Como detectar vazamentos no forno de micro-ondas

Evite acidentes no lar com estas medidas simples e práticas.

26,409 views   |   61 shares
  • Outro dia fiquei observando o meu filho de 5 anos. Ele pegou um copo de leite e foi esquentar no forno de micro-ondas, colocou o copo dentro, fechou a porta do forno e apertou ligar. No tempo em que o copo ficou dentro do forno para aquecer o leite, ele ficou junto à porta, olhando o copo de leite, ficou juntinho mesmo, encostado observando o processo.

  • Fiquei pensando que na possibilidade de o aparelho estar com problemas, ou seja, vazando as micro-ondas (radiação) pelas aberturas laterais da porta, poderia causar danos ao meu filho, ou a mão de qualquer pessoa que fique junto ao equipamento no momento em que ele está funcionando.

  • Então, como detectar vazamento em forno de micro-ondas?

  • A maneira técnica de saber se seu equipamento tem vazamento de radiação é inspecionar com um aparelho chamado de Medidor de Radiação, ele é encontrado em oficinas de reparo e o teste é feito em no máximo um minuto.

  • Mas também é possível saber realizando um teste prático e bem fácil em sua própria casa.

  • Primeiramente, o forno de micro-ondas aquece a água através de ondas... micro-ondas, certo? Já está implícito no nome.

  • 1. Coloque uma maçã em cima da porta dividindo entre a porta e o micro-ondas com a porta fechada e ligue por 1 minuto, se ela cozinhar é porque estão escapando as micro-ondas.

  • 2. Outro teste é colocar um telefone celular dentro do micro-ondas, fechar a porta e ligar para esse telefone celular (não ligue o micro-ondas!). Se o aparelho receber a chamada, o forno de micro-ondas está com vazamento em sua blindagem, pois permitiu que as ondas do celular funcionassem. Se o aparelho de telefone não receber a chamada, o aparelho de micro-ondas está em ordem.

  • Se o forno estiver com vazamento de micro-ondas ou se por qualquer motivo você tiver algum receio de fazer o teste, leve a uma assistência técnica para que o reparo em sua vedação seja feito e você não correrá mais nenhum risco na utilização deste equipamento tão útil nos lares hoje em dia.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Márcio R. Patelli é pai, marido e SUD. Formado em eletrônica pelo Centro Paula Souza, atua como professor de eletrônica e é responsável por sites de bem estar e fortalecimento familiar.

Website: http://www.noticiassudbrasil.blogspot.com

Como detectar vazamentos no forno de micro-ondas

Evite acidentes no lar com estas medidas simples e práticas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr