7 dicas para vencer a insegurança

Dependendo de como fomos criados, podemos ser muito ou pouco inseguros, mas ninguém escapa da insegurança em algumas situações da vida.Como vencer a insegurança?

Luiz Higino Polito

Em outro artigo que escrevi, 5 hábitos que podem mudar o jeito de como você se vê eu disse que podemos melhorar muito nossa autoestima desenvolvendo hábitos saudáveis.

A insegurança tem tudo a ver com nossa autoestima. Se queremos ser mais seguros, precisamos melhorar nossa autoestima.

A maneira como fomos criados tem parcela muito grande na nossa personalidade, mas em vez de ficarmos nos lamentando e nos autopunindo por não termos tido a “sorte” de termos nascido numa “família perfeita” (o que na não existe), podemos nos esforçar a partir de agora para melhorar nossa vida e sermos mais seguros.

Podemos sentir insegurança em tantas situações da vida, que é impossível alistar todas, e se chegarmos a um ponto de sentirmo-nos totalmente paralisados pela insegurança, já é caso para se buscar ajuda especializada. Psicólogos podem ajudar muito, caso a sua insegurança chegue a níveis altos demais, mas muitas vezes, não é caso para tanto, e nesses casos mais leves de insegurança, algumas dicas podem ajudar muito.

Leia: Como superar a insegurança

Advertisement

1. “A vida é para ser vivida, e não para ser sofrida”

Essa frase-feita, ou provérbio popular antigo, tem muito de verdade. Muitas vezes levamos a vida a sério demais, achamos que todos estão nos observando, que a gafe que cometemos ninguém vai esquecer mais, que a roupa que vestimos está muito simples, que não vamos falar direito numa entrevista de emprego, que vamos fazer feio no encontro que marcamos com alguém, e tantas outras inseguranças! Por isso, lembre-se: “A vida é para ser vivida, e não para ser sofrida” – a não ser que você seja um masoquista, mas aí já é outra história…

2. Aprenda a relaxar

Essa dica parece muito simplória, mas não é: muita gente vive em constante estado de ansiedade! Estas pessoas parecem uma bomba prestes a explodir. Claro que a insegurança tem peso muito grande na vida destas pessoas, porque elas não aprenderam a relaxar. E como se relaxa?

Relaxa-se praticando esportes, correndo ou andando regularmente a pé ou de bicicleta, aprendendo a respirar correta e profundamente. Relaxa-se melhor ainda estudando sobre a “arte do relaxamento e da meditação”. A internet tem tantas coisas a respeito disso que é desnecessário entrar em detalhes neste artigo.

Leia: 12 ideias para vencer a insegurança

3. Pensar corretamente

Não é só pensar “positivamente”, ser otimista, evitar pensamentos negativos e deprimentes. É mais que isso: pensar corretamente é você saber e ter certeza de que você não é inferior ou superior a ninguém, mesmo que você seja pobre ou tenha algum problema incapacitante.

Advertisement

Todos somos basicamente iguais, e com boa vontade e com força de vontade (porque só com vontade não resolve), podemos atingir os objetivos que queremos atingir. Respire fundo e acredite em si mesmo, pois você é único: ninguém fará ou realizará as boas coisas da maneira que só você poderá fazer!

4. Mudanças

Não tenha medo de mudanças! Aliás, as únicas coisas permanentes, são as mudanças,ou como disse alguém em tom de brincadeira, “tirando-se o motorista, o resto é tudo passageiro”.A vida muda toda hora, não tenha medo. Não se sinta inseguro por se sentir diferente a cada dia: na verdade somos mesmo, porque, diariamente, milhões (ou bilhões) de células de nosso corpo mudam: caem as velhas células e nascem novas!

5. Prepare-se bem para cada situação

Grande parte do medo e insegurança, vem do despreparo Quando se tem de fazer uma redação, por exemplo, se não se preparou antes, o medo vai bater forte… Então se prepare com antecedência para todos os desafios, e assim você sentirá muito menos insegurança.

6. Aprenda a ter fé

O agricultor, para plantar, precisa de fé que o que ele plantar vai nascer, crescer, e que ele vai poder colher. Senão ele nem planta! Fé é acreditar numa coisa futura que não podemos ver, mas que com o poder do pensamento, podemos visualizar em nossa mente. E com nossa emoção, podemos dar “vida” a esse pensamento. Quanto maior for sua fé, tanto maior será o seu sucesso em tudo na vida!

7. Acredite que estamos equipados para a vida

Gosto demais de um texto, escrito há muito tempo, por um autor desconhecido, chamado “Equipamento“, que diz o seguinte:

Advertisement

Imagine para si mesmo

Que você tem tudo o que os grandes homens tiveram:

Dois braços, duas mãos, duas pernas, dois olhos

E cérebro para ser usado, se você for sábio.

Portanto, inicie a escalada e diga: EU POSSO!

Advertisement

Examine-os cuidadosamente, os sábios e grandes:

Eles tiram o seu alimento de um prato comum,

E usam facas e garfos semelhantes;

Com laços parecidos eles amarram seus sapatos.

O mundo os considera bravos e espertos,

Advertisement

Mas você tem tudo quanto eles tinham quando começaram.

Você pode triunfar e chegar à habilidade.

Você pode ser grande, se apenas o desejar.

Você está bem equipado para qualquer luta que escolha.

Você tem pernas e braços e um cérebro para usar,

Advertisement

E o homem que realizou grandes feitos

Não começou sua vida com nada mais que você.

Você é o obstáculo que você mesmo terá que enfrentar,

Você é aquele que terá que escolher seu lugar.

Você terá que dizer para onde deseja ir.

Advertisement

E até onde estudará para conhecer a verdade.

Deus o equipou para a vida, mas Ele deixa você decidir o que deseja ser.

A coragem tem de vir de dentro da alma,

O homem tem que fornecer a vontade de vencer,

Assim, imagine para si mesmo

Advertisement

Que você nasceu com tudo o que os grandes têm tido.

Com o seu equipamento, todos eles começaram.

Elimine o temor, e diga:EU POSSO!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!