5 coisas importantes para um casamento harmonioso

Não existe uma só receita infalível (se é que existe uma) para um casamento feliz, porque as pessoas são muito diferentes umas das outras, mas algumas ideias gerais podem ajudar muito!

Luiz Higino Polito

Vou citar algumas dicas que acredito que sejam importantes para se ter uma vida a dois com sucesso. Não existe mágica. Existe sim é boa vontade e esforço de ambos os cônjuges para se ter uma família harmoniosa.

1. Tenha em seu lar a presença constante de Deus

Antes de assumir um compromisso tão sério como é um casamento, toda pessoa deveria orar muito a Deus para ter a certeza de que sua escolha é a melhor. Eu fiz isso. Eu queria sinceramente que o Senhor fizesse parte de minha escolha, para que Ele abençoasse o meu casamento.

Agora, o que eu acho que realmente faz com que certos casamentos sejam felizes, apesar de todas as dificuldades financeiras, doenças, morte de parentes, e tantos outros desafios terríveis, porém “normais” que ocorrem na vida de todos nós? É o fato de o Senhor unir realmente os cônjuges, pois tendo Deus selado tal união, a possibilidade do casamento perdurar é muito grande.

2. Tenha respeito pela opinião do(a) companheiro(a)

É muito comum as divergências surgirem no decorrer do casamento. Comigo não foi diferente.

Uma das coisas mais importantes no casamento é saber ouvir e respeitar a opinião da pessoa amada.

Advertisement

Isso ocorre principalmente quando começarem a vir os filhos.

As opiniões sobre a educação dos filhos podem ser muito divergentes e isso é muito comum entre um casal.

É preciso respeitar um ao outro, e na hora de tomar decisões sobre questões importantes, tais como a educação dos filhos, nunca se deve fazer isso na frente deles, pois isso pode deixar uma criança confusa e insegura. Conversem longe dos filhos e cheguem a um consenso. E depois ajam de acordo!

Quando a mãe fala “não”, por exemplo, o pai deve apoiar, mesmo que doa seu coração, para não tirar a autoridade de sua companheira! E vice-versa.

Com a minha experiência de tantos anos, vi que os filhos são muito espertos desde muito pequenos, e sabem muito bem manipular os pais para conseguirem o que querem. Fiquem espertos!

Advertisement

3. Não existe esposa e nem marido perfeitos

A esposa não deve esperar de seu marido as mesmas condições psicológicas e financeiras que seus pais têm. Tenha paciência, pois a vida e o aprendizado de vocês está apenas começando. Aprendemos ser pais, sendo pais!

O marido não deve esperar que sua esposa aja como a sua mãe. Ela é diferente da sua mãe e isso deve ser assim mesmo!

Estamos vivendo outra época. Antigamente a mulher fazia tudo na casa. A mulher não trabalhava fora.

Hoje em dia a maioria das mulheres trabalha, por isso dividam também os afazeres domésticos e a criação dos filhos. Façam disso um projeto a dois, e vocês verão com o tempo os resultados positivos desses momentos compartilhado a dois.

4. Nunca vá dormir “de mal” com o outro

Todo casal tem suas divergências, às vezes sérias. Não deixem que tais divergências fiquem para o dia seguinte. Paulo, um dos grandes pregadores do Evangelho de Jesus Cristo, alerta exatamente sobre isso, quando diz: “…não se ponha o sol sobre a vossa ira”. (Efésios 4:26)

Advertisement

Conversem sobre tudo. Diga ao seu cônjuge o que está sentindo. Ouça com o coração o que ele sente também. O diálogo é fundamental para um bom relacionamento.

O seu melhor amigo ou amiga com certeza deve ser seu marido ou esposa.

5. Faça do seu casamento um eterno namoro

Não é fácil de se fazer isso, porque muitas vezes os dois estão cansados e preocupados com os desafios da vida, mas os casais que conseguem fazer do matrimônio um eterno namoro, com certeza são mais felizes.

Por exemplo, reservem um dia da semana para vocês namorarem.

Isso é muito importante. O namoro nunca deve acabar após o casamento. Saiam juntos, passeiem, vão ao cinema. Não é preciso muito dinheiro para se ir a uma sorveteria, por exemplo.

Advertisement

E tente tratar sempre sua esposa ou marido com todo carinho e respeito.

Ter uma família feliz não é coisa fácil! Com o assustador número de divórcios que estamos vendo no Brasil, parece até que casamento feliz é exceção, mas existem muitos casais que são felizes e bem-sucedidos!

Seja um deles! Vale a pena!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!