A música e seu bebê: ideias que mudarão sua vida.
Você sabia que a música estimula o cérebro e o desenvolvimento do bebê? Aqui estão seis ideias que o tornarão mais inteligente.
Maia Fernandez
Não é segredo a importância que tem a música em nossas vidas desde o primeiro momento de nossa existência. É fundamental para o desenvolvimento afetivo e cognitivo. Essa arte tão única esteve presente em minha vida tão intensamente, que o fato de me dedicar a ela como profissão não é casualidade.
Recordo com muito carinho de minha infância e como minha mãe cantava muitas canções para mim e meus irmãos. Inclusive falava conosco cantando. Assim, desde bebês a música esteve incorporada naturalmente em nossas vidas, como uma brincadeira, uma exploração sonora, uma maneira maravilhosa de nos comunicarmos.
Atualmente, sou mãe de uma linda bebê, e desde a gravidez, canto para ela e a faço escutar música relaxante. Como uma provável consequência, desde bem pequena, minha bebê tem demonstrado um caráter tranquilo e doce.
Que atividades musicais podemos realizar para influenciar positivamente nossos filhos?
1 – Cantar
Cantar para os bebês é importantíssimo. Ao cantar para minha bebê, também faço jogos rítmicos com as canções, o que a encanta e a faz sorrir.
Os jogos de palmas e movimento de mãos é algo que chama profundamente atenção dos bebês. Eles também gostam que cantemos em diferentes tons de voz, baixinho e forte sem falar dos sons que eles mesmos produzem experimentando.
Às vezes até me parece que ela também quer cantar. Existem milhares de canções infantis muito bonitas para compartilhar.
2 – Escutar
Ouvir música suave ou clássica para dormir. É fundamental colocar a mesma música para que o bebê associe essa música com o momento de deitar-se.
3 – Brincar
Os diferentes sons e barulhinhos provocam muita curiosidade nos bebês. Podemos brincar muito com isso, sem necessidade de palavras. É muito estimulante. Podemos realizar com nossa própria voz e com os objetos de nossa vida cotidiana.
Deixemo-nos levar pela brincadeira. Ao nos soltar, aparecerão diferentes ritmos que tornarão a atividade cada vez mais interessante.
4 – Tocar
Se você tem habilidade para tocar algum instrumento, toque, ou então leve sua criança até onde haja algum músico que você conheça, para que a ela veja e comece a conhecer ao vivo e de forma direta os maravilhosos sons instrumentais.
Você também pode usar a internet e procurar vídeos em que se mostrem instrumentos musicais. Existem vídeos muito lindos e educativos com orquestra para crianças.
5 – Passear
Leve seus filhos para passear e mostre a eles os diferentes sons de uma granja ou de diferentes animais. Eles ficarão encantados vendo e escutando.
Você pode também utilizar livros com imagens de animais e objetos sonoros que possam reproduzir seus sons ao mesmo tempo, quando as crianças já forem mais crescidas.
6 – Variar
Que sempre haja música variada e de qualidade tocando em casa. Assim, já se acostumam desde pequenos a escutar todo tipo de música.
Para estimulá-los musicalmente é importante amar a música. Um dos grandes valores que desenvolve ao mesmo tempo é a habilidade de escutar com atenção, a nos maravilharmos com cada som, sem importar o quão comum ou normal seja. Isso significa transformar o normal em algo extraordinário.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La música e tu bebé. Ideas que cambiarám su vida.