5 razões para ouvir música clássica

Você pode ouvir música clássica como um remédio para dor ou calmante para dormir melhor! Saiba mais.

Evelise Toporoski

A música tem o poder de despertar sensações e sentimentos. Pode lembrar de uma fase específica de sua vida, de um momento divertido com os amigos, de uma coreografia, um beijo, um casamento ou uma pessoa especial. Causar alegria, choro, vontade de gritar ou mexer o corpo todo.

Mas certo tipo de música tem o poder de acalmar e inspirar: é a música clássica. Pesquisadores vem listando os benefícios de ouvi-la, que vão além do que se imagina. Conheça alguns deles:

Leia: A música e a harmonia no lar

1. Recuperação em cirurgias

Um estudo no Reino Unido envolvendo 96 pacientes que ficaram acordados em pequenas cirurgias, foram divididos entre os que passaram pelo procedimento ouvindo música clássica e outros em silêncio.

Os que ouviram Beethoven, Vivaldi e Bach ficaram menos ansiosos e com a respiração mais lenta. Quando o paciente fica mais calmo, pode lidar melhor com a dor e se recuperar mais rapidamente.

Advertisement

2. Facilita o aprendizado

Um estudo britânico encomendado pelo aplicativo de música Spotify aponta que ouvir música clássica para estudar aumenta o desempenho dos estudantes em 12% nas provas de matemática. Os resultados variam em relação ao estilo de música e a disciplina.

Leia: Encher a vida de seu filho com boa música

Por exemplo, ouvir “Für Elise”, de Beethoven, ajuda a estudar por mais tempo e reter melhor as informações, segundo a psicóloga britânica Emma Gray, em entrevista ao jornal Metro.

3. Evita perda de memória

Um estudo finlandês realizado com 48 pessoas que ficaram cerca de 20 minutos ouvindo Mozart apontou que enquanto ouviam a atividade no cérebro das células produtoras de dopamina.

Segundo Irma Jarvela, uma das autoras do estudo, o aumento de atividades dessa célula tem efeitos preventivos em doenças neurodegenerativas, como Parkinson ou Alzheimer.

Advertisement

4. Calmante sem restrições

Música clássica também serve para quem tem dificuldade de dormir ou relaxar – faça o teste! Pelo menos uma hora antes de dormir desligue a televisão, celular, as luzes e ouça Mozart, Chopin ou Bach.

Um estudo com 52 mulheres acima de 70 anos mostrou que elas conseguiam relaxar e dormir mais rápido e não acordar tantas vezes à noite quando ouviam música clássica antes de dormir.

5. Faz bem para os bebês

Uma revista de pediatria divulgou em 2010 um estudo israelense que expôs 20 bebês prematuros a 30 minutos de Mozart diariamente. Em comparação a outro grupo que não ouvia música, os bebês que ouviam Mozart ganharam peso mais rapidamente. Sabe como? Eles relaxavam e ficavam mais tempo em repouso, o que garantia menos gasto de energia e o ganho de peso.

Leia: 7 benefícios da música para as crianças

Aproveite os benefícios para a mente e o corpo de ouvir uma música tão agradável!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!