7 sinais de que está na hora de terminar um relacionamento

Você anda se perguntando se já não está na hora de colocar um ponto final na relação? Aqui estão algumas razões importantes que indicam que você pode estar certo.

Wendy Jensen

Nossa jornada em relacionamentos pode ser muito difícil. Em um momento você está apaixonado, e no outro seu namorado ou namorada faz algo que faz você duvidar de tudo.

A maioria de nós provavelmente já esteve em um relacionamento que não estava indo para lugar algum. Divergências ou diferenças de personalidade podem tornar a relação difícil, mas isso significa que esteja na hora de acabar? Talvez sim, já que uma “pesquisa mostra que a grande maioria dos americanos (64%) já enfrentou o término de um relacionamento de longo prazo.” (Today.yougov.com)

Leia: Divórcio: quando é hora de dizer basta

Como você realmente sabe quando é hora de terminar? Há razões válidas para ir na direção oposta? Se o seu relacionamento tem um ou vários destes problemas, pode ser necessário terminá-lo o mais cedo possível:

Seu namorado ou namorada não apoia suas metas

Uma parte importante de um relacionamento, especialmente de um casamento ou um namoro que caminha para o casamento, é apoiar um ao outro. Se você tem metas em relação aos estudos, trabalho, atividades criativas etc. que seu companheiro não apoia, você pode precisar avaliar atentamente o resto do relacionamento. Relações amorosas de longo prazo geralmente levam ao casamento, mas se ele não quer lhe ajudar a atingir seu objetivo, você sentirá falta de alguém ao seu lado que deveria ser o seu torcedor número um. É mais provável que ele seja um obstáculo para o seu futuro.

Advertisement

Você não consegue confiar nele(a)

Este é um grande sinal de alerta. A confiança é um dos fatores mais importantes na relação. Se você suspeita que ele esteja mentindo para você sobre onde esteve, ou sobre como usa seu tempo, ele provavelmente está. Se você não consegue acreditar nele, você estará sempre desconfiado, e isso irá atrapalhar seu relacionamento.

Leia: Por que sempre me apaixono pela pessoa errada?

Você está sendo traído(a)

Se você pensa que foi “só um deslize”, é bem provável que esteja errado. Trair é um hábito. Quem não consegue ser fiel durante o namoro, não vai conseguir ser fiel depois do casamento. A razão para trair tem muito pouco a ver com você, mas tudo a ver com o traidor. Nada que você faça vai fazê-lo parar – é uma decisão que tem que partir dele.

Você tem sido física, emocional ou sexualmente abusada por seu companheiro

Se você está sendo abusada de alguma forma em seu relacionamento, você precisa SAIR dele AGORA. Você não merece ser agredida, xingada, estuprada ou menosprezada. Relacionamentos exigem respeito mútuo e amor, ainda que vocês discutam de vez em quando. Não pense, nem por um instante, que você merece ser abusada ou que a culpa seja sua. Encontre um amigo ou membro da família que possa ajudá-la a sair dessa terrível situação. Não se iluda pensando que um pedido de desculpas será o fim do abuso. Ele voltará a ocorrer.

Vocês não têm os mesmos objetivos de vida

Se você quer formar uma família e ela não, ou se ele não quer se casar e você sim; ou se qualquer uma de suas escolhas de vida mais importantes não se alinham, vocês não formarão um bom casal. Um de vocês vai sempre acabar decepcionado e insatisfeito. Você não pode mudar alguém para satisfazer sua vontade, da mesma maneira que não deveria ter que sacrificar as coisas que lhe são mais importantes para satisfazer a vontade de alguém.

Advertisement

Você sente que há algo errado

Ouça a sua voz interior. Se ela está lhe dizendo que algo está errado, ou não parece correto, é bem provável que seja isso mesmo. Talvez não seja realmente amor, ou talvez você sinta como se estivesse acomodado na relação, por medo de acabar ficando sozinho pelo resto da vida. Talvez haja algum outro fator desconhecido sobre o qual sua intuição está tentando lhe avisar. Nossa intuição pode nos proteger de situações potencialmente perigosas. É melhor dar ouvidos a ela, mesmo que você não consiga enxergar um motivo justo no momento.

Leia: Quais são os sinais de uma traição?

Seus valores não se alinham

Talvez você tenha um forte caráter moral, enquanto seu namorado ou namorada adotou o estilo “vale tudo” ou “o que importa é o agora” de viver. Algumas coisas até podem ser contornadas, ou vocês podem chegar a um consenso sobre elas; outras, de maneira nenhuma. Muitos procuram pessoas com crenças religiosas semelhantes para se relacionar. É essencial falar sobre os valores que são importantes na sua vida. Se vocês não têm uma base comum, ou pelo menos respeito pelos valores um do outro, o relacionamento não vai funcionar a longo prazo.

As relações amorosas podem chegar ao fim por várias razões. Outras pessoas conseguem resolver as diferenças e construir, juntas, um relacionamento mais forte. Porém, é essencial que vocês se sintam amados, apoiados, seguros e tenham confiança mútua, amor e respeito um pelo outro. Mesmo que terminar um relacionamento seja difícil, viver uma vida insatisfeita é pior. Encontre alguém que realmente seja a sua cara-metade.

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 7 signs that it’s time to break up

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Wendy Jensen

Wendy é mãe de 6 filhos, 3 meninos e 3 meninas. Ela gosta de ler, cozinhar, fazer as pessoas felizes e ficar em família. Ela espera que seus artigos inspirem e elevem aqueles que os lerem.