A esperança sempre lhe permitirá ver essa luz ao final do túnel
Não importa o quanto seja o seu caminho esteja escuro, se você tiver esperança, não haverá medo.
Erika Otero Romero
A esperança é aquela coisa com penas
A esperança é aquela coisa com penas
que pousa na alma,
que entoa sua melodia sem palavras,
e nunca se detém diante de nada.
Mais doce soa no vendaval;
E atroz deverá ser a tormenta
que possa abater a esse delicado pássaro
que a tantos manteve abrigados.
Ouvi-a na terra mais fria
e no mais estranho dos mares;
Mais nunca na inclemência,
me pediu uma só migalha.
Emily Dickinson
O que é esperança?
É uma virtude que poucas pessoas possuem. A esperança é a confiança que se tem de conseguir algo apesar do difícil das circunstâncias.
Quem nunca se encontrou em sua vida diante de uma situação que parecia angustiante e sem saída? Acho que todos passamos por situações assim. No meu caso, devo admitir que vivi uma situação desesperante por anos. Houve momentos em que acreditei que não poderia suportar mais; no entanto, um dia ouvi um velho ditado que diz que “sempre há uma luz no final do túnel”, e essa foi a minha tábua de salvação.
O que fiz foi levantar-me todos os dias com a confiança de alcançar essa luz. Se esse dia não acontecesse, sempre haveria mais um, só sabia que em algum momento todo o sofrimento de minha família acabaria. E um dia, finalmente 13 anos depois, tudo acabou.
Sim, fiquei muito magoada emocionalmente. Levei muito tempo para manter um bom ânimo e ser otimista, mas no final descobri como fazê-lo e fiz.
Mantenha-se forte, você não está sozinho
Talvez essa seja a maior problemática que os momentos difíceis trazem consigo. Quando passamos por situações conflitantes e não vemos uma solução, então nos sentimos sós. A questão é que todo problema tem uma solução e você nunca está sozinho.
É normal que não sejamos capazes de ver a saída e que a angústia nos encha de desespero. Apesar disso, se nos acalmarmos, poderemos ver que a solução está mais perto do que jamais imaginamos.
Uma parte do poema que citei acima diz:
Mais doce soa no vendaval;
E atroz deverá ser a tormenta
que possa abater a esse delicado pássaro
que a tantos manteve abrigados.
Para uma pessoa que tem esperança, uma situação, por mais complicada que seja, jamais o vence. Nunca o vencerá porque ela sabe que sua força é a esperança de que tudo correrá bem. Essa força é talvez o que a faz sorrir, servir, ajudar os outros e não desmoronar.
O propósito das situações difíceis
Às vezes pode parecer que o único propósito dos problemas é nos mortificar e nos colocar obstáculos. No entanto, o objetivo é muito mais profundo e espiritual do que se pensa.
Primeiro, as situações difíceis nos põem à prova. Prova de que? Você se perguntará; pois bem, para medir a capacidade de suportar as dificuldades da vida; além da paciência, perseverança, fé e capacidade de esforçar-se.
Quando demonstramos que aprendemos a lição e que nossa coragem cresceu, pode-se dizer que nunca mais teremos que passar por algo igual. Não há necessidade de repetir o teste porque já aprendemos a lição.
No entanto, há pessoas que vão passar por isso em várias ocasiões. Isso acontece porque muitas vezes as pessoas são muito orgulhosas para aprender a lição ou tão cegas que não consegue ver o que esse problema ensina.
A boa notícia é que uma vez que tenhamos nos fortalecido seja em fé, em resiliência, disciplina ou o que seja; já não teremos que passar por algo similar nunca jamais.
Nos momentos difíceis nunca estamos sozinhos
Pode parecer-nos que os inconvenientes afastam aqueles que dizem ser nossos amigos, e é certo. Outra boa notícia, é que esse é o justo momento em que diante de nós se revelam os amigos de verdade.
Por outro lado, Deus nunca nos deixa sozinhos. Pode ser que o fardo diário nos faça sentir afundados em um poço sem fundo, mas não é assim.
Lembro-me de uma vez em que a minha família e eu estávamos passando por uma situação financeira muito complicada. A falta de dinheiro era tal, que havia dias em que nossos alimentos se limitavam a uma sopa e torradas ou pão.
Um dia, uma nova família veio viver em frente à nossa casa. Lembro-me que os filhos daquela família eram cuidados por uma senhora muito peculiar, mas muito boa pessoa, e por isso caiu nas graças da minha mãe.
Ela, numa ocasião, percebeu o que estávamos passando e, sem dizer nada, foi até à casa onde viviam e trouxe-nos comida. A minha mãe ficou envergonhada, mas nós aceitamos. Esse dia foi o primeiro de muitos em que nos demos conta de que – como diz minha mamãe – “se Deus não vem, manda o mensageiro”.
Outras vezes, a solução dos conflitos chega sem sequer ser anunciada, só acontece e quase podemos dizer que o problema se resolve sozinho. Pois eu lhe digo que é Deus atuando em nossas vidas.
Você pode ou não acreditar, mas se agir bem, se ajudar as pessoas quando estão em dificuldades, se for uma boa pessoa, terá sempre ajuda divina.
Somos fortes
Somos todos mais fortes do que pensamos. Muitas vezes nos sentimos como bebês indefesos e abandonados no meio do nada. Acredite em mim, Deus não nos pôs neste mundo cheio de provas e coisas bonitas para que nos afoguemos num mar de miséria. Ele nos colocou aqui para que vivamos bem, sejamos felizes e aprendamos tudo o que tenhamos que aprender; ou seja, polir-nos e nos fazer melhores a cada dia de nossas vidas.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La esperanza siempre te dejará ver esa luz al final del túnel