A ciência finalmente explica por que você nunca deve ir dormir brigado com seu parceiro

Os conflitos nas relações matrimoniais são totalmente normais, no entanto, você deve aprender a não ir para a cama zangada com o seu parceiro. A ciência explica o porquê.

Adriana Acosta Bujan

A maioria das brigas de casal deixam sequelas no futuro, apesar de poder existir uma reconciliação e um perdão, a mente se encarrega de armazenar essas lembranças que causam dor.

Um velho conselho das avós é “nunca vá dormir brigado com seu parceiro”, poderíamos pensar que é lógico resolver os problemas antes de deixar as coisas inacabadas. No entanto, também existem crenças de que o melhor seria deixar os conflitos por resolver, já que, ao dormir, o cérebro se encarrega de pensar nas possíveis soluções.

No entanto, sentimentos como raiva, irritação e desejo de vingança podem destruir uma pessoa mesmo enquanto ela dorme.

São duas posições opostas, mas, felizmente, a ciência finalmente se encarrega de explicar qual é a postura que devemos tomar. Se deseja uma verdadeira reconciliação com seu parceiro.

Uma investigação conduzida pelo Dr. Yunzhe Liu, de neurociência no University College, realizou uma experiência ao colocar 73 homens para que observassem 26 fotografias neutras, dos rostos das pessoas. O que significa que não estavam associadas com emoções positivas ou negativas.

Advertisement

A mostrar as fotografias neutras, intercalavam uma imagem perturbadora, como fotos de cadáveres, crianças chorando e feridos. Assim, os homens aprenderam a associar cada fotografia dos rostos com uma imagem desconcertante.

Depois, os pesquisadores pediram aos participantes para esquecer as memórias das fotografias perturbadoras, mostrando-lhes apenas as fotos dos rostos. O estudo comprovou que as fotos perturbadoras ficam armazenadas no cérebro e não se conseguem esquecer.

Os pesquisadores deixaram os homens descansar durante uma noite, para comprovar que o sono pode fazer com que seja mais difícil de as pessoas se esquecerem de lembranças que elas prefeririam não lembrar (perturbadoras, dolorosas, angustiantes).

Chegou-se à conclusão de que se trata de um transtorno de stress pós-traumático (tipo de ansiedade) que pode ocorrer quando as pessoas experimentaram um trauma emocional que envolve uma ameaça em suas vidas, portanto, as pessoas não conseguem suprimir as memórias dolorosas.

O sono ajuda as pessoas a processar a informação do dia e armazena-se na memória, pelo que as memórias negativas são mais difíceis de apagar e deixaram um sentimento desconcertante, inquietante ativando outras áreas das emoções como o medo, tristeza, dor, entre outros.

Advertisement

Estudos sugerem que as pessoas devem tentar resolver qualquer conflito antes de ir para a cama e não deixar emoções, como a raiva, serem armazenadas na mente.

Leia: Como se livrar de ir dormir na casinha do cachorro

Graças ao estudo, podemos ter claro que é melhor resolver as brigas antes de dormir, já que não se deseja que as emoções negativas alterem a memória do ser amado. É por isso que é muito mais fácil recordar acontecimentos ou experiências dolorosas do que as de felicidade.

Leia: 8 dicas para convidar o sono e dormir melhor

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La ciencia finalmente explica porque nunca debes ir a dormir peleado con tu pareja

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.