A importância de controlar os próprios pensamentos

É controlando nossos pensamentos que, ao buscar o autodomínio, conseguimos ao longo de nossa vida nos tornar pessoas melhores.

Taís Bonilha da Silva

A atividade de pensar é algo inerente ao ser humano, e de fato, é uma das características que o diferencia dos outros animais.

O processo do pensamento é de fundamental importância para a vida dos seres humanos. Deus, reconhecendo tal importância, nos advertiu quanto aos nossos pensamentos: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.”(Isaías 55:7-9)

Nesses versículos aprendemos que devemos tomar cuidado com os nossos pensamentos, pois eles determinarão o nosso caminho. Devemos cuidar para que nossos pensamentos estejam em sintonia com o que nosso Pai Celestial espera de nós, pois dessa forma poderemos ter certeza que seguiremos por um caminho que conduzirá a felicidade e salvação. O Senhor espera que atinjamos todo o nosso potencial divino, mas só conseguiremos isso se controlarmos o nosso pensamento, pois tudo se inicia assim, com o pensar.

Margaret Thatcher, primeira ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, disse o seguinte a respeito do pensamento: “Cuidado com seus pensamentos, pois eles resultam em palavras. Cuidado com suas palavras, pois elas resultam em ações. Cuidado com suas ações, pois tornam-se hábitos. Cuidado com seus hábitos, pois moldam o seu caráter. O seu caráter determina o curso de sua vida”.

Tudo tem início com o pensamento, portanto devemos decidir hoje o tipo de pessoa que desejamos ser amanhã e controlar nossos pensamentos para que eles nos levem para nossa meta. Aqueles que dizem “falei sem pensar” cometem um equívoco, pois nunca falamos nada sem antes termos pensado, ainda que o pensamento, por ser um processo contínuo, tenha acontecido de forma automática. Esse é mais um motivo pelo qual devemos criar o hábito de pensar sobre nossos pensamentos.

Advertisement

Para podermos controlar nossos pensamentos, precisamos primeiramente identificá-los. Qual o padrão de pensamento que você possui?

Há pessoas que são muito pessimistas, então o padrão de pensamento delas gira em torno do negativismo, ou seja, ela frequentemente tem pensamentos ruins frente às coisas e situações. Outras pessoas têm um padrão de pensamento persecutório, o que significa que ela sempre pensa que alguém quer prejudicá-la. Os pensamentos geram sentimentos e emoções, que acabam por resultar em ações.

Uma vez identificado o seu padrão de pensamento você poderá modificá-lo e consequentemente essa modificação irá gerar um novo sentimento ou emoção que resultará em uma ação diferente.

É dessa forma, controlando nossos pensamentos, que, ao buscar o autodomínio, conseguimos ao longo de nossa vida nos tornar pessoas melhores.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.