5 atributos de Cristo citados pelo apóstolo Pedro que ajudam no relacionamento conjugal

Seguindo o exemplo de Cristo e desenvolvendo atributos cristãos, o relacionamento conjugal fica mais cheio de amor.

Michele Coronetti

Pedro, o apóstolo de Cristo que teve a coragem de andar sobre as águas para encontrar o Mestre no mar, deixou ensinamentos importantes na Bíblia. Em II Pedro 1:5-7 ele cita alguns atributos pertencentes à natureza divina e caráter de Jesus Cristo, os quais podemos adquirir para nos tornarmos mais semelhantes à Ele.

Inicia falando da fé que os filhos de Deus devem ter. E então discorre sobre os atributos que devem ser acrescentados à fé. Refletindo sobre algumas destas qualidades e o relacionamento conjugal, podemos ter as seguintes ideias:

1. Virtude

Ao acrescentar a virtude à fé demonstramos comprometimento com Deus e consequentemente, com o cônjuge. No relacionamento de um casal, Deus sempre estará em primeiro lugar. O contrário de virtude é luxúria, e a pessoa que age de maneira virtuosa demonstra profundo respeito a ambos, pois não haverá lugar para pensamentos e ações egoístas e impuros. Seu compromisso com o cônjuge abrange o coração e os pensamentos. Assim como não existe o desejo de ferir os sentimentos da pessoa amada, existe também o anseio de não decepcionar o Criador.

2. Conhecimento

O ser humano é por natureza curioso e desejoso de conhecer os mistérios da vida. E por que a ciência dos vários assuntos pertencentes à terra e aos céus são importantes no relacionamento conjugal? O conhecimento eleva as pessoas a um nível de entendimento maior e proporciona maior aproximação de Deus e das pessoas ao redor. Não é necessário divulgar todo o conhecimento obtido o tempo todo, mas conversar a respeito de assuntos interessantes e do aprendizado adquirido deixa as pessoas mais próximas e com sentimentos agradáveis.

Leia: Como desenvolver a virtude de aprender

Advertisement

3. Temperança

Esta palavra vem do latim e significa guardar o equilíbrio. Quem possui este atributo é capaz de refrear as próprias emoções. Comedido, procede com moderação e fala com sabedoria. Excessos não fazem parte da vida de uma pessoa temperante. Ao agir desta forma com o cônjuge, com autocontrole e cuidado, o amor estará sempre presente, especialmente nos momentos de dificuldades e discordâncias. As emoções serão dominadas pelo indivíduo, não o indivíduo pelas emoções.

4. Paciência

Muito mais que saber esperar pelo momento certo, a paciência implica em conseguir adiar gratificações, refrear paixões e pensar antes de falar. Quem é paciente consegue manter a compostura mesmo diante de grande pressão, conseguindo aguardar o momento certo de conversar sobre o que não lhe agrada ou sente que deve ser modificado. É compreensivo e demonstra autoridade em situações embaraçosas sem impor sua opinião. Tem ciência de que as coisas ocorrem no tempo de Deus e espera sem cobrar. Ama seu cônjuge e perdoa suas pequenas falhas, ou nem as aponta, critica ou culpa.

Leia: 3 razões porque a paciência é a maior qualidade de uma pessoa de sucesso

5. Piedade

Ser piedoso não significa se apiedar de alguém em um momento difícil apenas. Quem possui esta virtude é empático e gentil com todas as pessoas. Os sentimentos alheios sempre são considerados e a cortesia faz parte da sua rotina. Ajudar quem precisa é intrínseco ao piedoso, seja seu cônjuge, familiares, pessoas que nem conhecem e até aos animais. Como casal, por sempre ajudar e pensar primeiro no outro, ambos serão gratos pelo apoio e amor demonstrados entre si.

Leia: 7 atributos essenciais para criar um casamento de sucesso

Advertisement

Cultivar estes atributos pode parecer difícil, mas quando há o desejo real e esforço, eles começam a fazer parte do caráter individual. Escolher um para começar a trabalhar é uma boa dica. Orar e pedir ajuda divina para conseguir desenvolver estas qualidades auxilia muito no processo. Ter o desejo de ser mais semelhante a Cristo ampliando atributos cristãos fortalece o relacionamento conjugal e familiar.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.