A importância de manter um relacionamento próximo com Deus

Quando aprende a se comunicar com Deus, você ganha paz e união familiar.

Erika Otero Romero

Há pessoas que acreditam e outras que não acreditam em Deus, e tudo bem. Todos nós temos o direito de acreditar no que quisermos. Isso não deve ser motivo de atrito entre nós.

Quer você acredite ou não em Deus, todos nós acreditamos em algo, mesmo alguns achando que não acreditam em nada. Essa crença é o que, muitas vezes, nos faz sobreviver em tempos de angústia.

A busca a Deus é diferente para todos

Eu nunca fui uma pessoa religiosa. Como todos que nasceram em um lar católico, passei por rituais que nos mantêm em “conexão” com Deus. A verdade é que quase não me lembro do meu batismo. Aos 10 anos, fiz minha primeira comunhão e aos 17, minha crisma. Francamente, para mim, esses eventos não foram relevantes na minha vida.

Foram poucas as vezes em que fui à missa quando criança. E agora, as coisas não mudaram muito. Digamos que minha família é daquelas que só ia à igreja para celebrações importantes.

Lembro-me de que muito do que aprendi sobre religião foi com minha avó materna. Ela, sim, era uma católica praticante. Então, muitas vezes, fui à igreja com ela para acompanhá-la, para que não fosse sozinha. Com ela, aprendi muitas orações bonitas, inclusive a rezar o terço. No entanto, nunca senti aquele vínculo especial que toda pessoa que tem fé deve sentir.

Advertisement

Foi quando entrei na universidade que despertou minha curiosidade e necessidade de me aproximar de Deus. Não houve uma razão exata; além disso, não me lembro de ter sentido tal necessidade antes, mesmo quando tive o impulso de me tornar freira aos 11 anos.

Minha longa estrada e busca sem fim

Não vou mentir para você, eu costumava visitar todo lugar em que sabia que havia uma congregação religiosa. No entanto, não ficava muito tempo nessas congregações. Era como se algo me dissesse “Você não vai encontrar o que procura aí”.

Nessa busca, explorei caminhos que não deveria ter percorrido, mas dos quais não me arrependo, pois aprendi muito. Finalmente, após anos de busca, encontrei uma congregação em que aprendi muitas coisas valiosas que prezo até hoje.

Por motivos de natureza pessoal, não voltei mais para ela. Apesar disso, o que aprendi me aproximou de um conhecimento de Deus que eu não tinha antes.

Sua busca e descoberta serão diferentes

De forma alguma estou dizendo que sua conexão com Deus vai acontecer da mesma maneira. Você pode ou não ter nascido em uma família religiosa e nunca sentido essa necessidade. Talvez porque você sempre teve uma conexão muito íntima com a divindade.

Advertisement

Pode ser que sua família nunca tenha sido crente; ainda assim, você sente uma conexão com uma força invisível, mas potencializadora de todas as suas bênçãos.

Nesta busca por Deus há muitos caminhos, e todos eles estão corretos. Alguns serão mais longos que outros, mas não menos ricos em experiências e insights.

Como saber qual Deus se comunica com você?

Essa foi uma das primeiras coisas que eu quis saber e foi o que me levou a buscar uma resposta.

Descobri que só podia me aproximar e me comunicar com Ele por meio da oração. Até então eu rezava fervorosamente todas as noites; era o que eu havia aprendido com minha avó. Mas ao contrário dela, eu não me sentia realizada ao fazê-lo. Eu precisava de uma proximidade mais óbvia, sentir Deus realmente ao meu lado.

Quando aprendi a orar, descobri que me sentia feliz. Não havia mais aquele vazio dentro de mim e minha vida mudou. Admito que essa mudança não foi imediata; tudo aconteceu devagar, mas valeu a pena o esforço e a busca.

Advertisement

Você sabe que Deus ouve suas orações quando você ora você e sente uma paz imensa. Além disso, o medo e as dúvidas se dissipam.

O benefício é para toda a família

É claro que se aproximar de Deus é um benefício que pode ser compartilhado com seus entes queridos.

Deus é amor e, como tal, você começa a parar de pensar apenas em si mesmo. Um dia, você se pega orando por toda a sua família, agradecendo por tê-la por perto e poder passar mais tempo com ela. Você começa a orar agradecendo quando acorda, toda vez que come ou passa por momentos angustiantes.

A oração torna-se sua primeira ferramenta, algo como um kit de primeiros socorros espiritual, que lhe fornece a ajuda de que precisa em qualquer momento.

Pouco a pouco, seu jeito de ser e de ver a vida vai mudando. Pessoalmente, deixei de ser tão orgulhosa e entendi que muitas coisas não dependiam da minha vontade. Aprendi a ir com a correnteza, a fluir com a vida e a ser mais positiva em tempos difíceis.

Advertisement

Não é que eu tenha me tornado submissa, apenas entendi que existem coisas que, por mais que eu tente, não vão mudar.

Quando você entende que há coisas que você pode e deve fazer, e outras que é melhor aceitar, você aprende a viver em paz e ser mais humilde. Você aprende a se conectar com Deus.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original La importancia de mantener una relación cercana con Dios

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.