5 dicas para o casal não ceder às tentações do divórcio

Siga estas 5 dicas valiosas e evite as tentações do divórcio no seu relacionamento.

Genário N. Costa

Mesmo em tempos de reconhecidos avanços tecnológicos e de inegáveis mudanças sociais, o casamento, bem maior da humanidade, deve ser tratado como o único evento do mundo que quanto menos se alterar sua originalidade mais poder ele terá para equilibrar a vida conjugal ante as incertezas do futuro. O casamento, embora destinado a unir casais para sempre, ou no mínimo, até que a morte os separe, também proporciona uma vida produtiva e de confortos justos a quem segue fielmente seus propósitos.

O segredo da felicidade no casamento é a constante vigilância sobre tentações estranhas a ele desde seu início. Todo cuidado é preciso com essas tentações enquanto sementes, porque depois que germinam, elas se desenvolvem por diferentes formas: divergências pessoais, agressões verbais, agressões físicas, traição e divórcio.

Leia: Os 5 estágios do divórcio

Quem quer que deseje ser feliz no casamento deve viver sempre se cuidando para nunca ceder às tentações do divórcio. Uma boa estratégia é seguir estas cinco dicas:

1. Nada escondam um do outro

Embora haja respeitáveis lições para fortalecimento do casamento, a mais importante delas exige que marido e mulher jamais façam algo pensando: disso minha mulher não precisa saber ou disso meu marido não precisa saber. Segredos nunca devem existir na vida do casal ainda que pareçam insignificantes.

Advertisement

2. Enxerguem-se como únicos

O marido, além de ser fiel, amoroso e justo com sua mulher, deve enxergá-la a mais bela, a mais perfeita, a mais competente, entre todas as mulheres. Nenhum alto salário, elevada vida social, poder e patrimônio, podem ter importância maior do que ela para o casamento.

A mulher, inobstante a sua indiscutível importância no lar, no trabalho e em responsabilidades gerais na sociedade, deve ter o cuidado para que essas coisas não a faça pensar em superioridade frente a seu marido. Esse marido é o seu rei, o seu ídolo, o seu herói, não há outro igual no mundo, só esse, e esse é seu.

2. Façam diariamente a declaração “EU TE AMO” um ao outro

Beijinhos ou abraços devem sempre existir entre o casal, nunca, porém, em substituição à declaração “EU TE AMO”. E nunca um falar “EU TE AMO” e o outro responder “EU TAMBÉM”, pois, “eu também” e “nada” são a mesma coisa.

Embora a declaração “EU TE AMO” mexa com a alma de marido e mulher, quando dita pelo marido é tão importante quanto providencial, pois, além de mexer com o cerne dela, serve também para deixá-la mais alegre, serve para encorajá-la em seus momentos difíceis, e serve até para aqueles dias do “tudo eu, tudo eu”.

4. Passeiem juntos sempre que possível

Não importa se o passeio é uma viagem internacional, uma visita ao shopping do centro da cidade ou uma volta na quadra, marido e mulher precisam desses passeios para não se aprisionarem às mesmices do que vivem no dia a dia.

Advertisement

5. Preparem surpresas um para o outro

Surpreender ao outro mesmo fora de datas especiais é importante, mas em datas de aniversários é necessário. Nesse particular, a mulher é atenta, criativa e surpreende exatamente pelos gostos do marido, mas o marido não tem os mesmos talentos. Há entre eles quem chega do trabalho para o aniversário de sua mulher carregando nos braços um pacote sem tamanho; na entrada de casa já começa a gritar: SURPRESA! Corre a coitada da mulher com o coração saindo pela boca de tanta expectativa, quando abre o presente – UM JOGO DE PANELA! Isso não pode acontecer, algo para a casa se oferece em outro momento, no aniversário, os presentes devem ser de uso e gosto pessoal; no caso do marido a sua mulher, pode ser uma joia ou uma roupa; se a grana anda curta, pode ser uma flor ou um bombom; se não tiver grana alguma, pode ser um beijo e um abraço, e pronto; vale a sinceridade.

Leia: Razões para evitar o divórcio

Toma un momento para compartir ...

Genário N. Costa

Casado, contador, aposentado, seguidor da religiosidade, dedicado ao bem estar dos necessitados. Sobre problemas familiares é autor de um livro e de outro que está em revisão disponível para publicação.