A guerra entre o bem e o mal existe, posso provar para você

... "Eu estava chorando e conversando com Deus quando senti medo terrível: havia "algo" atrás de mim, assombrando minha oração"... 

Erika Otero Romero

O mal existe. Você acreditando ou não em Deus, Satanás existe e busca uma maneira de atacá-lo; mesmo que tenha que se manifestar em sua vida das formas mais cruéis, ele o fará. 

Sempre fui às típicas celebrações litúrgicas católicas e missas ocasionais, que não despertavam muito interesse à vida espiritual. Eu sabia que Deus existia, mas não que eu rezasse ou orasse com frequência; era simplesmente um tema muito alheio para mim. 

Quando cresci, meu interesse pela vida espiritual cresceu, então comecei a pesquisar e ler sobre Deus e espiritualidade. Admito que havia coisas que me interessavam muito; outras, geravam algum descontentamento, visto que eu era uma pessoa muito orgulhosa. 

No entanto, as coisas mudaram quando me uni a uma igreja que me deu um profundo conhecimento sobre Deus. Posso afirmar que conheci um aspecto da espiritualidade que era estranho para mim. 

Foi nesses momentos, quando comecei minha busca espiritual, que eu soube com certeza que Satanás existia; e eu soube disso da maneira mais aterrorizante que poderia acontecer com alguém. 

Advertisement

Se você ouviu alguém dizer que viu Satanás, acredite 

Eu era uma daquelas pessoas que não acreditavam, até que, numa noite, quase morri de medo. Eu posso lhe dizer que você não precisa estar em contato com o oculto; você só vive sua vida de uma forma normal, até algo acontecer e lhe permitir ver claramente que a vida não é como você imagina, que existem coisas que acontecem e não têm explicação. 

Não bastasse uma vez, houve uma segunda experiência anos depois, e minha vida realmente mudou para sempre. Foi quando eu soube que a guerra espiritual está aí, e o inimigo anda à espreita, esperando que você fique vulnerável para prejudicá-lo de formas inimagináveis. 

Satanás, a solidão e a tristeza 

Em 2011 eu estava longe do meu país. Eu morava, por caridade, na casa de uma senhora que gentilmente me deu um lugar para morar. Minha situação era desastrosa, eu não tinha emprego nem dinheiro, e fui traída de todas as formas possíveis. 

Muito desanimada e triste pela situação em que vivia naquele momento, senti necessidade de orar. Um dia, à tarde, escondi-me numa parte da casa que estava em construção e ajoelhei-me para desabafar, como não o fizera há muito tempo. Eu estava chorando e falando com Deus, quando senti um medo terrível: havia “algo” atrás de mim, assombrando minha oração. 

Eu sabia, naquele exato momento, que era o medo típico que todo ser humano sente quando sabe que está em perigo, e então pedi ajuda a Deus para não ficar apavorada, para conseguir enfrentar o mal que queria a minha ruína. Então, pouco a pouco me senti protegida e forte, o medo foi embora e eu sabia que os momentos ruins logo terminariam, e assim foi. 

Advertisement

A partir desse momento as coisas melhoraram; consegui voltar a falar com meus pais, pois eu tinha perdido a comunicação com eles por mais de duas semanas, eles me mandaram dinheiro e eu pude retornar ao meu país. 

Maneiras pelas quais o inimigo ataca 

O maligno espera por seus momentos de maior vulnerabilidade para atacá-lo. Agora, vou apontar algumas maneiras pelas quais ele entrará em sua vida com tanta astúcia, que é possível que você não perceba, até que seja tarde demais. 

1. Ele conhece suas fraquezas e tenta você 

Se você acredita que Satanás está alheio aos aspectos de sua personalidade que o tornam fraco, como, por exemplo, coisas que chamam a sua atenção, mas você sabe que não são boas para sua vida (pornografia, infidelidade, mentir, enganar etc.), saiba que está enganado. Ele vai usar tudo isso para que você afunde cada vez mais e, então, perca o controle da sua vida e se afaste de seus entes queridos. 

2. Você se torna orgulhoso 

O orgulho faz você acreditar que é capaz de tudo sem dever nada a ninguém. Leva você a se vangloriar e até humilhar as pessoas que você acha que não estão no seu nível. 

3. Você não ora, mesmo pregando ter fé 

Não “se achega a Deus” através da oração, seja por preguiça ou por achar que isso não seja importante para a sua vida, e você não precisa orar porque “tudo vai bem em sua existência“. 

Advertisement

Orar não é algo feito apenas por necessidade. Quando ora, você dá graças pelo que tem, pelo que recebe diariamente, pede perdão pelos seus erros e forças para não cair de novo por causa de suas fraquezas. Isso acontece muito em pessoas que são muito orgulhosas e acreditam que podem com tudo e contra tudo. 

Você deve saber que pode se proteger 

Se você souber se proteger, estará mais forte para resistir à guerra espiritual que o rodeia. O que você observará, é que quanto mais próximo você estiver de Deus, mais duros serão os golpes que a vida lhe trará. Lembre-se um pouco da história de . 

Uma das melhores maneiras de se proteger é orando 

Ore pela manhã, assim que você acordar, agradecendo por mais um dia de vida, e peça orientação para tudo o que você tem que enfrentar naquele dia. Também peça proteção e força para poder enfrentar qualquer mal. Ore à noite agradecendo por tudo. 

Ore sempre que puder, pois isso lhe dará a certeza de que você não está sozinho e que será capaz de continuar, apesar das dificuldades. 

Leia as escrituras 

Para encontrar conforto, sabedoria, apoio, força e conselhos para agir; com certeza, o que quer que você procure você encontrará e se tornará mais resistente aos embustes de Satanás.  

Advertisement

Peça perdão pelos seus erros 

Estamos todos conscientes de nossos erros e uma das maneiras de demonstrar mais humildade é pedindo perdão pelos seus erros. Mas você também deve se arrepender e fazer um firme propósito de nunca mais cair no mesmo pecado. 

Aprenda tudo o que puder de Deus 

Seja frequentando uma igreja ou capela, conversando com pessoas que conhecem o assunto, ou mesmo sozinho. Encontre a informação que precisa e você aprenderá muito sobre o poder de Deus e a influência Dele em sua vida. 

Satanás pode atacar você, mas Deus sempre irá defender, em todos os momentos e lugares. Busque e tenha um relacionamento próximo com Deus e você verá como sua vida será muito mais fácil, mesmo que tenha que passar por muitas tempestades. 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original La gerra entre el bien ey el mal existe, yo puedo demonstrártelo  

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.