Parábola da mulher com o fluxo de sangue: Um modelo para a recuperação de viciados

A fé que a mulher que sofria com um fluxo de sangue demonstrou ao tocar nas vestes do Senhor para que fosse curada serve de modelo para aqueles que sofrem com um vício.

Roger Stark

Sua vida está sendo atingida de alguma forma pelo vício? Considere esta história de cura.

“Uma certa mulher, que tinha um fluxo de sangue há 12 anos, tinha sofrido muitas coisas de muitos médicos, e gastou tudo o que tinha, sem esperar mais nada, exceto o pior. Foi quando ela ouviu falar de Jesus e veio por trás dele no aperto da multidão e tocou as suas vestes.

Porque dizia: – Se tão somente tocar nas suas vestes, ficarei curada. E logo a fonte do seu sangue secou, e ela sentiu em seu corpo que estava curada do seu mal.

E logo Jesus percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem tocou em minhas vestes?

E Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou, vai em paz e sê curada do teu mal.” (Ver Marcos 5:25-38)

Advertisement

Essa história soa muito parecida com a luta daqueles que são apanhados pelo vício. A solução daquela mulher pode também fornecer aos viciados um modelo dos requisitos para a cura.

Ela havia sofrido muitas coisas de muitos médicos, e gastando tudo o que tinha, nada melhorou, mas piorou. Quando ela ouviu falar de Jesus, ela viajou até onde Ele estava e lutou para vencer o aperto da multidão e tocar em suas roupas. Acreditando que esse simples ato traria a cura. E nós sabemos que isso trouxe a cura.

Fique no caminho da recuperação

Como essa mulher, muitos viciados sofrem por muito tempo. Eles levam sua carga durante anos, tentam várias soluções e despendem grandes esforços, mas são incapazes de encontrar alívio. Na verdade, as coisas pioram, afinal, essa é uma doença progressiva.

Um viciado que diz “eu não preciso de ajuda para parar de fumar, eu já parei mil vezes, eu preciso de ajuda é para continuar sem fumar!” pode considerar seguir o exemplo dessa mulher. Procure saber onde o Salvador está e vá até Ele, não importa o quanto longe ou difícil seja a jornada.

A determinação da mulher trouxe a paz

A viagem em si não foi uma tarefa pequena para essa boa mulher. Vivendo sob as regras da Lei de Moisés, a sua vida e o seu comportamento eram muito restritos. Só pelo fato de estar em público já seria desprezada e exposta ao ridículo, talvez, pedras fossem atiradas em sua direção.

Advertisement

Apesar de seus desafios, ela estava disposta a fazer qualquer coisa para encontrá-lo. Ela talvez houvesse procurado-o antes, mas não o encontrou nas proximidades. Certamente, com grande dificuldade, viajou para onde Ele estava. E quando ela encontrou-o, lutou contra o aperto da multidão para aproximar-se Dele.

Continue buscando uma fonte de cura

Também devemos encontrá-lo, estarmos dispostos a ir aonde essa jornada exige. Mas isso é só o começo, devemos então lutar para continuar nos mantendo próximos a Ele. Se o obstáculo for a nossa falta de fé, orgulho, arrogância, egoísmo ou medo, devemos enfrentar os nossos demônios e chegar perto o suficiente para tocar a ponta de suas vestes. Então, Ele também pode dizer-nos: “A tua fé te salvou, vai em paz e sê curada do teu mal.”

O Grande Livro do programa Alcoólicos Anônimos nos chama para a ação: “Se formos cuidadosos nesta fase de nosso desenvolvimento, ficaremos surpresos antes de chegar à metade do caminho. Estamos a ponto de conhecer uma nova liberdade e uma nova felicidade. Compreenderemos o significado da palavra serenidade e conheceremos a paz. Todos os nossos pontos de vista e atitudes perante a vida irão se modificar. Saberemos, intuitivamente, como lidar com situações que costumavam nos desconcertar. Perceberemos, de repente, que Deus está fazendo por nós o que não conseguíamos fazer sozinhos”.

“Essas promessas são extravagantes? Pensamos que não. Elas estão sendo cumpridas entre nós – às vezes rapidamente, às vezes lentamente. Elas sempre se realizarão se trabalharmos com elas.” (O Grande Livro)

Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original The woman with issue: A model for addiction recovery.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roger Stark

Roger Stark, ao passar pelo processo de recuperação de um vício, tornou-se terapeuta e conselheiro para pacientes em recuperação de vícios, além de escrever o Guia de Recuperação “The Waterfall Concept, A blueprint for addiction recovery.”