A importância do pensamento crítico nas crianças e como ajudar seu filho a desenvolvê-lo
Um adulto livre e autônomo foi uma criança a quem os pais permitiram conhecer o mundo por si mesma.
Erika Otero Romero
Todos temos a capacidade de discernir o mundo que nos rodeia. Ser capazes de fazer nossas próprias escolhas é uma habilidade que desenvolvemos desde a infância. No entanto, essa capacidade de formar nossa própria opinião depende da liberdade que nossos pais nos dão.
Também existem ocasiões onde nos deixamos levar pelo que os outros dizem, ainda assim, isso não acontece sempre. Isso tampouco representa um problema maior, porque sempre podemos formar por nós mesmos uma ideia própria de cada situação.
De que se trata o pensamento crítico?
Consiste em permitir à criança que forme sua própria opinião sobre as coisas, pois baseado nisso ela tomará decisões adequadas.
Você se perguntará, então, como os pais incentivam essa habilidade em seu filho? Permitindo à criança analisar, avaliar e valorizar uma determinada situação. O que a criança faz através desse processo é formar uma ideia própria sobre tal situação. Isto é o que se conhece como pensamento crítico.
Basicamente, o que se pretende é “despertar” a criança para que não se deixe manipular por uma primeira impressão, mas que forme seu próprio pensamento e, então, decida o que fazer e como agir.
O poder oculto de esquadrinhar e decidir
Sejamos sensatos, se tem algo que às vezes pode ser bastante complicado é escolher entre várias opções. No entanto, quando submetemos uma situação a uma análise profunda, a decisão se torna mais fácil.
O pensamento crítico permite conhecer as várias faces de uma situação e discernir entre o certo e o errado, isso é o que os pais devem incentivar que seus filhos aprendam e não desejem nem permitam deixar-se manipular por ninguém.
A criança, ao ter seus próprios conceitos e conclusões, desenvolve independência. Ao dar-se conta de que pode construir seus próprios conceitos, ela se torna consciente de que os outros fazem o mesmo. Isso desenvolve na criança a tolerância e a capacidade de aceitar a diversidade.
A oposição protetora
Parece absurdo, mas existem pais que se opõem a que seus filhos tenham suas próprias opiniões e conceitos sobre o mundo. Isso se deve a uma necessidade inconsciente de seus filhos dependam deles.
Para pais desse tipo, seus filhos são pequenos demais para decidir o que comer ou onde ir. Eles sentem e creem que seus filhos não têm idade suficiente para saber o que querem.
É certo que as crianças podem não ter experiência, que necessitam adquiri-la e isso elas vão alcançar através do pensamento crítico. No entanto, nesse afã protetor, muitos pais cortam a liberdade de seus filhos.
Proteger e superproteger
Proteger e superproteger são duas coisas muito diferentes. Quando protege seus filhos, você lhes dá a oportunidade de achar seu próprio lugar no mundo. Você os ajuda a investigar, analisar e decidir da maneira correta. Ou seja, você lhes está dando as ferramentas para que seja um adulto audaz e ao mesmo tempo sábio. Mas quando se superprotege a uma criança, pode prejudicar ou impedir o livre desenvolvimento de suas habilidades mentais.
É verdade que existem coisas sobre as quais as crianças não podem decidir, por exemplo, ir ao médico ou não, é algo da pertinência paterna. No entanto, se se trata do que querem vestir ou com quem querem brincar, elas podem decidir.
Benefícios de desenvolver o pensamento crítico nas crianças
Isso permite que as crianças desenvolvam as seguintes habilidades:
Ponto de vista próprio
Quando a criança desenvolve o pensamento crítico, analisa de diferentes maneiras uma mesma situação. Isso lhe permite perceber o que é certo ou não e, assim, não se deixa manipular para fazer algo que não queira.
Aumenta a capacidade de solução de problemas
Quando as crianças são capazes de perceber o que acontece e analisam tais eventos, pouco a pouco desenvolvem a capacidade de solucionar problemas. Podem, inclusive, oferecer soluções bastante criativas para problemas do dia a dia.
Melhora a capacidade da linguagem
Todas as crianças passam por uma etapa de crescimento em que normalmente perguntam de tudo um pouco. O que o cérebro infantil faz é adquirir informação importante que poderá usar mais adiante em sua vida de criança.
Então, quando a criança tem a possibilidade de analisar os eventos da vida, pode usar esses conhecimentos para construir seus próprios conceitos. E será comum você se surpreender com seus filhos usando palavras que “só um adulto usaria”. Esse é o pensamento crítico fazendo mágica em seu filho.
Amplia seus horizontes
Analisar o mundo dá uma perspectiva mais ampla da vida em geral. Uma criança com um bom pensamento crítico, entende e compreende mais os eventos da vida.
Além disso, a criança pode ver e compreender de uma maneira mais ampla o porquê de alguns problemas de ordem social. Isso o liberta de preconceitos e medos sem fundamento, e o ajuda a ter uma melhor relação com os demais.
Dê a seu filho a oportunidade de conhecer a vida ao seu redor. Incentive-o a ser curioso, apresente-lhe problemas simples que ele possa resolver. Isso o ajudará a ser um adulto capaz de enfrentar o mundo e suas dificuldades.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La importancia del pensamiento crítico en los niños y cómo ayudar a tu hijo a desarrollarlo