lisboa, 1888 – 1935)

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.