A felicidade familiar vem das pequenas coisas
Você nunca sabe o que tem até perder. Portanto, é melhor demonstrar o que sente a cada momento do dia.
Diana Brante Morales
Eu morava bem longe do meu trabalho, então tinha que pegar o metrô das 7h para chegar no horário. Certo dia, cheguei no momento em que as portas estavam se fechando e não consegui embarcar. Então, deduzi que eu tinha que correr ou iria me atrasar.
Fiquei impressionada com uma mulher ruiva com roupas formais que olhava para o relógio com a mesma urgência com que eu olhava para o celular. Chegando na última estação, nós duas saímos muito rápido e pegamos o mesmo caminho, mas, por ter pernas curtas, eu não consegui andar tão rápido. Eu a vi dando passos largos que a afastavam cada vez mais de mim e pensei no quanto ela deveria estar atrasada, e eu ainda tinha alguns minutos.
De repente, um forte estrondo me desconectou de meus pensamentos e me revirou o estômago. Um veículo não parou na faixa de pedestres e a atingiu com tudo. Eu costumo andar com o celular na mão, então chamei uma ambulância imediatamente e corri até ela. Muitas pessoas se aproximara para ver se ela estava bem, mas ela perdeu a consciência. Só então percebi a rapidez com que nossas vidas podem mudar, de um segundo para o outro.
As coisas mais importantes da vida não podem ser compradas nem com todo o dinheiro do mundo, por isso se tornam essenciais no nosso dia a dia. Dizer “eu te amo”, pedir desculpas ou dar um beijo ganha mais valor quando começamos a entender o quanto é valioso aquilo que temos em nossa vida.
Pequenas coisas de valor inestimável
Para a maioria das crianças, a noite é o momento em que seus medos podem se tornar realidade. Há monstros debaixo da cama, fantasmas no armário ou esqueletos que batem em suas janelas. Por esta razão, devemos fazer um esforço extra para acalmar suas preocupações e ajudá-las a pegar no sono e ter uma noite de descanso reparador e agradável.
Nesse contexto, uma daquelas coisinhas que possui um valor inestimável é o beijo de boa noite, que se torna indispensável por ser sinônimo de “estou aqui”.
São essas pequenas coisas do dia a dia que tornam nossas vidas melhores e marcam a vida de nossos filhos para sempre. Então, é sempre importante, no dia a dia, demonstrar amor aos nossos filhos e expressar por meio de gestos e ações que estaremos por perto para apoiá-los em todos os momentos. Portanto, aqui estão cinco maneiras de dizer “eu te amo” no dia a dia, e na maioria das vezes, sem dizer uma única palavra:
Beijos
O significado de um beijo varia de acordo com quem beija ou quem é beijado, entre outros fatores. Mas a linguagem internacional do amor se baseia nesse simples gesto.
Abraços
Um abraço caloroso, apertado e sincero mostra o desejo de proteger quem cercamos com nossos braços. É a nossa maneira de fazê-los sentir-se seguros.
Leia: 10 motivos para abraçar mais sua família
Sorrisos
Um olhar feliz, um sorriso ou, dependendo do contexto, uma gargalhada deixarão seus filhos muito mais felizes, sabendo que são amados e que a vida é boa.
Mãos dadas
Outra maneira de demonstrar amor é andarem de mãos dadas, principalmente quando estiverem na rua, pois ao tomar a criança pela mão, estará transmitindo a ela a segurança de que você estará sempre ao seu lado. Você transmite calor e expressa amor.
Reconheça suas conquistas
Não importa se for algo “pequeno” como aprender a abotoar o casaco ou fabuloso como se formar na faculdade. Toda conquista merece e precisa ser reconhecida e comemorada. É uma grande maneira de fortalecer a autoestima.
Bastam pequenas demonstrações diárias de afeto para criar e manter relacionamentos fortes, cheios de amor e alegria, em que cada membro da família se sinta confortável. A relação com nossos filhos não é exceção. Encha-os de amor enquanto puder, porque só Deus sabe o que o futuro nos reserva.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La felicidad en la familia viene de las cosas pequeñas