É normal sentir inveja?

Muitas vezes nos sentimos mal ao sentir inveja das conquistas de outras pessoas. Mas não se preocupe, sentir inveja é absolutamente normal e se você souber usar a inveja de forma positiva, ela poderá ser sua grande aliada.

2,544 views   |   42 shares
  • Se buscarmos no dicionário o significado da palavra inveja, veremos: "o desgosto pelo bem alheio" ou ainda, o "desejo de possuir o que o outro tem". Essas definições carregam um sentido pesado e talvez, por isso, esse sentimento é considerado um dos sete pecados capitais.

  • Leia: Os 7 pecados capitais no matrimônio

  • O problema é que a inveja é algo inerente ao ser humano. E em algum momento de nossa vida, com mais ou menos intensidade, todos nós já sentimos inveja. É aí que está o grande problema. Junto com a inveja vem o sentimento de culpa e uma sensação ruim. Essa sensação ruim, provavelmente, é sentida porque a inveja traz uma frustração por não ter alcançado algo que você quer muito enquanto outra pessoa já alcançou.

  • Mas é importante ficar claro que nem sempre quando sentimos inveja de alguém desejamos que a pessoa perca o que ela conquistou. Ao contrário, muitas vezes ficamos realmente felizes, porém, isso não impede nossa frustração por ainda não ter conquistado aquilo. Esse tipo de sentimento, onde não se deseja o mal ao próximo, é absolutamente normal. Mas devemos ficar atentos para que ele não faça mal a nós mesmos.

  • Como usar a inveja a seu favor

  • Se em algum momento você percebe que o sentimento da inveja está se aproximando de você, quando você toma conhecimento sobre a conquista de alguém, fique atento. Não deixe que a inveja lhe faça mal.

  • Leia: 12 doenças causadas ou acentuadas pelo rancor

  • Se você cultivar pensamentos que você não tem sorte, ficar inerte, reclamando e sofrendo por nunca conseguir alcançar os seus sonhos, você vai acabar com sua autoestima de uma vez por todas.

  • Nosso maior objetivo não deve ser "não sentir inveja", mas sim saber como usá-la de forma positiva. Ao invés de nos entregarmos a esse sentimento e deixar que ele nos faça mal, transforme a inveja em sua aliada. Para isso, siga esses dois passos.

  • 1. Entenda o caminho que a pessoa trilhou para chegar onde queria

  • Muitas vezes, quando falamos das conquistas de outras pessoas julgamos que ela só conseguiu aquilo por sorte ou vontade do destino. Não tentamos entender o caminho que a pessoa trilhou e o trabalho que ela teve para chegar aonde chegou. Os obstáculos, as dificuldades e os fracassos que antecederam a vitória não são considerados.

  • Advertisement
  • Então, antes de achar que as coisas não acontecem para você porque você não tem sorte, questione o que você tem feito de diferente para alcançar o que deseja. No caminho para a sua conquista só a sorte não adianta. É necessário trabalhar duro e de forma incansável, mas mesmo assim, você estará sujeito a amargar alguns fracassos. Não se preocupe, os fracassos irão deixar a sua vitória ainda mais saborosa.

  • 2. Use o exemplo para se motivar

  • Ver que uma pessoa igual a você alcançou um sonho, seja ele qual for, não deve lhe fazer sentir para baixo, ao contrário, deve lhe motivar. Afinal, se uma pessoa consegue passar em um bom concurso, fazer uma boa viagem, comprar um carro ou um apartamento, emagrecer, você também pode conseguir.

  • Converse com a pessoa que já conquistou sobre o caminho que ela teve que percorrer, tente entender os esforços que ela fez e busque, no exemplo dela, a motivação para que você consiga ir atrás dos seus objetivos. Dessa forma, você vai ficar mais forte para superar a cada dia seus pequenos obstáculos, levantar dos seus tombos, e então conseguir alcançar seus objetivos.

  • Seguindo esses dois passos você pode fazer da inveja um impulso para agir em busca de seus objetivos. Só assim, você conseguirá entender que planejar e alcançar o sucesso faz muito bem para qualquer ser humano.

  • Leia: 3 meios de parar definitivamente de ter inveja de outras mulheres

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mineira nascida e criada em Belo Horizonte, ama viajar e estar próxima de sua família e amigos. Casada e apaixonada pelo marido, vive em eterna busca pelo auto-conhecimento. Acredita que o melhor investimento na vida de qualquer pessoa é aquisição de novos conhecimentos. Apaixonada por ler e escrever, adora dividir seu conhecimento e suas experiências em seu site sobre o mundo feminino, com a certeza de que pode fazer a vida das pessoas mais feliz. Formada em Direito e Servidora Pública do Estado de Minas Gerais.

Website: http://alemdevaidade.com.br/

É normal sentir inveja?

Muitas vezes nos sentimos mal ao sentir inveja das conquistas de outras pessoas. Mas não se preocupe, sentir inveja é absolutamente normal e se você souber usar a inveja de forma positiva, ela poderá ser sua grande aliada.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr