3 maneiras de ensinar os filhos a serem gentis

Ensine valores e hábitos que seus filhos vão levar para a vida toda!

Evelise Toporoski

É bonito de ver qualquer pessoa sendo gentil com os familiares e até mesmo com desconhecidos. É um sinal de respeito e amor com o próximo. Mas, como ensinar desde cedo nossos filhos a terem esta boa atitude?

Você vai ver que tudo está ao alcance da própria família!

1. Comece por você

As crianças aprendem vendo e escutando como os pais se agem e vão reproduzir o mesmo comportamento. Mesmo que indiretamente, os pais passam seus valores aos filhos, então cabe aos adultos tentar ser pessoas cada vez melhores para dar um bom exemplo.

Se você agradece cada vez que a criança lhe alcança alguma coisa, ou elogia quando faz alguma boa ação já é um bom começo para que ela entenda que ser gentil é algo muito bom, assim ela vai querer repetir inúmeras vezes!

2. Ensine as palavras mágicas

Sempre que conversar com seu filho, lhe diga obrigada, por favor, com licença, desculpa etc. Assim, essas palavras vão fazer parte do cotidiano da família, dentro e fora de casa. Por exemplo, sempre que meu filho termina de tomar o leite ele me dá o copo vazio e eu digo “obrigada!”. Agora, antes que eu diga, ele me diz “obrigada, mamãe”, que derrete meu coração!

Advertisement

Também trate seu cônjuge com esta cordialidade, como você viu no tópico acima, nosso exemplo é tudo!

3. Comunique claramente suas expectativas

Muitas vezes, os pais querem que a criança aja de uma forma em que ela não está acostumada, e acabam se decepcionando com isso. Toda a gentileza que a criança pratica em casa pode não acontecer em ambientes estranhos, como a casa de um parente o qual você não costuma frequentar.

Por exemplo, nessa situação, diga ao sair de casa que vão visitar uma pessoa que gosta muito de toda a família e que você gostaria que a criança se comportasse bem, sendo gentil com todos. Contudo, ela pode ficar com vergonha ou com medo dessa nova situação e ficar aninhada no colo de um dos pais. Não force seu filho a abraçar ou beijar quem ele mal conhece, deixe que aos poucos ele se acostume com a situação e aja naturalmente.

Leia: 5 elogios nocivos que fazemos a nossos filhos

Com estas dicas seu filho vai levar bons hábitos ensinados em casa para toda a vida. Como dizia José Datrino, o Profeta Gentileza, “gentileza gera gentileza”, e abre muitas portas!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!