A fé vê o invisível, crê no inacreditável e recebe o impossível
Pinte seu céu de esperança com o pincel da fé, porque tudo é possível se você puder acreditar.
Erika Otero Romero
Viemos a este mundo para sermos felizes. Então, por que razão ocorrem eventos que nos machucam? A verdade é que muitas vezes somos diretamente responsáveis pelas coisas que acontecem conosco. Em outras ocasiões, no entanto, somos vítimas das escolhas e ações de outras pessoas.
Independentemente de onde provêm os eventos que nos fazem sofrer, está em nossas mãos não nos deixar ser atingidos pela dor.
Fé, a maneira mais conhecida de evitar cair no abismo do desespero
Embora seja verdade que deveríamos andar e viver pela fé, não fazemos isso, mas vivemos no “modo automático”.
De fato, no dia a dia, muitos de nós andamos de maneira mecânica e quase inconsciente; respiramos, comemos, trabalhamos e caminhamos porque estamos acostumados a fazê-lo. Somente quando acontecem eventos que alteram essa rotina e nos põem no modo de sobrevivência, é que temos consciência de que estamos vivos .
Talvez seja por isso que, de vez em quando, acontecem coisas que tornam nossa existência instável. Essas situações nos tiram da zona de conforto e nos levam ao ponto em que, ou lutamos para sair delas ou mergulhamos no sofrimento. É aqui que a fé aparece como um salva-vidas para muitos de nós. Sim, a fé, “esse ato de crer naquilo que não se vê e receber como recompensa aquilo em que se crê”.
Eu e a fé
Não posso dizer que sou uma mulher de fé, digo isso com toda sinceridade. Mas devo admitir que foram muitas as vezes em que acontecia algo que eu desejava que acontecesse, mas minha fé vacilava e acabava acreditando que não era digna desses benefícios. Vou dar um exemplo que aconteceu recentemente na minha vida.
Em março de 2018, fui notificada de que não tinha mais trabalho. A angústia diante de uma notícia dessa natureza me dominou de tal maneira, que passei uma semana inteira dormindo mal. Sempre que acordava no meio da noite, ficava pensando que havia perdido o emprego e que seria muito difícil encontrar outro.
O processo
Foi então que comecei uma busca desesperada: recuperar minha fé em Deus e em mim mesma. Coloquei em prática uma série de técnicas que achei online para acreditar na realização do impossível. Vi vídeos falando sobre o efeito de se acreditar no impossível, mas sem vincular isso a um dogma religioso. Ainda assim, entre frases e mais frases, surgiam determinações sobre acreditar em um ser supremo. A verdade é que algo tinha a ver com Deus, mas não com uma religião.
Foi então que, um dia, decidi colocar em prática um dos exercícios. Aparentemente, era simples. Consistia em ter um objetivo claro a ser alcançado e pedir de maneira positiva, e no presente, para que o desejo fosse realizado. Então, comecei a dizer uma frase que mais tarde se tornou um mantra: recupero o meu emprego e estou feliz por fazer o meu trabalho.
A questão era que, embora eu tivesse que manter essa frase em mente e visualizar que estava recuperando meu emprego, houve um ponto em que eu tive que deixar a situação de lado. Ou seja, deixei o pedido nas mãos do universo ou de Deus (tudo dependia de minhas crenças). Isso foi realmente complicado, porque todos os dias quando acordava, eu tinha em mente que estava desempregada, mas era pensar nisso por um minuto e continuar meu dia a dia bem-disposta e sem me deixar desvanecer; e consegui.
Passaram-se alguns meses, e em julho do mesmo ano, recebi a mensagem que estava esperando: consegui meu emprego de volta. Foram outras condições e outro empregador, mas era o meu trabalho e eu fiquei feliz novamente. Eu tive que enfrentar alguns desafios, mas a fé que tive se materializou e, sinceramente, deixou-me muito feliz.
Leia também: 8 decretos poderosos de abundância e prosperidade que funcionam
Não deixe de acreditar na fé ativa
O exercício da fé é algo ativo; isto é, não basta acreditar, é necessário fazer algo para que as coisas aconteçam. Você faz a sua parte e deixa a parte mais difícil nas mãos do ser supremo (Deus), por assim dizer.
Vou explicar um pouco para que, mais do que entender, você possa acreditar:
Suponhamos que você tenha perdido o emprego – como aconteceu comigo – comece a orar e pedir ajuda divina para encontrar outro emprego. Você é constante em suas orações, mas o tempo passa e você permanece estagnado. Pois bem, a falha que está cometendo é a de não ter uma fé ativa.
Ter fé ativa é acreditar e agir em busca do seu desejo; ou seja, você ora e, ao mesmo tempo, procura um emprego. Entrega currículos e depois de um tempo deixa as coisas se acalmarem. Concentre-se em viver sua vida de maneira feliz e positiva. Todas as noites antes de dormir, imagine que você tem o emprego que deseja: que está sentado à sua mesa trabalhando e sorrindo, recebe seu primeiro salário e se sente feliz. Você deve sentir isso! É nesse sentimento que reside a magia de acreditar.
Eu sei que parece ridículo e difícil de acreditar; foi o que me pareceu também, mas coloquei em prática do mesmo jeito e funcionou para mim. Hoje eu sei o quanto é fácil crer no impossível, é apenas uma questão de dar um pouco do si. Procure, mesmo que não encontre. Mas creia que uma força superior colocará todo seu poder para ajudá-lo, e a magia da fé surgirá!
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La fe ve lo invisible, cree lo increíble y recibe lo imposible