Ansiedade: 5 maneiras em que você é afetado

A ansiedade tem sido considerada o mal do século. Você sabe como ela pode afetar sua vida?

8,809 views   |   11 shares
  • A ansiedade é considerada, atualmente, um dos transtornos emocionais mais comuns do mundo. De alguma forma e, em alguma intensidade, todos nós já passamos por momentos de ansiedade. Entretanto, quando a ansiedade começa a se tornar um hábito, ela pode desencadear um mal-estar, físico ou psíquico, gerado por uma preocupação excessiva.

  • Vivemos diariamente bombardeados por informações e cobranças de todos os tipos. E, esse excesso de informações acaba desencadeando o sofrimento por antecipação, que por sua vez, gera a ansiedade. As pessoas ansiosas sofrem antecipadamente ou têm medo de situações que ainda não se concretizaram e esse processo acaba esgotando toda a sua energia.

  • Leia: Sinais de ansiedade que você deve estar atento

  • Se você anda muito cansado, nervoso, com constantes dores de cabeça, preste atenção. Sua ansiedade pode estar atrapalhando sua rotina e exigindo alguns cuidados. Para você ficar atento, listamos 5 maneiras que a ansiedade pode afetar sua vida.

  • 1. Sono

  • Uma das características mais marcante da ansiedade é o excesso de preocupação com o futuro. Uma pessoa que está sempre ligada aos seus problemas e as suas obrigações acaba sobrecarregando o seu sistema nervoso o que vai manter o corpo em estado de alerta para encontrar as respostas que ele procura. Assim, ainda que a pessoa esteja extremamente cansada, ela terá dificuldade na hora de adormecer.

  • 2. Problemas com alimentação

  • Quando a pessoa está sempre ansiosa, a sua relação com a alimentação fica prejudicada. Algumas pessoas tendem a desenvolver anorexia ou bulimia nervosa, ou seja, por medo de ganhar peso ou de não ter o corpo ideal, acabam restringindo de forma exagerada a sua alimentação ou sentindo-se culpada após cada refeição.

  • Outras pessoas, apesar de não desenvolverem nenhum distúrbio alimentar mais sério, acabam descontando na comida a ansiedade e o excesso de preocupação. Dessa forma, ou come mais do que deveria, ganhando alguns quilinhos extras, ou simplesmente esquece de comer, já que o seu pensamento está sempre ocupado com seus problemas.

  • Leia: 5 remédios caseiros que combaatem a ansiedade e depressão

  • 3. Relacionamentos

  • Advertisement
  • A ansiedade exagerada pode atrapalhar seu relacionamento de diversas maneiras. Seja por causa de dinheiro, de ciúmes ou insegurança. A tendência é que quanto maior for a nossa ansiedade, mais iremos cobrar do nosso parceiro, e isso só vai prejudicar a relação. Além disso, a ansiedade pode atrapalhar a intimidade do casal, pois uma pessoa ansiosa está tão preocupada com o que precisa ser feito ou resolvido que dificilmente conseguirá relaxar e se envolver o suficiente para curtir momentos de prazer junto com seu parceiro.

  • 4. Concentração

  • A ansiedade tira a concentração do agora e coloca o foco da pessoa totalmente voltado para o futuro. Existe uma necessidade de tentar encontrar soluções e respostas para situações que ainda não aconteceram. Quando a nossa atenção está voltada para o futuro, as atividades do presente ficam prejudicadas. As pessoas ansiosas tendem a ser desatentas, não conseguem focar sua atenção no momento em que estão vivendo e, por esse motivo, constantemente têm lapsos de memória.

  • 5. Saúde

  • Quando estamos ansiosos todo nosso metabolismo acelera causando reações em nosso organismo. Por isso, se a ansiedade se tornar um hábito, ela pode trazer consequências para a nossa saúde. Em longo prazo, um metabolismo acelerado, oriundo de uma ansiedade crônica, gera um esgotamento que acaba resultando em manifestação de doenças psicossomáticas como a enxaqueca, gastrite, fibromialgia e até mesmo algumas disfunções cardiológicas.

  • Mas lembre-se que você é o responsável por suas decisões. Enquanto a depressão é o excesso de passado, a ansiedade é o excesso de futuro. Se você quiser viver em paz consigo mesmo e gozar de uma boa saúde, o melhor caminho é escolher viver no presente da forma mais plena possível.

  • Leia: 6 dicas para reduzir o estresse instantaneamente

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.

Website: http://alemdevaidade.com.br/

Ansiedade: 5 maneiras em que você é afetado

A ansiedade tem sido considerada o mal do século. Você sabe como ela pode afetar sua vida?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr