Quatro passos para ensinar os filhos a serem obedientes

Este artigo apresenta quatro sugestões sobre como ensinar a importância da obediência aos filhos para que possam tomar boas decisões e ser bons agentes de suas próprias vidas. 

26,714 views   |   1,499 shares
  • Vivemos em um mundo onde os valores morais estão desaparecendo, onde é muito fácil para os filhos serem enganados pela tendência de que desobedecer aos pais "está na moda". Muitos pais se perguntam como podem ensinar aos filhos as vantagens da obediência, assim como reconhecer que a desobediência sempre trará desvantagens. Geralmente, sabe-se que a obediência tem como consequência a felicidade e paz absolutas, enquanto a desobediência traz dúvidas, medo e falta de confiança nas pessoas. Quanto mais cedo pudermos ensinar este princípio aos nossos filhos, maiores serão as recompensas que eles irão alcançar em suas vidas. A seguir, revelo quatro princípios morais que, como pais, devemos ensinar aos nossos filhos, para que eles possam decidir com prudência qual é o melhor caminho a seguir:

  • Leia: Porque seu filho não merece um palmada

  • 1. Evitar pegar atalhos

  • A maioria das pessoas desobedientes sempre chega antes porque pega atalhos, conhece mil rotas alternativas, não aceita regras ou simplesmente as ignora e no final pensa ser vencedor: acham que são melhores porque conseguem tudo sem esforço algum, porque fazem coisas que de alguma forma os torna superiores, populares, lhes traz sucesso e vão adiante. Temos que ensinar nossos filhos a ver um padrão nestes casos: geralmente o que vem fácil, vai fácil. Não é tão difícil encontrar exemplos ao nosso redor em que alguém é obediente e, ao contrário dos anteriores, está disposto a aceitar os desafios, disposta a aprender e entende que tudo requer paciência antes de render resultados. Devemos ensinar nossos filhos a se esforçar para seguir o caminho que irá levá-los a conseguir as coisas com honestidade e sinceridade.

  • 2. Buscar sabedoria

  • Pessoas obedientes não escolhem seguir apenas as regras que lhes convêm, apenas um caminho é avistado e o caminho certo os mantêm firmes. Além disso, eles respeitam a experiência de quem foi antes deles e obedeceram e houve consequências e privilégios. Eles têm prazer de seguir os bons exemplos.

  • Leia: Os 7 pecados capitais que podemos estar cometendo com a infância de nossos filhos

  • 3. Tomar suas próprias decisões

  • Advertisement
  • A maioria das pessoas populares correm para onde as multidões estão, e mede suas decisões de acordo com elas. Elas fazem o que todos fazem, mas com o tempo percebem quantos erros, decepções e perder foram as consequências de terem sido desobedientes ao longo de suas vidas, mas o que mais pesa é que outros decidiram por eles como ser. No entanto, as pessoas obedientes tomam decisões por si mesmos, mesmo que eles sejam os únicos fazendo o que é certo e sejam objetos de crítica ou ridicularização.

  • 4. Fazer o certo especialmente quando ninguém estiver olhando

  • O caminho da obediência é sempre mais claro e seguro, ampliando a possibilidade de passos prudentes e seguros. Neste caminho não há quase ninguém, o caminho é firme, lá amanhece, o sol brilha ao meio dia e quando o entardecer reflete sua luz para irmos embora, damos lugar a noite calma e um novo amanhecer com esperança. Fazer o que é certo também inclui fazer o bem mesmo quando ninguém está vendo nossas ações.

  • Quando os filhos entendem que não há dois caminhos, mas apenas um que os conduz ao bom e verdadeiro sucesso, e que o outro é apenas uma miragem, os pais têm uma maior oportunidade de guiá-los para que possam tomar as decisões que os levarão a uma vida plena. Uma vida onde sempre se dá mais do que se recebe, mas o que você recebe sempre é o suficiente.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierinado original Cuatro pasos para enseñar a los hijos a ser obedientes

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Quatro passos para ensinar os filhos a serem obedientes

Este artigo apresenta quatro sugestões sobre como ensinar a importância da obediência aos filhos para que possam tomar boas decisões e ser bons agentes de suas próprias vidas. 
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr