A imensa dor dos filhos no divórcio. Você sabe como ajudá-los a superar?
Nem todos os casais vivem felizes para sempre, e quando um divórcio se aproxima, é quando a tarefa mais importante é ajudar nossos filhos a superar a dor da separação de seus pais.
Erika Otero Romero
Seria maravilhoso ver nossos pais envelhecendo como namorados, ainda que tenham 45 anos de casados. No entanto, este não é o caso de todos os casamentos. Os valores da sociedade mudaram, e hoje em dia há inúmeras de situações que servem de detonadores para suscitar o divórcio. De qualquer forma ou pela causa que seja, provavelmente os mais afetados são os filhos, os quais, em muitas situações, são vítimas e testemunhas mudas do caos matrimonial.
Então surge a pergunta: como ajudar nossos filhos a superar o divórcio? No meu caso particular, sou filha de pais que se separaram quando eu tinha onze anos. Para mim foi algo difícil de entender e de viver, no entanto, meus pais, depois de alguns tropeços, aprenderam a agir com sabedoria e me orientaram com amor para poder, junto com minha irmã, superar esse duro período da minha vida. No meu caso foi assim, mas nem sempre as coisas ocorrem desta maneira.
Por isso lhe ofereço os seguintes conselhos, para o caso de você e seu cônjuge estarem passando por uma separação dolorosa. Antes de mais nada, lembrem-se de que já foram amigos e se amaram, tendo como produto desse amor seus filhos, ajudem eles e através deles, ajudem vocês mesmos com os conselhos que ajudarão seus filhos a superar a separação e a sentirem-se mais seguros de si mesmos em relação ao futuro e à família.
Jamais discutam seus problemas na frente dos filhos
Se existe algo que perturba um filho é presenciar uma discussão entre os pais, ainda que seja numa boa. Se necessitam falar algo um com o outro, faça-o de portas fechadas e conservem a calma em todos os momentos. Quando as coisas são ditas de maneira raivosa, isso jamais os levam a tomar as melhores decisões no casamento.
Sente-se junto de seu cônjuge e fale claramente com os filhos
Nada escapa à atenção das crianças, assim, é melhor que abordem o tema juntos com calma e clareza, explicando-lhes que, ainda que não voltem a ficar juntos, eles serão o elo entre os dois e isso os manterá unidos sempre que os filhos precisarem.
Faça-os saber que não são responsáveis pela decisão tomada
É de suma importância que isso fique muito claro para as crianças, pois o primeiro sentimento que terão é o de serem responsáveis pela separação dos pais; por isso faça-os saberem que são amados e que as razões para terem tomado essa decisão não têm a ver com eles, garanta-lhes amor incondicional em todo momento.
Jamais fale mal do seu ex-cônjuge para seus filhos
O pior erro que um dos pais comete quando se sente ferido pela separação é falar mal de seu ex-cônjuge para os filhos. Antes de mais nada, vocês são pais e isso os torna 100% responsável por essas crianças, às quais deram vida. Não faça isso! Pois o que talvez se faça com a intenção de afastar os filhos do ex-cônjuge, amanhã pode ser a arma que colocará seus filhos contra você.
Seja incondicional com seus filhos
Não importa a quantidade de trabalho que tenha ou os problemas que você tem em frente, seus filhos são a prioridade. Comprometa-se e assuma as responsabilidades que tem em relação a eles. Seus filhos o colocarão à prova para ver se os ama e o quanto pode fazer por eles.
Não faça promessas que não vai cumprir
Não engane seus filhos com promessas de voltar ao lar depois de algum tempo nem lhes diga que tudo voltará a ser como antes, porque o cumprimento dessas promessas não está em suas mãos. Se marcar com seus filhos de ir ao parque na terça-feira às seis da tarde, cumpra com sua palavra, não há algo que prejudique mais aos filhos que um pai ou mãe que não cumpre uma promessa. Eles perderão a confiança que têm em você e se sentirão abandonados.
Apoie seu ex-cônjuge na criação de SEUS filhos
A relação com seu parceiro terminou, mas não a que você tem com seus filhos, portanto, se um dos filhos está passando mal às três da manhã, leve-o prontamente ao hospital. E quando seus filhos adolescentes tiverem problemas na escola, seu lugar é ao lado deles. Sua presença é necessária até mesmo para dar-lhes algum castigo ou chamada de atenção justa. O trabalho de ser pai nunca termina.
Sejam amigos apesar das diferenças e do tempo
É, creio eu, a melhor lição que tive de meus pais. Depois de mais de dezessete anos de separados, meus pais têm uma boa relação de amizade que é maravilhosa. Eu os amo e sei que a vida não tem sido fácil para nenhum deles, mas tenho os melhores pais que a vida poderia me dar; e graças a isso, acredito no amor conjugal e no amor da família.
Tenha em conta que o amor é a causa principal de seus filhos estarem aqui. Ame-os, cuide deles, não se torne um pai que só provê o dinheiro, não se torne uma mãe que perdeu a vontade de viver, sejam incondicionais, sábios e sobretudo responsáveis pela maravilhosa bênção que têm em suas vidas: seus filhos.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Es inmenso el dolor de los hijos en el divorcio. ¿ Sabes cómo ayudarles a superarlo?