Encontrar a paz no mundo atual

Num mundo tão cheio de incertezas, tristezas, doenças e guerras, é possível encontrar algum tipo de paz que faça com que consigamos ser felizes, apesar de tantos desafios?

Luiz Higino Polito

Antes de tudo, vamos tentar definir o que é paz: paz pode ser definida como “ausência de guerras”.

Mas há um outro tipo de paz muito mais importante do que este: é a paz de espírito. E eventualmente, se a maioria da humanidade tivesse “paz de espírito”, isso resultaria na outra paz, “ausência de guerras”.

Os seres humanos são bastante complicados, e muitos deles são egoístas – a nível pessoal e a nível de nações. Isso dificulta muito a obtenção da paz.

Sem dúvida o mundo tem muitas coisas terríveis e assustadoras, mas nós podemos encontrar uma paz pessoal, enquanto o mundo inteiro não consegue.

Dificilmente algum tipo de governo humano vai fazer o mundo chegar à paz que todos gostaríamos, pois ao longo da história vimos que já foram tentados diversos tipos, tais como Reinados, Califados, Democracias, Comunismos e tantos outros! Esses diversos tipos de governo são bons numas coisas e ruins em outras.

Advertisement

Os homens ainda não conseguiram o tipo de governo ideal e “pelo andar da carruagem” não vão conseguir nunca!

Então a nossa esperança deve se voltar a alguma coisa ou Alguém que seja mais do que os seres humanos, para obtermos tal paz que almejamos.

Na Bíblia encontramos uma declaração de Jesus Cristo, onde Ele fala da paz:

_Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14:27)._

Essa paz que Jesus Cristo se refere é aquela paz de espírito, que eventualmente pode levar à paz total. E é a paz que a maioria da humanidade deseja. Não digo que seja a vontade da totalidade da humanidade, porque têm aqueles que não querem a paz, pois lucram em muitos sentidos com a guerra.

Advertisement

Podemos então encontrar um tipo de paz que vai nos dar força e tranquilidade, segurança e consolo, não importando o que acontece conosco ou com o mundo: é a paz de Jesus Cristo.

E como obter tal paz? Cada um tem uma maneira de encontrar seu caminho para chegar a Jesus Cristo, o importante é que se chegue a Ele! A oração é o primeiro passo, e procurar fazer as coisas que Jesus fez, imitando as virtudes dele, é o segundo passo.

Outra coisa importante é ter respeito com o próximo, inclusive com sua crença religiosa. Perdoar também é importante para ter paz. E também tratarmos todas as pessoas de forma igual, sejam elas ricas ou pobres, porque todos somos iguais perante Deus.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!