Natal: revivendo as tradições de família

O Natal é uma data repleta de tradições. E a sua família tem alguma tradição? Veja algumas das tradições mais comuns no Natal brasileiro.

Mariana Cruz de Assis Rocha

O Natal é uma das datas festivas mais significativas para o cristão. Comemorar o nascimento de Jesus e a espera do Papai Noel trazem um toque de magia para esse dia tão esperado. Não existe idade para comemorar essa data. Podemos ser crianças, jovens, adultos ou idosos que o Natal não perde o seu significado tão especial.

Todos gostam de se reunir com familiares e amigos para juntos rezar, conversar, trocar presentes e comemorar. O espírito natalino é tão forte no Brasil, que um mês antes do Natal já é possível ver nas ruas, casas, escolas e shoppings enfeites anunciando que o grande dia está chegando.

Em cada lugar do mundo se comemora o Natal de uma maneira. Às vezes nem é preciso ir tão longe. Cada família tem o seu jeito de comemorar o Natal. São as tradições de Natal. Não sei se você sabe, mas as tradições são de grande importância para uma família, especialmente se tiver crianças. Isso porque as tradições nos liga aos nossos antepassados e estreitam os laços de relacionamento, dando às crianças o sentimento de fazer parte de um contexto muito maior.

Leia: Natal em família: O melhor Natal do mundo

Então, vamos reviver algumas tradições de família que vemos com frequência nos dias de hoje.

Advertisement

1. Fazer a decoração de Natal

Preparar a decoração de Natal pode ser muito divertido. Marque um dia com todas as pessoas de sua casa, para que juntos vocês façam a decoração de Natal. Vocês podem dividir as tarefas – uma pessoa fica responsável pela árvore, outra pelo presépio, outra pelos enfeites de porta – ou então fazer cada tarefa com a participação de todos. Com certeza essa tradição, além de servir para confraternizar com a família, faz com que as crianças fiquem encantadas com o resultado final.

2. Amigo oculto

Essa brincadeira é muito comum no Brasil na época de Natal. Hoje em dia, existem várias versões do amigo oculto. A mais tradicional é a de sortear o nome da pessoa a quem daremos o presente com antecedência e na hora da brincadeira dar dicas para que os demais participantes adivinhem quem é a pessoa. Mas, se a gente pesquisar um pouquinho na internet, encontramos diversas versões mais modernas. A brincadeira vale muito a pena, porque com o amigo oculto compramos apenas um presente para o sorteado ao invés de comprar para todos que estarão na comemoração. Isso sem contar que a brincadeira sempre rende boas risadas.

Leia: 6 ideias de presentes artesanais de Natal

3. Ajudar pessoas que precisam

Antes do Natal, uma tradição muito bonita e que tem muitos adeptos é a de ir a locais como asilos, orfanatos ou abrigos para ajudar as pessoas que precisam. Podemos doar roupas, comida, brinquedos ou simplesmente o nosso tempo. Essa tradição é muito especial porque traz para nossa vida o verdadeiro sentido do Natal.

4. Jogos de Natal

Se você tem crianças em casa, que tal fazer com elas uma dinâmica de Natal? É simples, fácil e muito educativo. Você pode, por exemplo, definir para cada dia da semana, uma boa ação que tenha relação com o Natal e pedir para as crianças praticarem a ação o máximo de vezes que conseguirem naquele dia. No final do dia vocês sentam juntos e conversam sobre os resultados. As crianças se divertem, aprendem o quão importante são essas atitudes e incorpora o real espírito natalino antes da esperada noite de Natal.

Advertisement

5. Músicas de Natal

Todo Natal tem que ter músicas próprias de Natal. Se a família é tímida e não tem ninguém que se arrisque na cantoria, separe aquele CD que tenha músicas natalinas, ou faça uma seleção de músicas no pen drive, para tocar nesse dia tão especial. A música nos ajuda a criar um clima bom para a confraternização que virá.

6. Ceia ou almoço de Natal

A ceia ou almoço de Natal é o momento mais aguardado do Natal. A reunião em si carrega várias outras tradições – que vão desde a escolha do dia para comemorar o Natal ao prato principal que nunca pode faltar. Para que a confraternização tenha um significado ainda mais especial, é importante que toda a família se mobilize para realizar a ceia ou almoço. E lembre-se, é muito importante envolver as crianças na preparação. Elas se sentirão realizadas ao verem que estão contribuindo para este momento tão especial.

Se sua família ainda não tem uma tradição de Natal, crie-a. As tradições se perpetuam no tempo, gerando, no mínimo, lembranças gostosas de tempos passados. Além disso, elas unem cada vez mais a família. Seguir as tradições natalinas é a certeza de que nós teremos um Feliz Natal.

Leia:

Toma un momento para compartir ...

Mariana Cruz de Assis Rocha

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.