A diferença entre um bom e um mau momento é a sua atitude ao enfrentá-lo

Você pode ter que enfrentar mil tormentas que surgem na vida. Mas, como dizia minha avó, "ao tempo ruim, uma cara boa".

Erika Otero Romero

“A vida é 10% de coisas que acontecem

e 90% como reagimos a elas”.

Nasci em uma época de mudanças, algumas boas e outras nem tanto; mas são mudanças, no final das contas. Aliado a isso, o país em que nasci também é complicado, mas é maravilhoso. Como todo país em desenvolvimento, minha terra natal se presta a que ocorram eventos terríveis e lindos. Lindos, apesar do quanto possa ser difícil viver nele. O lugar que descrevo pode ser qualquer país da América Latina; então, você pode sentir como se fossem suas próprias experiências, essas que vivi e vivo diariamente.

Você certamente vai concordar quando digo que muitas coisas que vivemos podem nos testar da pior maneira. Ainda assim, eventos difíceis costumam extrair o melhor da maioria de nós.

Sempre haverá momentos difíceis

A vida não é uma escalada rumo ao bem-estar, felicidade e prosperidade. Se fosse assim, nossa existência não seria gratificante, muito menos eficaz para o nosso aprendizado e desenvolvimento.

Advertisement

Talvez seja por isso que, de vez em quando, a natureza ou o mundo nos põe à prova e, de certa forma, medem nossa capacidade de superar dificuldades.

Pois bem, vamos nos posicionar neste exato momento. Ano de 2020. Um evento histórico mundial está ocorrendo, uma pandemia causada por um vírus cuja cura ainda não foi descoberta.

Começou como um evento isolado em uma cidade da China. Quem poderia imaginar isso fosse transcender? Mas aconteceu. Agora, é uma situação que está ficando cada vez mais séria, pois custa a vida de ricos e pobres; jovens e idosos de qualquer etnia, religião ou cultura, sem discriminação.

Não é a primeira vez que acontece, e não será a última. No entanto, a diferença é que duas ou três gerações de pessoas nunca imaginaram passar por algo assim. A questão é que, devido a esse grande problema que estamos enfrentando, a vida não será mais a mesma para nenhum de nós quando tudo passar.

Você pode se perguntar por que estou dizendo isso, que a vida não será a mesma. É simples, a economia de vários países estão em jogo devido à quarentena aplicada para evitar o contágio. Sem contar que muitas pessoas já perderam o emprego. Há famílias inteiras vendo suas despesas ultrapassando a renda. E, por fim, pessoas percebendo que não são tão amadas ou valorizadas por aqueles que acreditavam serem seus amigos.

Advertisement

O que esperar do futuro?

Quando tudo isso passar, pois em algum momento passará, haverá muitas pessoas valorizando mais seus entes queridos. Outras sairão dessa crise com hobbies ou talentos que não imaginavam ter. Alguns vão descobrir que muito daquilo que considerava necessário para a vida não é realmente necessário. E a grande maioria manterá em suas vidas somente aqueles que realmente valem a pena. E, finalmente, muitos deixarão de ser egoístas e fechados para se tornar mais carinhosos e amigáveis. A verdade é que todos sairemos disso como seres humanos melhores.

Ninguém fica mais frágil depois de superar uma crise, fica mais forte. Você sai sempre mais corajoso de uma situação difícil, valoriza mais seus entes queridos, seu trabalho, sua casa e até seus animais de estimação. A mudança é sempre para melhor.

E você, o que está aprendendo sobre si mesmo?

autoconhecimento é algo que também surge de momentos de solidão e isolamento. Há muitas pessoas que têm pavor de solidão, mas não deveriam, pois ela ajuda a nos conhecermos mais a fundo.

Quando aprendemos a nos conhecer e a nos amar como somos, fazendo pequenas mudanças em aspectos que menos gostamos em nós, a solidão deixa de ser algo assustador e começa a ser mais desfrutada. Além disso, o amor o amor próprio aumenta; é quando você aprende a descobrir seu valor e a amar de verdade.

O que você vai deixar para mundo depois de tudo isso?

Há muitas coisas boas aprendidas em uma crise, mas que coisas você vai dar de si mesmo depois de tudo isso?

Advertisement

No meu caso, descobri que posso ter uma consideração maior por pessoas que não sejam da minha família. Acho que posso ser muito mais solidária e gentil com aqueles que não conheço e, de fato, deixei de pensar apenas em mim, passando a ser mais consciente em relação ao sofrimento dos outros.

Espero que, quando sairmos dessa situação, sejamos mais HUMANOS. Isto é, que sejamos pessoas mais caridosas, atenciosas, gentis e cientes da saúde e dos privilégios que desfrutamos; e, é claro, mais grato à vida por poder prosseguir, desfrutando poder respirar e estar com os nossos mais um dia.

Por fim, devo dizer que a situação que vivemos depende da atitude que temos ao vivenciá-la. É a atitude que marca o antes e o depois. É uma boa atitude que traz o melhor de você e ajuda a descobrir o tesouro interno que você guarda e pode colocar a serviço das outras pessoas.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La diferencia entre un buen momento y uno malo es la actitud con la que lo asumes

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.