A melhor dieta para quem tem problemas de coração
Problemas cardíacos podem estar relacionados diretamente com a alimentação e ao sedentarismo.
Weslei Zanaldo
Problemas no coração podem estar relacionados diretamente com a alimentação e o sedentarismo.
Recentemente pesquisas apontam que doenças circulatórias são as principais causas de mortes de milhares de pessoas. Segundo a Secretaria de Vigilância Sanitária, orgão este ligado ao ministério Público, divulgou que 1/3 dos óbitos são devido a doenças cardiovasculares, e se tornam mais graves quando aliados a outros fatores de risco como, colesterol, diabetes, pressão alta e estresse.
Isso nos leva a uma situação que todos nós já sabemos: cuidar do coração é sinônimo de uma longanimidade maior e com qualidade. E cuidar desse nosso amigo do peito é muito fácil. Vamos começar pelo que é mais gostoso de se fazer: comer.
O alimentos são essenciais para nossa sobrevivência, desde que saibamos usá-los. Vamos ver alguns que são amigos do coração:
Brócolis
- Fonte de vitamina C, fornece vitamina A, ácido fólico — essencial para o desenvolvimento do feto durante a gestação, por exemplo — proteínas, cálcio, ferro e é rico em bioflavonoides, uma substância antioxidante, que previne o envelhecimento das artérias e muito mais.
Cenoura
- Contém betacaroteno, um antioxidante que evita o envelhecimento das artérias e ajuda a eliminar o colesterol.
Cereais
- Trigo, aveia e arroz, de preferência a versão integral! Isso porque eles são ricos em fibras que reduzem a absorção do colesterol e o arrastam para fora do organismo.
Nozes
- Fornecem vitamina E, poderoso antioxidante, e vitaminas do grupo B, que são necessárias para o bom funcionamento cardíaco.
Frutas cítricas
- São fontes de vitamina C e de fibras que auxiliam na redução do LDL e do colesterol total, diminuindo também os riscos de doenças cardiovasculares.
Abacates
- Diminui LDL (mau colesterol), é rico em proteínas.
Azeites
- Contêm ácido linoleico, ômega 6, importantes na prevenção de trombos (coágulos) que impedem a passagem do sangue, e baixa a tensão arterial.
Peixes
- Alguns tipos de peixes possuem o omega 3, uma das principais substâncias na promoção da boa saúde cardíaca.
Leguminosas
- Feijão, grão-de-bico, ervilha e lentilha. Elas fornecem grandes quantidades de fibras. Previnem o diabetes e a obesidade.
Nozes e trigos, comer com moderação
Apesar de fazer bem ao coração, não abuse. Lembre-se de que a energia que entra no organismo através dos alimentos deve sair em igual proporção por meio de exercícios físicos. Acabar com o sedentarismo é peça fundamental para saúde, uma caminhada ou uma corrida sempre é bom, mas antes de qualquer atividade física procure seu médico, ele lhe dará as melhores dicas para começar com o pé direito.
Fontes: Revista Viva Saúde, Unimed.