A chave para não prejudicar os outros: seja prudente com suas opiniões

Você nunca poderá ser completamente feliz se dá às opiniões dos outros mais importância que às suas.

Erika Otero Romero

Uma frase popular diz: “Opinião é igual nariz: todo mundo tem uma“; e é muito certo. Não há mal nenhum em dizer o que pensa sobre algo; se perguntam, é porque lhes interessa o que você tem para dizer. O ponto é que é nosso dever saber como dá-la, pois podemos ferir emocionalmente, sem querer, a pessoa interessada.

Já fomos todos vítimas de uma situação semelhante, uma situação que não tem qualquer prudência e que nos magoa profundamente.

Por exemplo: suponha que quer comprar uma calça e vai em companhia de uma amiga. Você precisa de uma opinião sincera para saber como fica a peça. Você sai do vestiário e começa a sentir-se desconfortável sob olhar perspicaz de sua amiga. De repente, ela diz: “Não disse que você é muito magra? Não sei, com sinceridade você parece um cabide para roupa. Não o vestiu, pendurou”.

A sua reação é surpreender-se, e de quem não seria? Você sabe que a sua amiga é muito direta, mas até ela sabe que passou dos limites com o comentário. Você volta para o vestiário, tira a roupa muito desanimada e sai do provador fingindo um sorriso. Sim, sabe que perdeu peso porque o semestre foi muito difícil, mas nunca esperou semelhante apreciação.

Tudo é motivo para dar uma opinião, às vezes sem que seja pedida. O problema não é o que se diz, mas como se diz; e é nisso que as pessoas falham.

Advertisement

Ninguém é infalível, já aconteceu a cada um. O que podemos fazer para evitar prejudicar alguém com nossas opiniões é pensar antes de falar. Ora, se o que queremos é evitar que a opinião dos outros nos prejudique, bem podemos ter em conta vários pontos:

1 Está fora da nossa capacidade agradar a todos

Sendo todos tão diferentes, é natural que alguns de seus gostos não se encaixem com os dos demais. Você não é igual a ninguém, nem sequer ao seu irmão gêmeo, se tiver um. Isso não tem de ser um problema para você ou para a pessoa que pensa e sente de forma diferente de você.

Só há uma coisa a fazer: pedir respeito e tratar com respeito os outros. Além disso, pode sempre afastar-se das pessoas que não têm tato para dizer as coisas, seja quem for, o que importa é que não permita aos outros ultrapassar os limites de convivência que toda relação deve ter.

2 Você não pode controlar o que os outros pensam de você

E é por isso que não vale a pena dar importância a um comentário feito por alguém que talvez nem conheça.

3 O que se pensa de alguém muda com o tempo

Assim mesmo. É o que acontece com as lembranças, elas mudam com o tempo e com as experiências da vida. Então, quem acha que você é desagradável hoje pode se sentir atraído por você amanhã. Isso não quer dizer que deva sentir o mesmo; isso já é uma decisão sua. Talvez suas opiniões sobre os outros e sobre as coisas também mudem.

Advertisement

4 Você tem poder sobre aquilo que lhe afeta

É muito importante saber disso. Assim como as opiniões de certa pessoa vão doer mais que as de outras; você também pode controlar o que permite que lhe incomode ou doa.

Só se consegue isso com um pouco de prática; com o tempo, você só dará importância àquilo que lhe servir, da opinião dos outros, porque será o único beneficiado ou prejudicado com o que fizer de sua vida.

5 São uma perda de tempo

Algumas opiniões não são dadas com boas intenções. Seja como for, dar-lhes importância, mais do que merecem, é uma perda valiosa de atenção e de tempo.

Como se não bastasse, as opiniões negativas podem desviá-lo do que realmente é importante; a sua relação, sua família, seu emprego e até a sua saúde.

6 Pegue o que for bom e jogue fora o que for mau

Sejamos francos, há boas e más opiniões. De ambas, escolha a que seja uma chamada de atenção para evoluir, para melhorar e que lhe torne uma melhor versão de si mesmo.

Advertisement

Pedir uma opinião é buscar aprovação

Todos nós queremos nos encaixar em um grupo, é natural. Ninguém quer ficar de fora, seja em um lugar ou grupo. É também um fato que, por isso, podemos querer buscar a aprovação destes. A situação é que nem sempre vamos conseguir, e temos que aprender a lidar com isto.

O importante é que enquanto o seu amor-próprio for forte e não vacilar à primeira observação negativa, você vai poder manter-se de pé.

Não é de todo benéfico mudar sua maneira de ser para agradar a alguém; para ter sua aprovação. Melhor ainda, as pessoas apreciam e valorizam mais que você seja genuíno, sem poses nem máscaras; que podem cair e nos deixar em evidência. É melhor mostrar quem você é de verdade.

Lembre-se, as opiniões dos outros são construídas com metade de você. Não lhes dê mais importância do que têm, pegue o bom e deixe o negativo e não pense muito nisso, porque vai acabar perdendo o que realmente vale a pena.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La clave para no dañar a los demás: sé prudente con tus opiniones

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.