A importância de ser grato e como isso atrai coisas boas
A gratidão é o antídoto para muitos males, pois o fato der grato produz efeito positivo sobre a saúde do corpo humano, segundo o especialista quântico Wallace Liima.
Roberta Preto
O tempo nunca para, porém, muitos de nós paramos nossas vidas quando nos estacionamos no meio de nossas dificuldades. Alguns acreditam serem os únicos que sofrem ou passam por desafios, sendo que a dor, as perdas e sofrimento é universal. No entanto, é preciso ressaltar que a felicidade também é universal e está disponível para aqueles que se esforçam para obtê-la.
Mudanças são frequentes e, como dito acima, tanto sofrimento e felicidade são universais e cabe somente a nós escolhermos como desejamos passar pelas mudanças, sorrindo ou chorando, lamentando ou agradecendo, só temos uma vida, e a escolha é individual.
Todos nós teremos que enfrentar ansiedade, angústia ou desânimo em um determinado momento de nossas vidas, isso acontece porque não somos de “aço” para suportar tudo o que nos aflige com um coração feliz o tempo todo. Entretanto, existe uma virtude que precisa ser alimentada constantemente em nossos corações: a gratidão.
A gratidão é tão poderosa que é capaz de trazer para nossas vidas a fé, uma força propulsora para nos direcionar nos momentos de “escuridão”.
Horácio, um antigo filósofo romano, disse: “Seja qual for o momento com que Deus lhe tenha abençoado, aceite-o com gratidão. Não adie suas alegrias de ano para ano, para que, onde quer que tenha estado, você possa dizer que viveu alegremente”.
Segundo o engenheiro, escritor, terapeuta quântico e professor Wallace Liimaa, tornou-se comum nos dias de hoje as pessoas tornarem-se viciadas em reclamar, queixar-se da vida ou sempre sentirem-se vítimas das circunstâncias, devido a tais atitudes muitos estão adoecendo.
Wallace nos dá algumas dicas de como ter sentimentos de gratidão para nos tornarmos mais saudáveis:
1. Deixe de reclamar constantemente
“Esses sentimentos repetitivos fragilizam os sistemas imunológico, endócrino e nervoso, e abrem as portas para as doenças.”
A pessoa que dorme e acorda reclamando faz mal a si mesma e a todos a sua volta, porque ela torna-se insuportável e doente, mesmo que você seja muito amado e saudável.
Não adquirir o hábito de alimentar-se de sentimentos negativos, nem viver de murmurações e pessimismo, caso você o faça, as consequências são gravíssimas, pois você pode acabar ficando sozinho e também pode adquirir doenças, como uma depressão.
2. Tenha gratidão
Será que realmente damos valor às bênçãos que possuímos? Se passamos o tempo todo reclamando e murmurando pelas coisas que ainda não temos, ao invés de sermos gratos pelas que já temos, então, é bem provável que estamos sendo ingratos.
A ciência vem comprovando que os sentimentos de gratidão funcionam como antídoto para os sentimentos negativos.
“Esse sentimento cria uma química favorável no corpo a partir da ativação de novas redes neurais, e é por isso que ajudar as pessoas a olharem para as soluções, ao invés dos problemas, é a melhor forma de treinar a mente para ver os desafios e os momentos de crises como oportunidades evolutivas”.
3. Aprenda com os desafios
“Coloque o sentimento de gratidão na sua vida para viver de forma mais saudável”.
Aprenda o que a vida está tentando lhe ensinar, ainda que sua provação ou desafio pareça insuportável, se permanecer com os pensamentos positivos e a cabeça e ombros firmes, tudo irá bem, ao final da jornada.
Agradecer pela oportunidade de evoluir diante das dificuldades, ou mesmo de uma doença, é um meio de criar as condições adequadas para que as soluções sejam encontradas, todavia, é preciso lembrar que, a queixa, reclamação ou vitimização levam as pessoas a repetirem o padrão negativo do qual estão reclamando.