As dez razões mais idiotas por que os casais se divorciam

Como um defensor de casamentos fortes, estou sempre interessado em aprender com os casais que se divorciam, para que eu possa ajudar outros a evitarem cometer os mesmos erros.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e republicado aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Alguns motivos para o divórcio são muito compreensíveis, como quando existem padrões repetidos de mentiras, vícios, abuso ou infidelidade. Nesses casos é fácil entender por que o casamento acabou. Em outros casos, entretanto, as razões parecem simplesmente “idiotas” para mim. Eu não estou dizendo isso para atacar alguém ou para zombar da gravidade do divórcio, mas estou tentando ajudar na percepção de que muitas vezes há opções melhores do que o divórcio*.

*Como um aviso rápido, a intenção deste post não é tentar convencê-lo a escolher permanecer em um casamento infeliz ou para fazê-lo se sentir mal por ter alguns desses pensamentos. Em vez disso, eu estou tentando ajudá-lo a ver as desculpas esfarrapadas que os casais usam quando poderiam se concentrar em maneiras de trabalhar juntos para tornar o casamento tudo o que poderia ser.

Leia: 13 gestos simples que salvam um casamento

Aqui estão algumas das razões mais estúpidas que já ouvi para o divórcio (em nenhuma ordem particular):

Advertisement

1. “Nós nos afastamos” (Ou “Não nos amamos mais”)

Superficialmente, isso soa razoável, mas quando você chega à raiz dessa afirmação, ela se torna idiota. É uma deturpação do amor. O amor não é apenas um sentimento; é um compromisso. Quando baseamos nossas escolhas em nossos sentimentos, em vez de nossos compromissos, estamos fadados a nunca ter um relacionamento sólido. Baseie o seu casamento em seus compromissos e os sentimentos geralmente se recuperam. Invistam tempo um no outro. Essa é a única maneira de fazer um casamento funcionar.

2. “Nós discordamos sobre o dinheiro”

Tenho visto vários estudos que apontam as questões relacionadas ao dinheiro como a razão número um para o divórcio. A razão pela qual é “idiota” se divorciar por causa de dinheiro é que o processo de divórcio causa mais devastação financeira do que quase qualquer outra coisa (é por isso que os advogados de divórcio são ricos e pessoas divorciadas estão falidas). É importante fazer um ajuste do casal em relação às questões financeiras, mas não se divorciar por causa delas!

3. “Eu ficaria mais feliz sozinho ou com outra pessoa”

Buscar a felicidade não é algo “idiota”, mas jogar fora o seu casamento na busca dela, é. Uma das mentiras mais perigosas na nossa cultura é o mito de que a “busca da felicidade” é mais importante do que a nossa integridade, nossa família, nossos compromissos, ou qualquer outro fator. Ironicamente, aqueles que compram essa ideia mitológica de perseguir a felicidade são aqueles que geralmente acabam sozinhos e infelizes.

Leia: Como se apaixonar – de novo

4. “Nós somos muito diferentes”

“Diferenças irreconciliáveis” são das mais comuns (e das mais estúpidas) razões para o divórcio, além de ser um mito. Não existe tal coisa. Os casais que fazem dar certo não são os mais “compatíveis”; são os mais comprometidos.

Advertisement

5. “Meus amigos acham que eu deveria me divorciar”

Há uma grande possibilidade de que seus amigos sejam idiotas (pelo menos quando se trata de conselhos de casamento). Se alguém não lhe ama e nem ao seu cônjuge, tal pessoa não é uma fonte confiável de conselhos matrimoniais. Além disso, você não fez um compromisso vitalício com os amigos, por isso, se você tiver que escolher entre novos amigos ou um novo cônjuge, procure alguns novos amigos.

6. “Temos diferentes estilos parentais”

Então, deixe-me ver se entendi… Vocês não têm as mesmas ideias sobre como serem pais, mas de alguma forma será melhor quando vocês tiverem duas casas diferentes, dois diferentes conjuntos de regras e expectativas, custódia dividida ou compartilhada, horários inconsistentes, e uma montanha de outras complicações pós-divórcio? Paternidade é difícil. Entendo! Mas, trabalhar conjuntamente as diferenças como marido e mulher é muito mais fácil do que conciliar as diferenças após o divórcio.

7. “Eu não posso perdoá-lo(a)

Recusar-se a perdoar uma ofensa passada não pune a outra pessoa; só a nós mesmos. Tem sido dito que “Guardar rancor é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra.” Se você não escolher perdoar, vai ter que conviver com a amargura tanto casado quanto divorciado. O perdão não significa que o outro fique impune ou que não errou, simplesmente significa escolher buscar a cura para si mesmo em vez da punição ou ressentimento.

8. “Meu cônjuge precisa mudar, mas não muda”

Tenho certeza de que o seu cônjuge tem problemas, mas não é o seu trabalho fazer o outro mudar. A única parte do seu casamento (ou de qualquer relacionamento) que pode mudar é a parte que você vê quando olha no espelho.

Leia: Como deixar seu marido loucamente apaixonado por você

Advertisement

9. “Nossa vida sexual é péssima”

O sexo é definitivamente uma parte importante do casamento, mas se você sair de um casamento simplesmente em busca de mais sexo, então você está em um caminho perigoso.

10. “Estou cansado de ser casado”

Veja bem, eu não estou tentando encantoá-lo aqui, mas creio que tomamos as piores decisões quando estamos cansados e frustrados. Casamento na vida real é muito mais difícil do que parece nos filmes, mas a coisa real é assim, vale a pena quando você não desiste. Se você realmente quiser fazer seu casamento dar certo, ele pode dar certo. Comece por um dia de cada vez.

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.